Notas

A UEM realizou a XIV Semana da Medicina. Nesta edição, o tema foi Medicina – Ciência e Arte. As atividades ocorreram entre os dias 23 a 27 de agosto.

O evento acadêmico tratou de realidades e conhecimentos diferentes dos vistos em sala de aula: formas humanistas, artísticas e científicas da profissão médica. As palestras foram ministradas na Sociedade Médica de Maringá, que recebeu alunos, professores do curso de Medicina e profissionais da área da saúde e toda comunidade. Foram debatidos temas como medicina das pequenas cidades, geriatria, oncologia, cuidados paliativos, medicina e carreira militar, dentre outros.

Nos intervalos das palestras, houve exposição de trabalhos artísticos com o tema "Enfermidades que ajudaram os Artistas a exporem suas ideias na expressão visual".

A Semana da Medicina foi realizada pelo Centro Acadêmico de Medicina de Maringá (Camem), Departamento de Medicina e o Centro de Ciências da Saúde, com apoio da Sociedade Médica de Maringá e a Delegacia Regional do Conselho Regional de Medicina do Paraná.

A professora Gabriela Borges (na foto, à direta), do Centro de Formação de Professores de Cabo Verde, visitou o vice-reitor da UEM, Mário Azevedo. Na pauta, conversas sobre convênios entre os dois países.

Gabriela veio à UEM à convite da professora do Departamento de Educação Física, Telma Adriana Pacífico Martineli. As duas se conheceram em 2000, durante o Congresso de Países de Língua Portuguesa, realizado em Lisboa. De lá para cá, vêm trocando experiências na área de formação de professores de educação física. 

O Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Estadual de Maringá abriu nova turma de mestrado. Com área de concentração em Política, Movimentos Populacionais e Sociais, tem as linhas de pesquisa em Fronteiras, Populações e Bens Culturais; Política e Movimentos Sócias; e Instituições e História das Ideias. As inscrições serão aceitas até 24 deste mês, das 13h30 às 17 horas, no bloco H-12, sala 16, com a entrega da documentação exigida. Os candidatos serão selecionados por meio de análise dos projetos e dos currículos, proficiência em língua estrangeira, prova escrita e entrevista. Outras informações pelo fone 3011-4857, site www.pph.uem.br ou e-mail sec-pph@uem.br.

O Cinuem traz o filme A Partida nesta semana, com comentários do monge budista Eduardo Sasaki. O filme, dirigido por Yojiro Takita e ganhador do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro de 2009, aborda a morte e a preparação do corpo para a cerimônia de passagem. Takita trata, metafórica e simbolicamente, da morte e de outros temas como música, comida e preconceito, além do desprezo que envolve o trabalho de preparadores de cadáveres. A exibição começa às 18h30, de quinta-feira (9), no anfiteatro Ney Marques, na UEM.

O professor Luiz Eduardo Prado de Oliveira, da Universidade de Paris 7 e da Universidade Européene de Bretagne-Brest, ministrará o curso O Pensamento de Sándor Ferenczi e suas contribuições para a técnica psicanalítica. O evento será realizado nos dias 9 e 10 deste mês, no auditório do PDE (Programa de Desenvolvimento Educacional), bloco B-33, câmpus da Universidade Estadual de Maringá. O objetivo do curso é analisar a formação do pensamento do psicanalista húngaro Sándor Ferenczi, que acompanhou Freud durante mais de 20 anos. Freud dedicou à Ferenczi as últimas obras, como “Análise terminável e interminável”, de 1937. As inscrições para o curso podem ser feitas pelo site www.ppi.uem.br. Estudantes pagam R$ 20,00. Para os profissionais e demais interessados o valor é de R$ 60,00. O telefone para contato é (44) 3011-3871. A realização é do Departamento de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UEM.  

O V Simpósio de Filosofia da UEM debaterá a linguagem, o enunciado e a semântica, nos dias 10 e 11 de novembro, no auditório do bloco I-12. A solenidade de abertura está marcada para as 14 horas. Na pauta, discussões sobre as definições de causa em Hume como base de enunciados contrafatuais; semântica transcendental e semânticas contemporâneas; formas de sensibilidade contextual; o Projeto Kantiniano das Cinco Antropologias; e escorço lógico-filosófico da teoria das modalidades, passagens de Aristóteles a Kripke. Além disso, estão previstas apresentações de trabalhos.

As inscrições para os trabalhos poderão ser feitas até 24 deste mês e as inscrições para participação podem ser efetuadas até 12 de novembro, pelo site www.dfl.uem.br/eventosphp. Outras informações pelo fone 3011-8925 ou e-mail sec-dfl@uem.br.

Foi prorrogado, até o dia 24 deste mês, o prazo de inscrição para o curso de especialização em Biotecnologia, oferecido pelo Departamento de Biologia Celular e Genética da Universidade Estadual de Maringá (UEM).
Trata-se de um curso totalmente a distância, com diploma expedido pela UEM, com validade nacional. O início das aulas ocorrerá no dia 4 de outubro. Outras informações podem ser obtidas pelo site www.nead.uem.br/biotecnologia/home.php, ou pelo telefone (44) 3011-3750.