Notas

O Centro Ciências Humanas, Letras e Artes e o Departamento de Psicologia da UEM informam que as inscrições para o curso de especialização, Atenção à Família e à Comunidade,  foi prorrogada até o dia 30 de maio, e devem ser feitas na coordenação de Pós-Graduação, no Bloco 118. Os objetivos são formar profissionais de alto nível, capacitados para o atendimento psicoterápico da família e para intervenções pontuais em famílias e comunidades em diferentes contexto; promover o aprofundamento teórico sobre as principais teorias sociológicas e psicológicas acerca da família; e ainda analisar criticamente as questões contemporâneas relacionadas à família, comunidade e redes sociais.

O curso, de 547 horas/aula, oferece duas áreas de concentração. No ato da matrícula o aluno deverá optar pela área de formação em psicoterapia familiar sistêmica, só permitida a psicólogos e psiquiatras, ou área de formação em intervenções sistêmicas na família e na comunidade. As aulas serão ministradas quinzenalmente às sextas-feiras a partir das 18h40 e sábados de manhã e à tarde.

A especialização é destinada a psicólogos, psiquiatras, educadores, médicos, enfermeiros, advogados, assistentes sociais, e outros profissionais da área de humanas e da saúde. Os candidatos serão selecionados por meio da análise do currículo. O investimento é de R$ 50,00 a inscrição e 28 parcelas de R$ 390,00. Outras informações pelo fone (44) 3261-4416 ou e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

 

A Diretoria de Cultura (DCU), da Universidade Estadual de Maringá (UEM), informa que as inscrições para a Oficina Prática para Fazer Teatro na Escola vão até sexta (25).

O curso com 32 horas será ministrado aos sábados, das 8 às 11h30. As matrículas podem ser feitas na secretaria da DCU, bloco A-01, sala 9. Outras informações pelos telefones (44) 3261-3878 e 3261- 3880, também no www.pec.uem.br/dcu.

A Diretoria de Cultura da UEM promove o curso A Arte do Musical no Cinem, de 3 de maio a 29 de junho. As aulas serão ministradas por Larissa Gregoletto e Daísa Poltronieri, aos sábados à tarde. O objetivo é enfocar os musicais, conhecendo sua história e analisando vídeos.

No programa, serão abordados os temas Música: as origens e os períodos; O Cinema e o Advento do Som; A Inovação dos Anos 30; A Idade de Ouro e o Pós-Guerra; Fred Astaire x Gene Kelly e o Sapateado Americano; A Partir da Década de 60...; e O Musical na Atualidade.

As inscrições podem ser feitas na Diretoria de Cultura, Bloco A-1, sala 9, até o dia 25 deste mês. Outras informações pelos fones 3261-3878 e 3261-3880.

 

 

Nesta quinta-feira (24), o Cinuem exibe, em parceria com as atividades da semana da música, o filme 2001: uma odisséia no espaço, dirigido por Stanley Kubrick, em 1968. Este filme de ficção científica, com 141 minutos, levou cerca de 5 anos para ser produzido. Os comentários serão coordenados pelo professor da Escola de Música da UEM, Rael Toffolo.

As exibições do Cinuem são sempre às 18h30, no Auditório do Ney Marques. Outras informações: www.uem.br/cinuem

O Departamento de Análises Clínicas da UEM, por meio do curso de especialização em Imunogenética, promove o Ciclo de Palestras em Imunologia, de 25 deste mês a 31 de maio. Direcionado aos pós-graduandos e profissionais da área da saúde, o evento aceita as inscrições até o dia 22 deste mês até o limite de vagas.

A primeira palestra - HLA e Transplante de Células Tronco Hematopoéticas - será proferida por Margareth Afonso Torres (Hospital Albert Einsten), no dia 25, às 19 horas, no auditório do Bloco F-67. No dia 9 de maio, às 19 horas, na Fadec, Jorge Milton Neumann (Santa Casa de Porto Alegre) falará sobre HLA e Transplante e HLA e Reprodução.

No dia 10, às 8 horas, na Fadec, Antonio Fabron Júnior (Faculdade de Medicina de Marília) explora o tema Transfusion Related Acute Lung Injury (Trali); e às 10 horas, Cristiano Teodoro Silva (Universidade Bandeirante) explica sobre Diagnóstico Molecular de Doenças Infecciosas.

No dia 30, às 19 horas, no auditório do bloco F-67, Luiz Carlos de Matos (Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto) aborda o tema Sistemas Histosangüíneos e suas Relações com Doenças. No dia 31, às 8 horas, no bloco F-67, encerrando a programação, Marcelo Távora Mira (PUC do Paraná) discorre sobre Genes HLA e não-HLA Envolvidos no Controle da Susceptibilidade do Hospedeiro à Hanseníase.

Outras informações pelo fone 3261-4805 ou e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. As fichas de inscrições podem ser acessadas pelo site www.dac.uem.br.

O Escritório de Cooperação Internacional da UEM informa que em muitos países é exigida a certidão ou o atestado de vacinação internacional contra a febre amarela. Por isso, professores e funcionários que tenham programado viagem internacional devem ficar atentos. Para obter a Certidão de Vacinação é necessário apresentar a carteira de vacinação emitida pelo Posto de Saúde, além do RG e do CPF. O documento é emitido, no mesmo dia, pelo posto da Anvisa, que fica no aeroporto de Maringá, piso superior, das 9h às 11h e das 14h às 16 h. É necessário ir pessoalmente. Outras informações pelo telefone (44) 3266-7991.