Notas

A Universidade Estadual de Maringá, por intermédio da Diretoria de Cultura, oferece o curso de Xilogravura – Método Picasso – Técnica da Matriz Perdida, de 19 a 24 deste mês, das 13 às 17 horas. No dia 19, a partir das 14 horas, no bloco A-34, será proferida a palestra Gravura, porque gravura?. O curso será ministrado por André de Miranda, do Rio de Janeiro, que iniciou sua atividade artística em 1975, na Academia de Arte e Cultura Elzira Amábile, Rio de Janeiro, sendo discípulo de Gena Walisberg, e em 1976 de Jemile Diban. Estudou com vários artistas, como Frank Schaeffer, Tilde Canti, J. Borges, Marcelo Frazão, entre outros. É membro do Núcleo de gravura do Rio Grande do Sul d do Grupo Gravura .

Segundo a coordenadora do curso, ele será desenvolvido no entendimento e prática dos procedimentos da xilogravura, fazendo uso da técnica da matriz perdida, método praticado por Picasso na década de 1950, utilizando diversas cores na mesma matriz. No programa, estão os tópicos: registro para a impressão da matriz perdida, método japonês; planejamento da matriz perdida, uso da cor e secagem da primeira impressão; diversos procedimentos da execução da xilo; uso da segunda e da terceira cor e sua impressão; transporte e armazenamento da gravura; pequeno histórico da xilogravura; apresentação e mostra das gravuras executadas durante a oficina, discussão sobre o processo criativo da construção do trabalho poético e de divulgação do artista gravador.

As inscrições podem ser feitas na DCU, bloco A-34, sala 4, de 5 a 14 deste mês, a uma taxa de R$ 60,00. Além disso, os alunos devem providenciar o material a ser utilizado no curso. Outras informações pelo fone 3261-3880.

  Os integrantes do Programa de Educação Tutorial de Agronomia, o PET Agronomia, estão organizando a segunda edição do Cuca – Cultura e Cidadania na Agronomia. As atividades estão programadas para o dia 7 de outubro, a partir das 8 horas, na praça comunitária do câmpus sede da UEM, perto dos quiosques. Durante todo o dia haverá apresentações musicais, teatrais e exposição de painéis. E, à noite, a partir da 19 horas, no anfiteatro da Associação dos Docentes (Aduem) haverá novas apresentações culturais. Sempre com entrada franca. O objetivo, segundo os petianos, é valorizar uma formação mais ampla do acadêmico e, através da cultura, focar o ser humano como agente formador de cidadania.  

O Cinuem exibe hoje Alemanha, Ano Zero, dirigido pelo cineasta italiano Roberto Rossellini, em 1947, em preto e branco. O filme, considerado um marco para o cinema italiano, neo-realista, será exibido às 18h30, no Anfiteatro Ney Marques, na UEM. A sinopse relata que, em Berlim, após o final da 2ª Guerra Mundial, Edmund (Edmund Moeschke), um garoto de uma família muito pobre, trabalha para sustentar o pai doente, sua pequena irmã e o irmão, que não tem documentos. Um dia, ao conversar com um antigo mestre (Erich Gühne), fala do seu pai enfermo e entende ter recebido um conselho para matar seu pai, um peso morto. Ele começa a pensar na idéia.

Estão abertas, gratuitamente, até 16 de outubro, as inscrições para o processo seletivo de Tutoria (Presencial) para os cursos de graduação em Ciências Biológicas, História e Letras, na modalidade de Educação a Distância, da Universidade Estadual de Maringá, desenvolvido em convênio com o Ministério da Educação, Secretaria de Educação a Distância, no âmbito do Sistema Universidade Aberta do Brasil.

 

Serão selecionados vinte e nove tutores presenciais para atuarem nos cursos citados e, ao compor a equipe da UAB-UEM. Os tutores serão bolsistas no programa Universidade Aberta do Brasil, com bolsas pagas pelo FNDE. O recebimento da bolsa não representa ao tutor nenhum vínculo empregatício com a UEM e a carga horária semanal que deverá ser dedicada ao curso é de 20 horas.

 

Informações: http://www.nead.uem.br/uab/ ou pelos telefones 3261-4096 e 3261-4098.


 

A UEM, por meio dos departamentos de Teoria e Prática da Educação (DTP) e Fundamentos da Educação (DFE), promove de 6 a 10 de outubro de 2009 o IV Encontro de Pesquisa em Educação, a XVI Semana de Pedagogia da UEM e a II Jornada de Gestão Escolar. O tema será “A formação do professor e intervenções pedagógicas humanizadoras”

 

O evento contará com mesas-redondas, palestras, oficinas, mini-cursos, além de apresentações de comunicações orais. O objetivo é promover a atualização do conhecimento técnico-científico, trocas de experiências e propiciar maior integração dos professores vinculados ao Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE) com a UEM.

 

As inscrições, com apresentação de trabalho, vão até o próximo dia 5 e ouvintes podem se inscrever até o dia 26 de outubro. Acadêmicos da graduação e pós-graduação da UEM e professores da UEM e do Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE), pagam 40 reais. Acadêmicos de outras instituições e outros interessados pagam 50 reais.

 

Mais informações, normas para apresentação de trabalho e inscrições podem ser feitas no site do evento: http://www.semanadepedagogia2009.com.br/2009/maringa/home

O Museu da Bacia do Paraná da Universidade Estadual de Maringá programou duas exposições para outubro. A primeira, intitulada A História de Maringá Contada por seus Traçados e pelas Marcas de sua População, pode ser vista de 1º de outubro a 30 de novembro. A segunda é Brincando no Museu e pode ser apreciada de 5 a 13 de outubro.

Na primeira delas, o visitante poderá apreciar maquetes geográficas e de marcos culturais da cidade, painéis fotográficos e objetos de trabalhos. Os deficientes visuais poderão tocar o acervo exposto. Na outra mostra, os visitantes terão contato com brinquedos montados por alunos de Educação Física, sob coordenação do professor Giuliano Pimentel.

O horário de visitação é de segunda a sexta-feira, das 8 às 11 e das 13 às 17 horas. Escolas e grupos de turistas podem agendar horário, inclusive noturno, pelo fone 3261-4294.