Notas

O programa Ponto & Contraponto, da UEM FM 106,9, realiza nesta sexta-feira (11), às 11 horas da manhã, debate sobre o tema Saúde Mental.

O programa é apresentado por Paulino Júnior e participam deste debate, os professores da UEM Mauro Porcu, do Departamento de Medicina; Raymundo de Lima, do Departamento Fundamentos da Educação; e Regina Taam, do Departamento de Teoria e Prática da Educação.

Ponto & Contraponto tem a intenção de ser um programa de interesse público, promovendo debates com especialistas sobre os temas em questão. 

A professora da UEM, Patrícia Lessa, que é diretora científica da Federação de Fisiculturismo, vai representar o Brasil como árbitra da 27ª edição do Mundial Nabba Internacional. O evento será realizado na linda ilha de Malta, ao sul da Itália, no dia 19 deste mês.

Além da professora, três atletas paranaenses e sete brasileiros de outros estados representarão a equipe Nabba Brasil de Fisiculturismo. Os competidores do Paraná são: Tais Oshita (Maringá), Larissa Cunha (Curitiba) e Ricardo Guimarães (Londrina). Eles disputam as primeiras colocações com atletas de mais de 30 países e as chances de vitória são grandes, já que o Brasil tem uma das melhores equipes de fisiculturismo do mundo.

A Universidade Aberta do Brasil (UAB) está com inscrições abertas com o objetivo de selecionar tutores para os cursos de especialização em administração pública, administração pública municipal e gestão em saúde, na modalidade de educação a distância, da Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Os interessados deverão se inscrever até às 22 horas do dia 13 deste mês, somente pela internet, por meio do endereço www.nead.uem.br. O resultado do processo seletivo será publicado no dia 28 deste mês, a partir das 16 horas, por meio do site mencionado acima.

Serão selecionados 37 tutores para atender os polos de apoio presencial. A definição do polo que o tutor atenderá será realizada posteriormente pela coordenação do curso.

A carga horária semanal que deverá ser dedicada ao curso é de 20 horas, sendo que no mínimo oito horas semanais deverão ser cumpridas no câmpus sede da UEM, em Maringá. A remuneração será feita em forma de bolsa de fomento, no valor de R$ 765,00, pela carga horária de 20 horas semanais.

O Núcleo de Pesquisas em Limnologia, Ictiologia e Aqüicultura (Nupélia/UEM) vai atuar mais três anos junto ao Programa de Pesquisas Ecológicas de Longa Duração (Peld). O projeto apresentado ao Edital MCT/CNPq N º 59/2009, que trata de Seleção Pública de Propostas para o Peld, foi aprovado no valor de R$ 339.985,40, para vigência de 36 meses, contados a partir de março de 2010.

Esses recursos permitem a continuidade das atividades de pesquisas ecológicas do projeto A planície de inundação do alto rio Paraná, desenvolvidas desde 2000, sob a coordenação dos professores Angelo A. Agostinho e Sidinei M. Thomaz (vice).

Alunos do curso de Ciências Contábeis da UEM apresentam trabalhos em Natal, Rio Grande do Norte, no IV Congresso da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Ciências Contábeis, que está sendo realizado de domingo a amanhã (6 a 8). O evento destacou, este ano, o tema Convergências Internacionais da Contabilidade. Os três alunos da UEM são bolsistas do Pibic.

Pedro Ylunga Costa da Silva, orientado por José Santo Dal Bem Pires, levou o trabalho Investigação e Análise do Cenário Brasileiro da Produção Científica em Contabilidade Voltada para a Gestão Ambiental. Jazmin Figari de la Cueva, orientada por Paulo Moreira da Rosa, fez o trabalho Perfil da Produção Científica no Brasil no Segmento de Mercado Financeiro, de Crédito e de Capitais nos Últimos 20 Anos. Já a colaboração de Renata Oliveira Trombelli, orientada por Almir Teles da Silva, foi Análise da Produção Científica em Sistemas de Informações no Brasil nos Últimos 20 Anos.

A Clínica Odontológica Infantil do Curso de Odontologia da UEM está selecionando pacientes com mordida aberta anterior (dentes da frente), que geralmente é causada por sucção do dedo ou chupeta. Os pacientes deverão ter entre 7 e 10 anos de idade. Serão tratados e acompanhados durante um ano e farão parte de uma pesquisa. Os exames necessários e o tratamento serão gratuitos.

Os interessados deverão comparecer para seleção  na Clínica Odontológica da UEM (ao lado do HUM), na quinta-feira (10), às 13h30, e procurar, junto à recepção, a acadêmica Cristiane do 5º  ano, responsável pela seleção dos pacientes. Outras informações pelo telefone (44) 3011-9052.

A UEM, por meio dos departamentos de Filosofia e de Fundamentos da Educação, promove um debate sobre a corrupção no dia 17 deste mês, a partir das 19h30, no auditório do bloco I-12. O tema será abordado pelo professor José Antônio Martins, chefe do DFL, e pelo deputado estadual do PT do Paraná, Tadeu Veneri. Outras informações pelo fone 3011-8925 ou e-mail sec-dfl@uem.br.