Notas

A Associação dos Docentes da Universidade Estadual de Maringá (Aduem) promove neste sábado, 19,  Festa Junina na Sede Campestre da Associação. A programação inclui forró ao vivo, pratos típicos e diversão para as crianças. O arraiá começa às 20 horas e entre as atrações da noite está o casamento caipira.

Pede-se a confirmação da presença até às 12 horas, de sexta-feira (18), pelo telefone 3224-1807.

As mudanças climáticas são o tema central de dois eventos, que serão realizados de 20 a 24 de setembro, na Universidade Estadual de Maringá. A XIX Semana de Geografia e o II Simpósio Paranaense de Estudos Climáticos vão debater os impactos das mudanças climáticas na sociedade e na economia e promover intercâmbio entre professores e pesquisadores, acadêmicos e interessados no tema.

As discussões estarão centradas em oito eixos temáticos: mudanças climáticas; agrometeorologia; clima e paisagem; clima e saúde; clima urbano; climatologia e ensino de geografia; geotecnologias aplicadas à análise climática; e paleoclimatologia. As inscrições de trabalhos serão aceitas até 20 de julho

Outras informações no Departamento de Geografia, bloco J-12, telefone 3011-4290 (ramal-4355), site www.2simpec.hdfree.com.br ou e-mail sec-dge@uem.br. 

Terminam no dia 20 deste mês as inscrições para o 3º Acorde Universitário - Festival Universitário de Música Popular Brasileira de Maringá, que será realizado de 6 a 8 de agosto, no Oficina Teatro da UEM.

O objetivo do Acorde é valorizar a música brasileira nas suas diversas vertentes, seus compositores e intérpretes, que atuam nas Instituições de Ensino Superior com sede em Maringá. Podem se inscrever somente pessoas ligadas a uma das instituições de ensino superior de Maringá. Cumprido esse requisito, qualquer categoria pode inscrever sua música. Seja professor, aluno ou funcionário da instituição.

Serão realizadas duas eliminatórias, nos dias  6 e 7 de agosto, às 20h30. As quinze canções com maior pontuação, levando-se em consideração as duas eliminatórias, estarão automaticamente classificadas para a final que será realizada no dia 8 de agosto.

Para esta edição do Acorde Universitário, a premiação chega ao total de R$ 7 mil em dinheiro, a ser distribuído entre várias categorias. A música vencedora levará R$ 2,5 mil.

Para conferir o regulamento do Acorde acesse o website www.pec.uem.br/dcu/, link “Agenda Cultural”. As inscrições serão aceitas pelo endereço eletrônico acordeuniversitario3@yahoo.com.br. Outras informações na Diretoria de Cultura da UEM, fones (44) 3011-3878 e 3011-3880. 

A corrupção na administração pública é tema de debate que a Universidade Estadual de Maringá promove, por meio do Centro Acadêmico Horácio Raccanello Filho e Departamento de Direito Público, nesta quarta-feira (16). O professor Mateus Bertoncini, da Fundação Escola do Ministério Público (Fempar), falará sobre ficha limpa e a presunção de inocência; e o auditor fiscal Marcos Luchiancenkol discorrerá sobre a atuação do Observatório Social de Maringá no controle da administração pública. O evento, que será realizado no anfiteatro Ney Marques, na UEM, a partir das 19h30, também conta com participação da Fempar e do Rotaract Club Maringá Cidade Canção. A atividade faz parte do X Direito em Debate.

O Programa Sareh (Serviço de Atendimento à Rede de Escolarização Hospitalar) está completando três anos de atendimento pedagógico no Hospital Universitário Regional de Maringá.

Para comemorar a data, a equipe do Sareh no HUM preparou diversas atividades no hospital, que serão realizadas de segunda à sexta-feira da próxima semana (veja cronograma abaixo).

Em nível estadual, o Sareh foi lançado oficialmente no dia 4 de junho de 2007, em Curitiba. No HUM, a equipe começou o trabalho no dia 8 de junho, quando passou por uma semana de treinamentos denominada de "Semana de Vivência Hospitalar", iniciando o atendimento pedagógico aos alunos enfermos somente no dia 11 de junho daquele ano.

 

Programação:

 

1) Decoração especial na sala do Sareh, abordando três temas: Festa Junina, Copa do Mundo e aniversário do programa;

 

2) "Festança no Sareh": dia 14 de juunho, às 14:30. Para professores e amigos do Sareh, com comidas típicas (bolo de milho, fubá, pipoca, amendoim, quentão "de hospital" e outros); 

 

3) Convite das festividades e lembrancinhas de aniversário, abordando os três temas;

 

4) Mostra Especial de Aniversário - de 14 a 18 de junho - Tema: Copa do Mundo 2010;

 

5) Oficinas pedagógicas no corredor central do HUM -  de 14 a 17 de junho - Tema Copa 2010.

 

6) Painel contendo dados estatísticos sobre o programa desde 2007 a 2010;

 

7) Painel com fotos dos melhores momentos do programa, desde 2007 a 2010.

 

 

O Programa de Pós-Graduação em Física da Universidade Estadual de Maringá está com inscrições abertas para o mestrado e o doutorado até 30 deste mês. O Programa, cuja área de concentração é em Física da Matéria Condensada, tem o conceito 5 da Capes. Os candidatos ao mestrado serão selecionados pela análise do desempenho da graduação e do currículo e os do doutorado, também por meio de prova escrita e entrevista. Outras informações pelo fone 3011-5938 ou site www.pfi.uem.br.

A Pró-reitoria de Extensão e Cultura (PEC) da Universidade Estadual de Maringá abre inscrições para 8º Fórum de Extensão e Cultura, que será realizado entre os dias 15 a 17 de junho, no campus da UEM. As inscrições vão até o dia 14 de junho, para ouvinte, e devem ser efetuadas na Diretoria de Extensão (DEX), no bloco A-34.

A abertura do Fórum será realizada no PDE, bloco B-33, onde será lançado o livro Muito além do jardim, de Lygia Lumina Pupatto, ex-secretária de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná.

Com o tema “Saberes Transversais: O Papel da Cultura na Formação Acadêmico-Científica, o evento tem por objetivo é constituir um espaço de divulgação, discussão e reflexão sobre ações extensionistas voltadas à transversalidade da extensão no contexto da sustentabilidade cultural, bem como, à interiorização e exteriorização da cultura e da extensão.

O evento é aberto a todas as Instituições de Ensino Superior do Paraná. O regulamento e a ficha de inscrição já estão disponíveis no site da Diretoria de Extensão da UEM.