Notas

O IV Simpósio Maringaense de Engenharia de Produção (Simepro) debaterá A Consolidação da Engenharia de Produção em Maringá e Região, de 28 deste mês a 1º de outubro, na Universidade Estadual de Maringá. O evento marca os dez anos do curso de Engenharia de Produção da UEM e os 40 anos de criação da Universidade.

O Simepro é um evento multitemático para promover o intercâmbio entre profissionais e acadêmicos do curso de Engenharia de Produção, por meio de palestras, minicursos e apresentações de trabalhos científicos. O objetivo é provocar uma reflexão sobre o amadurecimento do curso e sua influência no desenvolvimento da região.

As inscrições feitas até o dia 19 têm valores diferenciados. A programação pode ser consultada no site http://www.dep.uem.br/simepro. Outras informações pelo telefone (44) 3011-5822.

Nesta quinta feira, dia 16, no Anfiteatro Ney Marques , às 18h30, o Cinuem , exibe O Casamento de Romeu e Julieta, filme dirigido, em 2005, por Bruno Barreto.

Informamos que não estamos falando de um drama shakespereano e sim de uma comédia nacional, em que a rivalidade “histórica” entre palmeirenses e corintianos movimenta e tempera a história, inspirada no conto “Palmeiras, um caso de amor”, de Mário Prata (um são-paulino convicto).

A comédia despretensiosa vai suscitar um debater sobre o amor ao cinema e ao futebol. Para isso, convidamos para comentar o filme dois “corintianos de carteirinha” Mário Luis Neves de Azevedo (DFE) e Reginaldo B. Dias (DHI), além de dois palmeirenses “roxos”: Célio J. Costa (DFE) e Celso Nascimento.

A Universidade Estadual de Maringá convida apreciadores de música para o Recital de Violão dos Alunos do Curso Técnico em Instrumento Musical, nesta quarta-feira (15).

 No programa, obras de Bach, Albeniz, Weiss, Villa-Lobos, Dilermando Reis, Torroba, Jorge Cardoso, entre outros. Os solistas, orientados pelos professores Roberto Aparecido Baldassi e Marcos Watanabe de Godoy fazem parte da classe de formandos do Curso Técnico (Turma 2009). Dividirão o palco os violonistas Lucas Lolly Assumpção, Marco Aurélio Caldeira e Rodrigo Fernandes.

A apresentação, aberta ao público, será a partir das 20h30, no auditório do bloco H-35, sala 7. Outras informações na Escola de Música da UEM, bloco 117, fone 3011-4383 ou e-mail sec-meu@uem.br.

O Programa de Pós-Graduação em Odontologia Integrada (PGO) da Universidade Estadual de Maringá promove, em 5 de outubro, a palestra Materiais Odontológicos: da toxidade à regeneração. O tema será abordado pelo professor Gottfried Schmalz, chefe do Departamento de Dentística Operatória e Periodontia da Universidade de Regensburg, Alemanha. A área de pesquisa do palestrante abrange os anticorpos, siRNA/shRNA, ELISA, clones de cDNA, proteínas/peptídeos, microRNA, agentes bioquímicos de todos os fornecedores. Schmalz é autor do livro Biocompatibility of Dental Materials (2009) e editor da revista Clinical Oral Investigation. As atividades serão no Anfiteatro Adelbar Antonio Sampaio, bloco F-67, no câmpus universitário, a partir das 9 horas. Outras informações pelo fone 3011-9051 ou e-mail sec-pgo@uem.br.

A Cidade é o título da exposição de artes plásticas que chega ao Museu da Bacia do Paraná (MBP), no dia 16 e fica até 29 deste mês. As obras são de Rosane Carnielli Mukai, que vive e trabalha em Maringá há 45 anos.

A artista promove exposições individuais e participa de coletivas em Maringá e região. É conhecida no estado do Paraná, já tendo sido recompensada com menções. Além da produção de imagens principalmente em papel, atua nos temas fotografia, história e memória, pintura e religiosidade, contribuindo com seus estudos em congressos.

O Museu da Bacia do Paraná fica na Avenida Colombo, 5790 – bloco Q-2. O horário de visitação é das 8 às 11 e das 13 às 17 horas, de segunda a sexta-feira. No horário noturno, é possível ver a exposição mediante agendamento prévio pelo fone (44) 3011-4294.

Serviço:

Exposição de Arte no Museu da Bacia do Paraná

Título: A Cidade

Artista: Rosane Carnielli Mukai

Técnica: Aquarela/Técnica Mista

Período: 16 a 29 de setembro

O Museu Dinâmico Interdisciplinar da UEM oferece o curso de extensão Inclusão Digital para Todos, nos dias 22 e 23 deste mês, no período noturno. Na programação, criação de conta de e-mail, envio e recebimento de e-mails, com ou sem anexos. Também serão vistos como acessar, navegar e pesquisar na internet. São onze vagas, abertas à comunidade em geral. As inscrições devem ser feitas na secretaria do Mudi, bloco O-33, de 14 a 21 deste mês, a uma taxa de R$ 15. Outras informações pelo fone 3011-4930 (com Gilberto).

A Universidade Estadual de Maringá está contratando motorista e técnico de manutenção (marceneiro e serralheiro). Os candidatos à vaga de motorista devem ter ensino médio completo, Carteira Nacional de Habilitação D, experiência comprovada de, no mínimo, dois anos na função e curso de Capacitação de Condutores de Veículos de Transporte Rodoviário Coletivo de Passageiros nos termos da Resolução Contran nº 168, de 14/12/04. Os que pretendem concorrer à vaga de marceneiro e à vaga de serralheiro devem ter o ensino médio completo. Haverá provas prática e objetiva (conhecimentos específicos da função, língua portuguesa, matemática e Estatuto da Criança e do Adolescente.

Os interessados devem se inscrever de 20 deste mês a 4 de outubro pela internet  www.uem.br/concurso. Informações adicionais constam no Edital 426/2010-PRH, disponível no site.