Notas

A Exposição Moda Japonesa com Olhar da Modernidade será realizada de 3 a 14 de julho, no Museu da Bacia do Paraná, na UEM. Serão apresentadas 13 propostas de indumentárias criadas e executadas pelos alunos do curso de Design de Moda da Universidade Tecnológica Federal do Paraná em Apucarana (UTFPR). A mesma mostra foi vista em Apucarana e Londrina, em comemoração ao centenário da imigração japonesa.

As professoras que orientaram os alunos explicam que, durante muito tempo, a moda no Japão foi o quimono, símbolo de uma cultura que valoriza o coletivo. Hoje em dia, no Japão, no dia-a-dia, é usado pelos mais velhos e em cidades do interior. Em ocasiões especiais, o quimono ainda é a estrela. Há um verdadeiro ritual para vesti-lo, que demora até uma hora. As solteiras usam o furisodê, com mangas largas e longas. As casadas vestem o tomesodê, com mangas mais curtas. Os homens podem vestir o haori (espécie de sobretudo) com hakama (tipo de calça longa) para ocasiões formais. Oyukata é unissex e pode ser usado em casa ou em festas de verão.

Os trajes que serão mostrados no museu da UEM partem de uma composição inspirada nos quimonos, nos desenhos de mangas e no anime, como uma visão da juventude que estuda a tradição integrando as novas tendências.

A iniciativa conta com apoio da UEM e da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura/Diretoria de Cultura.

O horário de visitação é das 8 às 11 e das 14 às 17 horas, de segunda a sexta-feira. O museu agenda visitação de grupos também à noite. Os interessados devem ligar para o fone 3261-4294.

 

O professor Ricardo Antunes do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp realiza hoje palestra com o tema A Nova Morfologia do Trabalho e o Desenho Multifacetado das Lutas Sociais. O evento será a partir das 19h30, no Auditório do Nupélia. O Centro Acadêmico de Ciências Sociais da UEM promove o evento.  

Capacitar profissionais da área da saúde, para atuar em gestão e assistência à saúde da família, habilitando-os como agentes construtores de novos modelos. Esse é o objetivo do curso de Especialização em Saúde Coletiva, oferecido pelo Departamento de Enfermagem da Universidade Estadual de Maringá (DEN/UEM).

As inscrições estão abertas até o dia 14 de julho, na secretaria do DEN, no bloco 1 do câmpus universitário. Também são aceitas inscrições via Sedex. A taxa de inscrição é de R$ 40,00.

O curso começa no dia 8 de agosto e tem término previsto para fevereiro de 2010. As aulas ocorrerão às sextas-feiras (tarde e noite) e sábados (manhã), quinzenalmente, totalizando 420 horas/aula. O preço é de 18 parcelas de R$ 245,00. Outras informações pelos telefones (44) 261-4318 e 261-4512.

Será promovida, amanhã (26), uma mesa redonda sobre a Legislação Federal nº 11.343/2006. A atividade faz parte da Semana Municipal de Prevenção ao Uso Indevido de Drogas – XIII Previda.

A atividade será realizada na Associação de Docentes da UEM (Aduem), às 8h30. O evento continua à tarde. A partir das 14 horas será discutido o tema Leis Municipais sobre Drogas.

As inscrições, gratuitas, podem ser feitas pelo telefone 3218-3131. Os participantes terão direito a certificado.

A UEM promove, nesta quarta-feira, dia 25, o 3º Encontro dos Corais do Departamento de Música. As apresentações serão no Cine Teatro Plaza, localizado em frente à Praça Raposo Tavares, com início às 20h30. A entrada é aberta ao público.

Representantes de todos os projetos sociais desenvolvidos na UEM se reúnem, neste sábado (28), na Oficina de Teatro da Universidade. A proposta é que cada iniciativa conheça detalhes de todas as outras e possam surgir ações coletivas.

Nove projetos serão apresentados neste I Encontro de Projetos Sociais da UEM: Ações de Fortalecimento das Relações Humanas no Ambiente de Trabalho; Cidadania com Responsabilidade Social; Educação Financeira Sustentável; Política Previdenciária; Ginástica Laboral; Promoção à Saúde; Provent; Tabagismo; e o Núcleo de Políticas da Saúde da Comunidade Universitária.

O evento é uma promoção da Pró-Reitoria de Recursos Humanos, por meio da Diretoria de Assuntos Comunitários. Começa às 8h30, com um café da manhã. Em seguida, haverá a apresentação de uma peça de teatro da equipe do professor Pedro Ochôa, da Diretoria de Cultura da UEM. Outras informações pelo telefone (44) 3261-4365.

 

O Hospital Universitário de Maringá, por meio da Diretoria de Enfermagem, realiza, nesta quarta-feira, dia 25, a terceira edição do Encontro de Pesquisa. O evento, que terá início às 19h30, na sala 5 do bloco didático do Departamento de Medicina, tem por objetivo compartilhar idéias, propor soluções e trocar experiências, técnicas ou metodologias para alcançar as melhores práticas tanto de pesquisa quanto de assistência à pessoas que necessitam de cuidados com o aparelho tegumentar (relativo à pele). Para esta edição, foram convidados a debater o tema os seguintes enfermeiros do HU: Marinaldo José dos Santos, José Fernandes Correia, Hilton Vizi Martinez, Gisele Ferreira da Silva e Ana Lúcia Mendes Ferrer. Também participam Elizabeth Valsecchi, Thais Botelho Junqueira e Eliane Aparecida Tonolli, as três docentes do Departamento de Enfermagem. A promoção do evento é da Comunidade de Práticas de Viabilidade Tissular. Outras informações pelo telefone (44) 3261-4318.