Notas

Universidade Estadual de Maringá, por meio dos departamentos de Teoria e Prática da Educação e Fundamentos da Educação, promove de 20 a 24 de setembro, o V Encontro de Pesquisa em Educação, a XVII Semana de Pedagogia da UEM e a III Jornada de Gestão Escolar. Os eventos vão discutir o tema Função Social da Escola: desafios e perspectivas.

A ideia é debater sobre as possibilidades que se apresentam aos profissionais da educação na atualidade e oportunizar o aprofundamento dos conhecimentos sobre as questões educacionais.

As palestras serão ministradas na UEM, Bloco I-12, das 8 às 12 horas, no período da manhã e no Auditório Dona Guilhermina, localizada na Avenida Tiradentes, 740, centro, no horário das 19h30, no período da noite.

Os interessados devem efetuar matrícula pelo site www.semanadepedagogia2010.com.br, sob o pagamento da taxa de R$ 55,00, até o dia 17 de setembro para ouvintes, e até o dia 6 de setembro para envio de trabalhos.

A realização da Semana de Pedagogia é da Universidade Estadual de Maringá, Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes. Departamento de Teoria e Prática da Educação, Departamento de Fundamentos da Educação, Laboratório de Apoio Pedagógico, Programa de Pós-graduação em Educação, Programa de Educação Tutorial - PET Pedagogia, Centro Acadêmico de Pedagogia – CAPED Paulo Freire, Grupo de Estudos em Educação Infantil – GEEI.

Docentes do curso de Agronomia do Câmpus Regional de Umuarama, da Universidade Estadual de Maringá, lançaram, no ultimo mês, o livro Manejo Sustentável de Fitonematóides. A autoria é de um conjunto de pesquisadores do Departamento de Fitopatologia: Silamar Ferraz, Lendro Grassi de Freitas, Everaldo Antônio Lopes, Claúdia Regina Dias-Arieira.

O livro aborda diferentes métodos para controle dos prejuízos causado pelos nematóides parasitas, ou seja, fitonematóides. Além de tratar de Métodos Alternativos, que não são baseados em produtos químicos, o texto aponta as vantagens e possíveis limitações de uso desses meios. Pode ser de grande utilidade para professores, pesquisadores rurais, estudantes de agronomia e áreas afins.

 A obra pode ser encontrado no site da editora  http://www.editoraufv.com.br/?pg=show_produtos&util=1&item=1157.

A professora Rosa Maria Voghon Hernández, da Universidade de Havana, falará sobre Políticas Sociais e Pobreza em Cuba, no dia 1º de setembro, às 19h30, na Universidade Estadual de Maringá, no Dacese. A palestra é aberta a todos os interessados e não é necessário fazer a inscrição. Aproveitando sua estadia em Maringá, será realizado um debate sobre Educação na Instituição Pública no dia 3, às 8 horas, também no Dacese. Esta atividade é voltada para a comunidade universitária da UEM.

Hernández veio ao Brasil a convite de várias instituições de ensino superior do Paraná, onde participará de debates. Na segunda-feira (30), estará na UEL; na terça-feira (31), na Fecea/Apucarana; no dia 2, na Fafipa/Paranavaí; no dia 3 à noite, na Fecilcam/Campo Mourão. Outras informações com Catarina Makiyama, fone 3011-4443.

O Museu da Bacia do Paraná da UEM promove a Exposição Esculturas, do artista plástico Antonio Menezes, de Paranavaí, de 2 a 14 de setembro. Estarão à mostra doze obras. As peças são feitas com materiais descartados, como galhos, ossos, pedras. Segundo o artista, seu trabalho utiliza símbolos e metáforas de sonhos e da condição existencial do homem frente ao mundo e à natureza.

Os visitantes poderão ver as esculturas Um Par de Mãos. A Mulher Grávida, O Homem do Violino, O Pé de Pedra, O Homem Fracionado, O Bandolim, As Bailarinas, A Formiga de Osso, A Mão Furada pelo Cravo, entre outras. O horário de visitação é de segunda a sexta-feira, das 8 às 11 horas e das 14 às 17 horas. Outras informações pelo fone 3011-4294.

A I Mostra Musical – Diversidade Cultural será realizada nesta sexta-feira (27) na Oficina de Teatro da Universidade Estadual de Maringá (UEM). A partir das 20h30, o grupo Apocalipse apresenta canções próprias e inéditas, gratuitamente.

A Mostra é parte do projeto cultural Som & Arte e tem o objetivo de abordar diversos temas sociais, culturais e reflexivos. Os gêneros musicais serão diversificados: sertanejo raiz, baião, MPB, sertanejo contemporâneo e valsa.

Além da entrada franca, o grupo Apocalipse, da Vila Rural Antonio Picoli, do municipio de Ourizona, no Paraná, sorteará CDs para os presentes.

O Grupo de Estudos em Ética e Organização realiza o Seminário de Pesquisa Profissionalização e Constituição do Sujeito Administrador, sob coordenação do professor João Marcelo Crubellate. Será nesta sexta-feira, dia 27, às 16 horas, no auditório do Programa de Pesquisa em Administração, térreo do Bloco C-23. Informações pelo fone 44 3011-4976.

Foi prorrogado, até o dia 31 de agosto, o prazo de inscrição para o curso de especialização em Produção Industrial. Sustentabilidade de Processo.Trata-se da primeira pós-graduação lato sensu oferecida pelo Departamento de Engenharia de Produção da Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Os interessados poderão se inscrever das 13h às 17h30 e das 19h30 às 22h, na secretaria do departamento, no Bloco 19. É necessário apresentar fotocópias do diploma , do histórico escolar do curso de graduação, e dos documentos pessoais (CPF e RG). Além de duas fotos 3 x 4 recentes e a ficha de inscrição preenchida e assinada.

As matrículas serão efetivadas no período de 8 a 10 de setembro. Poderão se inscrever graduados em Engenharia de Produção e áreas afins. As aulas terão início no dia 10 de setembro. Outras informações pelos telefones 3261-4196 ou 3011-5833, ou pelo site www.dep.uem.br.