Notas

Nos três primeiros sábados (7,14 e 21) deste mês foi realizado o evento de extensão Meio Ambiente e Qualidade de Vida: um direito do cidadão. Os acadêmicos do curso de Direito da UEM, sob a coordenação da professora Maria Cristina da Silva Rempel, realizaram palestras a beneficiários do Programa Pró-Egresso, visando promover a educação ambiental e a conscientização do cidadão do direito ao meio ambiente saudável. Os trabalhos foram desenvolvidos no bloco 10. O evento é atividade do projeto Os Direitos de Cidadania e o Meio Ambiente do Departamento de Direito Privado e Processual (DPP).

Ainda, no dia 16, acadêmicos coordenados pela professora Maria Angélica Pioli, ministraram palestra sobre Direito Ambiental para 150 alunos do ensino médio da rede pública de Marialva. É mais uma atividade do Projeto do DPP. As professoras Maria Estela Trintinalha, Maria Angélica Pioli e o técnico administrativo João Emílio Beltrami fazem parte da comissão organizadora do projeto.
Outras informações pelo telefone 3261-4419.

 

O Departamento de Música da UEM, realiza o I Musicando: Recitais de Canto, na próxima segunda e terça-feira (23 e 24), a partir das 19h30, no bloco 8, sala 8.  Outras informações no telefone 3261-4092.  

A Universidade Estadual de Maringá convidou o professor Ezequiel Theodoro da Silva, da Universidade de Campinas (Unicamp), para ministrar a palestra Leitura Crítica na Vida e no Trabalho do Professor. A palestra será no dia 7 de agosto, mas as inscrições estarão abertas a partir desta segunda-feira, dia 23, encerrando-se em 1º de agosto ou no limite das vagas, em um total de 200 vagas.

As inscrições devem ser feitas pessoalmente na secretaria do Programa de Pós-Graduação em Letras (PLE), Bloco G-34, sala 1, somente no período da tarde das 13h30 às 17h30. Não serão aceitas reservas de vagas por telefone ou e-mail. Há uma taxa de inscrição, no valor de R$ 15,00.

Um dos sócio-fundadores da Associação de Leitura do Brasil, Theodoro da Silva vem empreendendo esforços na defesa do direito de acesso à leitura. É também autor de vários livros, como A Leitura nos Oceanos da Internet, Magistério e Mediocridade, Os (Des) Caminhos da Escola: traumatismos educacionais, entre outros. Haverá, inclusive, uma roda de autógrafos com ele, logo após a palestra no dia 7. A programação terá início às 19 horas, no anfiteatro do Nupélia, Bloco G-90. O evento é uma iniciativa do PLE e do Grupo de Pesquisa Interação e Escrita no Ensino e Aprendizagem. Outras informações pelo telefone 44 3261-4830.

 

O Programa Roche de Treinamento em Tecnologias Genômicas à Pesquisa de Medicamentos Inovadores oferece quatro bolsas de pós-doutorado nas áreas de genética, genômica, proteômica e bioquímica das proteínas nos laboratórios de medicina molecular na sede da Roche, na Basiléia, Suíça. O programa tem ajuda mensal de 2.500 Francos Suíços. As inscrições vão até 18 de julho.

Outras informações no site www.roche.com.br e www.saude.gov.br E nos e-mails Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.; Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.    

 

O Festival de Piano de Maringá, promovido pelo Departamento de Música da UEM, será realizado em julho, no campus universitário, bloco 8. Na programação, curso sobre Pedagogia Pianística em níveis intermediário e avançado, master classes e recitais. O curso será ministrado pelo professor Eduardo Garcia (UFBA). Os master classes estão a cargo dos professores Garcia, Fialkow, Priscila Gambary (UEM) e Yuri Pingo (UEM).

A solenidade de abertura será no dia 24, às 9 horas. Estão previstos três recitais. O do primeiro dia será com o professor Ney Fialkow (UFRGS) no Teatro Luzamor, no dia 24, às 21 horas. No dia 25, às 20 horas, na UEM, o recital será com Rubia Victoria e Diego Munhoz, alunos de Bacharelado em Piano da Unicamp. Encerrando o evento, no dia 28, às 20 horas, haverá recital dos alunos.

As inscrições podem ser feitas de 23 deste mês a 18 de julho. O boleto bancário pode ser acessado no site www.dmu.uem.br. Outras informações pelo fone 3261-4092.

O mestrado em Economia da Universidade Estadual de Maringá (PCE/UEM), com área de concentração em Teoria Econômica, informa que as inscrições para o exame da Associação Nacional de Centros de Pós-Graduação em Economia (Anpec) podem ser feitas até três de agosto. Os interessados em concorrer às vagas do mestrado em Economia da UEM devem assinalar a opção 14 no formulário 1. As inscrições devem ser feitas pelo site www.anpec.org.br , o formulário 1 deve ser enviado pelo correio, por carta registrada, até 31 de julho, para Exame de Seleção – Anpec 2009, UFMG. Av. Antônio Carlos, 6627, sala 1016, CEP 31270-901, Belo Horizonte- MG Os formulários 2 e 3 e o histórico escolar dos que optaram pela UEM devem ser entregues ou encaminhados, até 22 de setembro, para o PCE/UEM, Av. Colombo, 5790, bloco C-23, sala 10, CEP 87020-900, Maringá, PR.

As provas da Anpec serão nos dias 8 e 9 de outubro. Os que escolherem Maringá farão na UEM, no bloco C-23, sala 14. O mestrado da UEM oferece 15 vagas. As aulas começam em março de 2009.

Outras informações também no site www.pce.uem.br , e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou telefones (44) 3261-4987 e 3261-4744.
 

O Programa Núcleo de Estudos Interdisciplinares Afro-brasileiros (NEIAB), da Universidade Estadual de Maringá (UEM), realiza neste sábado, 21 de junho, o seminário Africanos e Crioulos no Ensino de História do Paraná. A apresentação fica a cargo da professora Ana Lúcia da Silva. O evento começa às 9 horas na sala 14, do Bloco H-12.