Notas

A Universidade Estadual de Maringá promove o Seminário Mercado Acionário e Fundos de Investimentos. Será no dia 17 deste mês no Anfiteatro Ney Marques a partir das 19h30. O evento tem por objetivo ampliar os conhecimentos em finanças pessoais e está aberto a todos os interessados em conhecer o funcionamento das bolsas de valores e oportunidades de investimentos no mercado de capitais.

Participam do evento, dois consultores de investimentos do Banco Geração Futuro de Investimentos: Ivan Anuar Farah Filho e André Augusto Sakamoto Hojo.

Sob organização dos integrantes da área de Economia de Empresas do Departamento de Economia, o Seminário terá entrada franca, no entanto, por causa da limitação de espaço do anfiteatro, os organizadores pedem que seja feita inscrição prévia na secretaria do Departamento, Bloco D-34. Informações adicionais pelo telefones 3261.4926 e 3261.4901, com os professores Antônio Denardi ou Antônio Zotarelli.

Foram prorrogadas as inscrições para o curso de especialização em Automação Industrial, dirigido a engenheiros e graduados em áreas correlatas. O objetivo do curso é dar subsídios a esses profissionais na elaboração e implementação de sistemas integrados de automação industrial, que propiciam ganhos na qualidade do produto e na competitividade do mercado.

Os interessados têm até 31 de julho para se inscrever. Será exigida a entrega do formulário de inscrição preenchido, cópia autenticada do diploma de graduação ou documento equivalente, histórico escolar e currículo documentado. A seleção dos candidatos será baseada na análise do currículo.

Acesse o site www.deq.uem.br  para outras informações ou ligue para (44) 3261-4778

O Programa de Pós-Graduação em Geografia da UEM abre nova turma de doutorado, dentro da área de concentração em Análise Regional e Ambiental. As linhas de pesquisas desenvolvidas no PGE (Análise Ambiental e Organização do Espaço Habitado) enfocam o processo de produção do urbano, rural, regional e as suas respectivas implicações ambientais junto aos Estados do Paraná, Rio Grande do Sul, São Paulo, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul e a Região Metropolitana de Maringá.

As inscrições serão aceitas de 9 a 20 deste mês, na secretaria do PGE, bloco H-12, sala 18, com a entrega da documentação exigida. As enviadas pelo Correio devem ser postadas até o dia 18. A análise e argüição sobre o projeto serão de 21 a 23 de julho; as entrevistas, de 28 a 30 de julho; e a matrícula dos aprovados nos dias 20 e 21 de agosto. As aulas começam em 25 de agosto.

Os temas do curso são: áreas verdes urbanas; movimentos sociais urbanos; impactos socioespaciais da urbanização; urbanização; produção do espaço urbano; verticalização, planejamento urbano e regional; sensoriamento remoto; geomorfologia fluvial; impactos ambientais na construção de barragens; cooperativismo agrícola; modernização agrícola; movimentos sociais rurais; mobilidade populacional; migrações; redes urbanas; produção do espaço regional; estrutura e dinâmica da paisagem; solos e paisagem; fragilidade ambiental; teledetecção; dinâmica da paisagem; organização e colonização do espaço amazônico; produção da ciência geográfica sobre o Norte do Paraná; saúde e doenças no território paranaense; produção agrícola-alimentar e cadeias produtivas no Paraná.

Outras informações pelo fone 3261-4731, site www.pge.uem.br ou e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..
 

O Hospital Universitário Regional de Maringá (HUM) inaugura, no dia 11 deste mês, às 17 horas, a reforma e a ampliação do Laboratório de Análises Clínicas (LAC).

Com as obras, a área física do laboratório foi totalmente remodelada e adequada às normas regulamentadoras da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e também às normas de biossegurança.

Na estrutura administrativa do hospital, o LAC está implantado desde o início das atividades do HUM como uma Divisão da Diretoria de Análises Clínicas e Farmácia Hospitalar.

Realiza atualmente cerca de 16 mil exames por mês, incluindo os de sangue, fezes e urina. Em 2007, o laboratório realizou 184.853 exames.

O LAC atua com uma equipe de 32 servidores, hoje insuficiente para atender à crescente demanda e à complexidade dos exames realizados. Possui, porém, um grande facilitador, que são os modernos equipamentos nas áreas de bioquímica, hematologia e gasometria.Totalmente automatizados, estes equipamentos servem para a realização de exames, reduzindo o tempo de execução dos mesmos. Locados, eles permitem uma versão sempre atualizada.

O filme desta semana do Cinuem é Teorema, roteirizado e dirigido por Píer Paolo Pasolini, em 1968. Pasolini problematiza e encena dramas sob a ótica da crise estrutural do capital, a partir de uma de suas principais instâncias socioreprodutivas: a família. Os comentários serão conduzidos pelo professor Luiz Hermenegildo Fabiano. A exibição começa às 18h30, de quinta-feira (5), no Anfiteatro Ney Marques, na UEM. 

Estão abertas as inscrições para o 6º Prêmio de Pesquisa Alltech (PPA), dirigido a estudantes de pós-graduação, professores e profissionais das áreas de Medicina Veterinária, Zootecnia, Agronomia e Ciências Biológicas. Os participantes devem elaborar um artigo científico ou revisão de literatura que envolva as tecnologias de nutrição animal da Alltech.

O prazo para o envio da pré-inscrição vai até 30 de junho. Os orientadores recebem os mesmos prêmios que os estudantes orientados.

Outras informações no site www.alltech.com.br e no e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

A segunda etapa do I Colóquio de Iniciação Científica do Departamento de Física será realizada nesta quarta-feira (4), a partir das 19h30, no anfiteatro do CCE/UEM, bloco F-67. O objetivo é divulgar as atividades de IC desenvolvidas no DFI. Coordenado pelos professores Luciano Gonsalves Costa e Renio dos Santos Mendes, o evento mostrará 35 projetos. Outras informações pelo fone 3261-4330.