Notas

Cerca de 500 alunos de 15 escolas estaduais de Maringá e região participam do X Grande Festival Interpólos do Centro de Excelência Regional de Handebol, neste domingo (21), das 8h30 às 17 horas, no Ginásio Valdir Pinheiro. Na programação, competições de minihandebol, atividades de integração dos grupos e lanche.

O Centro de Excelência faz parte de um projeto de extensão do Departamento de Educação Física da UEM, em convênio com a Associação Maringaense de Handebol e parceria com a Unimed, a Secretaria de Esportes de Maringá e escolas públicas estaduais. Coordenado pelo professor Lourivaldo Teixeira, tem como objetivos a socialização da prática esportiva e a promoção e a estimulação do aprendizado de handebol. Para desenvolver as atividades, o Centro conta com 20 monitores, alunos da UEM, Cesumar e Uningá.

O programa Ponto & Contraponto desta sexta-feira (19), na Rádio UEM FM (106,9 MHz) vai debater, a partir das 11 horas da manhã, o tema Religiões e Religiosidades. Debaterão o tema o professor doutor José Beluci Caporalini, do Departamento de Filosofia da UEM, e as professoras doutoras Sandra de Cássia Pelegrini e Solange Ramos de Andrade David, do Departamento de História da UEM. O Ponto & Contraponto é transmtido ao vivo, com o objetivo de fomentar o debate de idéias e gerar a reflexão crítica e de cidadania.

A UEM promove, de 16 a 18 de setembro, o III Congresso Internacional de Saúde e a III Cátedra Iberoamericano-Suiza de Desarrollo de Medicamentos (Cisdem), no Centro de Eventos Araucária. Os eventos têm como tema Gestão e Inovação em Saúde.

A programação do evento conta com conferências, mesas-redondas, palestras, minicursos, apresentações de trabalhos científicos – pôsteres e apresentações orais – e atividades culturais. As inscrições para aqueles que têm interesse em apresentar trabalhos vão até 15 de julho. Para a participação como ouvinte o prazo vai até 28 de agosto. Cada inscrição dá direito à participação em um dos catorze minicursos.

A programação completa pode ser vista no site http://www.ccs.uem.br/congresso2009/. Outras informações no telefone 3261-4293.

Os professores Lenamar Fiorese Vieira e José Luiz Lopes Vieira, do Departamento de Educação Física da UEM, participam do livro Síndrome de Down: informações, caminhos e histórias de amor. O livro foi organizado por Vanessa Santana Dalla Déa e Edison Duarte e publicado pela Editora Phorte. Os docentes da UEM escreveram o capítulo O Papel da Família no Desenvolvimento da Criança com Síndrome de Down.

Lenamar e José Luiz Vieira abordam o desenvolvimento físico-motor, cognitivo e afetivo das crianças com essa síndrome. Eles falam sobre o comprometimento que a família deve ter com o desenvolvimento de uma criança portadora da síndrome de Down, entendendo que a família é o contexto imediato e primordial e o que exerce maior influência sobre seu desenvolvimento.

Aproveitando a experiência na área, Vieira inicia, a partir do segundo semestre deste ano, projetos na Apae de Maringá, com bolsistas do Programa de Iniciação Científica (Pibic) e alunos do mestrado em Educação Física da UEM. Um dos projetos envolve atividades motoras para as crianças da Apae.

Dois shows movimentam a Oficina de Teatro da Universidade Estadual de Maringá, no final deste mês. Nos dias 20 e 21, sábado e domingo, o Cottonet Club apresenta o show Só Bamba, às 20h30. O final de semana seguinte, 26 e 27, o grupo Malandro JB realiza Um Tributo a João Nogueira, a partir das 20 horas. Outras informações no telefone 3261-3880.

 

O Programa de Pós-Graduação em Economia sediará, nos dias 24, 25 e 26 deste mês, o XII Encontro de Economia da Região Sul – Anpec Sul, sob coordenação da profesora Amalia Maria Goldberg Godoy. A abertura do evento será no Hotel Deville, no dia 24, às 19h30, com a
presença de autoridades convidadas. Na ocasião, o professor Geraldo Sant’Ana Camargo de Barros (ESALQ/USP) profere a palestra Brasil: antes, durante de depois da crise.   Nos dias 25 e 26, serão apresentados 60 artigos aprovados. Estão previstos, também, os painéis: Conjuntura Econômica, Instituições de Desenvolvimento e Economia Paranaense. Estas atividades serão realizadas no câmpus da UEM.
As inscrições ao Encontro devem ser feitas no site: www.pce.uem.br/anpec2009.

 

Dia 26 deste mês, o Teatro Municipal de Campo Mourão sedia uma apresentação do Duo de piano a quatro mãos, formado pelos professores da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Eula Ferrer e Hideraldo Grosso. No programa, constam obras de Mozart, Brahms, Grieg e Debussy.

Ferrer e Grosso realizaram, em Maringá, um ensaio aberto a convite do professor Yuri Pingo, do Departamento de Música da UEM, durante uma etapa do Projeto Convite à Música, organizado pela Secretaria Municipal de Cultua. A ida a Campo Mourão partiu da Prefeitura Municipal, por meio da Fundação Cultual, que reconheceu o grande sucesso que o Duo vem fazendo em suas apresentações por todo o Estado.

Além do recital, os professores vão participar de um Master Class (aula pública de nível avançado), na manhã do dia 27, também no Teatro Municipal.