Notas

Nesta terça-feira, dia 4, Arlindo Philippi Jr., professor da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo e coordenador de Área Interdisciplinar da Capes, ministra uma palestra na UEM. O tema será Interdisciplinaridade e seus Desafios para a Pesquisa e Ensino de Pós-Graduação.

O evento terá início às 11 horas no Auditório Professor Oscar Pereira dos Santos, do mestrado em Direito, localizado no 1º piso, do Bloco D-34.

A palestra é promovida pela Diretoria de Pós-Graduação da UEM. Outras informações pelo fone (44) 3011-4534.

 

O agendamento de consultas eletivas pelo SAS foi reiniciado este mês junto ao Hospital Metropolitano, em Sarandi. Este mês, estão sendo aceitos pedidos para as especialidades primárias: clínica médica, pediatria, ginecologia, ortopedia, oftalmologia e cardiologia. As consultas em especialidades secundárias serão agendadas a partir de junho. Elas devem ser feitas pelo fone 0800-606-0880. Os servidores e os dependentes que necessitam de receita médica de medicamentos de uso contínuo, que não estão sendo atendidos neste momento, devem se dirigir ao Hospital Metropolitano. Os agendamentos com o Hospital Bom Samaritano (Santa Rita) não têm mais valor.

O Departamento de Música (DMU) vai oferecer dois cursos a partir desta sexta-feira (30). O público-alvo são crianças e bebês.

O primeiro é Fazendo Música no computador, para crianças entre 10 e 13 anos. As aulas serão às sextas-feiras, das 9h30 às 11h. Não há taxa de inscrição.

O outro curso é o Música para Bebês, que terá duas turmas: de 1 - 1 a 2 anos (bebê acompanhado da mãe) e 2 a 4 anos (só bebê). As aulas também serão às sextas-feiras, das 10 às 10h30 (turma 1) e das 10h45 às 11h15 (turma 2). Neste caso há taxa de inscrição de R$ 15,00.

As inscrições devem ser feitas até sexta-feira, na secretaria do DMU, das 8 horas às 11h30 e das 14 às 17h horas.

O reitor da Universidade Estadual de Maringá assinou, nesta quinta-feira (29), a escritura definitiva da área de conservação ambiental, Parque do Cinqüentenário, que  representa a concessão do direito de uso à Instituição. A área vai abrigar o projeto Pró-Parque 50, desenvolvido por professores e pesquisadores de diversos departamentos da UEM, fruto do Programa de Proteção e Educação em Unidade de Conservação e Áreas Especialmente Protegidas – Proeducon. 

A XIV Semana de Enfermagem da UEM terá como tema central o poder do cuidado. Na programação, mesas-redondas, painéis dialogados, minicursos e café com prosa. As atividades serão realizadas de 19 a 21 de maio no Anfiteatro Ney Marques. Os minicursos serão no bloco 38. A solenidade de abertura ocorre a partir das 19h30. Logo após, Paulo de Oliveira Perna, da Universidade Federal do Paraná, profere a palestra Enfermagem: o poder do cuidado.

Outros assuntos são diferentes culturas do cuidado; cuidado cultural na Enfermagem; diferentes espaços do cuidado; lutas de classe para garantias do cuidado; pós-graduação em Enfermagem: vivências de egressos da UEM; e capacitação stricto sensu em Enfermagem. Os cinco minicursos do dia 20 abordarão a avaliação e tratamento de feridas; cuidados paliativos em Enfermagem; quilling; acupuntura; e parto humanizado. Os minicursos do dia 21 são: avaliação e tratamento de feridas; perspectivas do cuidado em saúde mental; curso teórico-vivencial em terapia floral de Bach; noções básicas de Jin Shin Jyutsu; e vigilância epidemiológica em saúde.

Voltado para docentes, discentes e profissionais de Enfermagem, o evento é realizado pelo Departamento de Enfermagem. A inscrição até 10 de maio tem valores diferenciados. Outras informações pelo fone 3011-4515.

O Museu da Bacia do Paraná promove as exposições de fotografia “Maringá e o Sabor: O Café e o Desenvolvimento”, do dia 03 de maio a 27 de agosto e “A catedral de Maringá ou a Maringá de sua catedral? Cimento e pedra, memória e registro. As fotos de Kenji Ueta em destaque” de 03 a 31 de maio. São mais de 20 fotografias, imagens e slides que contam a história do café e da Catedral do período de 1940 a 1990, pertencente ao acerto do Museu.

Serviço: Maringá e o Sabor: O Café e o Desenvolvimento e A catedral de Maringá ou a Maringá de sua catedral? Cimento e pedra, memória e registro. As fotos de Kenji Ueta em destaque. Museu da Bacia do Paraná, Avenida Colombo, 5790 – Bloco Q-2. Horário de visitação: das 8 às 11 e das 13 às 17 horas, de segunda a sexta-feira. No horário noturno, é possível agendamento prévio pelo fone (44) 3011-4294.

 

O Grupo de Pesquisa Multidisciplinares do Ambiente (GEMA), da Universidade Estadual de Maringá, promove o I Seminário de Pesquisa Multidisciplinares do Ambiente, nos dias 29 a 30 de abril no auditório Ney Marques. Na programação, foram convidados professores e pesquisadores de referência internacional, que irão proferir palestras sobre Geomorfologia Fluvial, Sistemas de Solos, Ecologia e Química aquática, e Neotectônica.  Serão também apresentados estudos de casos desenvolvidos por acadêmicos e pós-graduando e profissionais da área de meio ambiente.    

 O GEMA foi criado em 1987, com o objetivo de desenvolver pesquisas sobre recursos naturais da região de abrangência da UEM. Quando foi criado, a idéia era de fazer levantamento que desse suporte ao estabelecimento de estratégias para o uso racional dos recursos naturais, minimizando os efeitos agressivos das atividades desenvolvidas pela sociedade. Com a evolução dos trabalhos o grupo ganhou excelência e reconhecimento nacional e internacional, principalmente nas pesquisas sobre Análise Geoambiental, Solos e Evolução de Vertentes, Geomorfologia Fluvial e Evolução Quaternária de grandes sistemas fluviais. Atualmente, fazem parte do grupo 19 pesquisadores de diversas áreas do conhecimento.  

 Informações: http://www.gema.uem.br/