Notas

O Departamento de Biologia Celular e Genética da Universidade Estadual de Maringá (UEM) está com inscrições abertas, até 1º de março, para o Curso de Especialização em Biotecnologia Aplicada à Agroindústria, turma 2010.

O curso teórico e prático é uma oportunidade para biólogos, zootecnistas, agrônomos, veterinários, engenheiros de alimentos, farmacêuticos e profissionais que atuam direta ou indiretamente com as agroindústrias, de atualizar e aprofundar seus conhecimentos de Biotecnologia e modernas ferramentas da Biologia Molecular aplicadas na Agroindústria. Entre os temas abordados nas aulas estão transgênese, análise de variabilidade de organismos, terapia gênica, genômica, teste de paternidade baseado no DNA, clonagem, controle biológico e melhoramento animal assistido por marcadores moleculares.

Outras informações no site www.dbc.uem.br.

Morreu, hoje, em Florianópolis, a professora aposentada do Departamento de Letras da UEM, Simara Tânia Araújo Gomes da Cunha. Ela entrou na Universidade em 1970. Foi coordenadora do curso de Letras, membro do COU, chefe do ILG e do Cerimonial da UEM. A professora, que se aposentou em 98, estava aguardando um transplante de fígado.

Até dia 19 de março, os interessados poderão se inscrever para o curso de especialização em Direito Ambiental e Ordenação do Território, oferecido pelo Programa de Pós Graduação em Direito e Departamento de Direito Publico, da UEM.

As inscrições deverão ser feitas das  8 às 11h30 e 13h30 às 17 horas, no bloco D-34, sala 12, com a entrega da seguinte documentação: fotocópia do diploma , fotocópia do histórico escolar do curso de graduação, fotocópia do CPF , fotocópia da carteira de identidade, duas fotos 3 x 4 recentes, ficha de inscrição.  

Trata-se da primeira pós-graduação lato sensu em Direito Ambiental e Ordenação do Território, de caráter interdisciplinar oferecida, pela UEM. Poderão se inscrever graduados em Direito, Arquitetura e Urbanismo, Engenharia, Biologia, Geografia, Agronomia e áreas afins.

A inscrição pelo correio deverá ser postada aos cuidados de Vandete Maria Viel, Programa de Pós Graduação em Direito, Av. Colombo 5790 – Bloco D34, sala 012, CEP -  87020-900 – Maringá – PR. As aulas terão início no dia 10 de abril. Outras informações pelo telefone 3261-4977, site www.ppd.uem.br.

O Museu da Bacia do Paraná promoverá, de 2 a 13 de março, a primeira exposição de curta duração deste ano. Trata-se da exposição fotográfica Aproximando o olhar, com obras da artista plástica Layla Olivatti.

Acadêmica do curso de Letras e integrante do Coral da UEM, Layla Olivatti sempre gostou de tirar fotos, mas a mania só surgiu com o advento das câmeras digitais. Começou com as fotos artísticas a partir de 2004 e nunca mais parou.

Layla comenta que fotos macro de flores é sua paixão. Não importa se são grandes ou pequenas, arbóreas ou rasteiras, comuns ou exóticas.

Com esta exposição, o Museu abre também o calendário de mostras da sala menor do MBP. A exposição fotográfica, aberta para visitação das 8 às 11 horas e das 13 às 17 horas, será a primeira das 16 mostras que serão realizadas ao longo de 2010. Serão fotografias, esculturas, telas, entre outros.

O apoio institucional do evento é do MBP e da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PEC) da UEM, por meio da Diretoria de Cultura (DCU). O agendamento de visitas no Museu pode ser feito pelo telefone (44) 3011-4294.

 

Foi prorrogado, até 5 de março, o prazo de inscrição para o curso de especialização em Produção Industrial: sustentabilidade de processo. Trata-se da primeira pós-graduação lato sensu oferecida pelo Departamento de Engenharia de Produção, para a qual podem se candidatar a uma vaga graduados em Engenharia de Produção e áreas afins.

Os interessados podem se inscrever na secretaria do Departamento, no Bloco 19, no horário das 13 às 17h30 e 19h30 às 22 horas. É necessária a apresentação de fotocópias do CPF, da carteira de identidade e do diploma e histórico escolar do curso de graduação. Além da entrega de duas fotos 3 x 4 recentes e da ficha de inscrição preenchida.

O resultado da seleção será divulgado no dia 9 de março e a matrícula deverá ser efetiva de 11 a 19 de março. Outras informações pelo telefone 3011-4196 ou website www.dep.uem.br.

 

A Universidade Estadual de Maringá recebe inscrições para tutores a distância para o curso de graduação em Administração Pública na modalidade a distância. Os interessados devem se inscrever até o dia 28 deste mês pelo site http://www.nead.uem.br/cms/. O curso é desenvolvido em convênio com o Ministério da Educação, Secretaria de Educação a Distância, no âmbito do Sistema Universidade Aberta do Brasil. Os aprovados serão bolsistas no programa Universidade Aberta do Brasil, com valores pagos pelo FNDE. O recebimento da bolsa não representa ao tutor nenhum vínculo empregatício com a UEM e a carga horária semanal será de 20 horas. Outras informações pelo site ou fones 3011-4096 e 3011-4098.