Notas

O Diretório Central dos Estudantes (DCE), gestão Chapa Quente - O Bonde do Amor, promove no dia 1º de abril, às 20 horas, no auditório do Dacese, aula magna com o professor Márcio Pochmann, do Departamento de Economia da Universidade Estadual de Campinas e atual Presidente do Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas – IPEA. A aula tem como tema Políticas Econômicas e as Perspectivas para o Brasil.

Esta aberta a inscrição para o prêmio “O Mundo Precisa de Ciência, a Ciência Precisa de Mulher”, promovido pela Organização das Nações Unidas para Educação, a Ciência e a Cultura, L’oreal Brasil e a Academia Brasileira de Ciências.

O objetivo do concurso é premiar pesquisas realizadas por mulheres nas áreas de biomedicina, biologia, saúde, física, química e matemática, visando desenvolver, incentivar e apoiar a participação das mulheres brasileiras no cenário científico do país.

O concurso oferece sete bolsas - auxílio no valor de 20 mil dólares. Entre 2006 e 2009, vinte e seis jovens e talentosas cientistas brasileiras tiveram seus trabalhos premiados.

Leia o regulamento no site: www.abc.org.br/loreal

O curso de especialização em Ensino-Aprendizagem de Ciências e Biologia, oferecido pela Universidade Estadual de Maringá, prorrogou o prazo de inscrição até 28 de abril. Destinado a licenciados em Ciências, Ciências Biológicas e áreas afins, tem como objetivo proporcionar o aperfeiçoamento de métodos, técnicas e estratégias de ensino-aprendizagem voltados para a área de Ciências e Biologia, contribuindo para a formação continuada de professores em todos os níveis.

Na estrutura curricular, constam as matérias: A Pesquisa no Ensino de Ciências e Biologia; Teorias de Ensino-Aprendizagem e as Tendências Pedagógicas no Ensino das Ciências; História e Epistemiologia das Ciências; Fundamentos e Práticas para a Educação Ambiental; Perspectiva da Avaliação Formativa no Ensino de Ciências e Biologia; Tecnologias de Informação e Comunicação e o Ensino de Ciências e Biologia; A Prática Colaborativa Mediada pelo Computador no Ensino de Ciência e Biologia; Interações Discursivas e a Significação dos Conteúdos Científicos de Ciências e Biologia; Documentos Oficiais e Currículo de Ciências e Biologia; Estratégias Didáticas para o Ensino de Ciências e Biologia; Sexualidade e a Questão da Educação Sexual Escolar; Oficina de Ensino-Aprendizagem em Genética; Oficina de Ensino-Aprendizagem em Física/Astronomia Aplicada a Ciências e Biologia; Oficina de Ensino-Aprendizagem em Botânica; Oficina de Ensino-Aprendizagem em Zoologia; Oficina de Ensino-Aprendizagem em Biologia Celular; Oficina de Ensino-Aprendizagem em Anatomia e Fisiologia; e Oficina de Ensino-Aprendizagem em Química Aplicada a Ciências e Biologia.

Informações adicionais na secretaria do Departamento de Biologia, bloco H-78, fone (44) 3011 4312, site www.dbi.uem.br ou site sec-dbi@uem.br.

A Escola de Música da UEM abre inscrição para o Curso de Iniciação no Instrumento  Violino e Violão. As aulas são direcionadas a qualquer interessado nessas práticas.

A entrevista será no dia 22 de março, das 14h às 18h e, somente após a entrevista que a matrícula poderá ser efetivada. O valor da matrícula é RS 56,08.

Mais informações na secretaria da Escola de Música: 3011 4383

 

A primeira Jornada da Liga Acadêmica de Bioética ocorre nesta sexta-feira e no sábado, dias 26 e 27, na sede do Conselho Regional de Medicina à Rua das Azaléias, nº 209, em Maringá.

Na sexta-feira, às 19h30, o professor  José Miguel Viscarra Obregón profere a palestra Introdução à Bioética. Obregón é docente do Departamento Medicina da UEM e orientador da Liga Acadêmica de Bioética.

A Arte de Cuidar numa Percepção Bioética é o tema da palestra que será proferida no sábado às 10 horas. O palestrante será José Eduardo Siqueira, doutor em Bioética pela Universidade do Chile, coordenador do Núcleo de Bioética da UEL e pesquisador da cátedra de Bioética da Unesco.Siqueira também foi presidente da Sociedade Brasileira de Bioética.

A organização do evento é da Liga Acadêmica de Bioética da UEM. O grupo estará nesta quinta e sexta-feira na saída do Restaurante Universitário efetivando inscrições nos seguintes horários: das 11h30 às 12h30 e das 18h30 às 19h30. As inscrições ainda podem ser feitas no local do evento, na sexta-feira. Será cobrada uma taxa no valor de R$ 7,00. Informações pelo fone 9805-2775, com Andrei.

 

A Pró-reitoria de Ensino (PEN) abre inscrição para bolsa de monitoria do Projeto Indicadores: Mapeamento de Provedores de Informação (PROINDI), destinada ao atendimento dos alunos indígenas matriculados em cursos de graduação da UEM.  Estão sendo ofertadas duas bolsas para as disciplinas de Estatística e Noções Gerais em Saúde.

As inscrições devem ser efetuadas no Protocolo Acadêmicos do Diretoria de Assuntos Acadêmicos no período de 22 a 26 de março. Cada bolsa terá duração de 08 meses, com a carga horária de 12 horas semanais. O valor da bolsa é de R$ 180 reais.

O resultado final será divulgado no dia 05 de abril, na secretaria da Diretoria de Ensino de Graduação (DEG). O edital completo está disponível na página da PEN

Outras informações pelo telefone 3011-4240.