Notas

O Departamento de Física da UEM vai promover o curso de extensão: Método Rietveld de Refinamento de Estrutura, de 13 a 17 de dezembro. A ideia é oferecer informações sobre este método indispensável na caracterização de materiais policristalinos, para estudantes de mestrado, doutorado, iniciação científica e profissionais que atuam nas indústrias com interesse em análises estruturais e quantitativas de fases.

É interessante que o aluno já tenha cursado Física do Estado Sólido ou Cristalografia ou, ainda, Estrutura da Matéria.

O formulário de pré-inscrição se encontra na homepage http://www.pfi.uem.br. O prazo é até 12 de novembro.

As tendências e os desafios da Física contemporânea são destaques na XX Semana da Física da Universidade Estadual de Maringá, que ocorre de 25 a 27 deste mês. Embora as atividades comecem às 13h30, com a palestra Emprego de Cinzas Residuais Pozolâmicas em Produtos Cimentícios, seguida da palestra sobre Programa Nuclear da Marinha Brasileira, a solenidade de abertura será às 19h30, no bloco F-67. A palestra da noite explora o tema Laser 50 Anos: do balão Michey Mouse às células vivas. Logo após, será feita uma homenagem ao professor Luiz Roberto Evangelista.

O evento aborda ainda temas como Sistemas Complexos; Fenomenologia e Aplicações de Materiais Multiferróicos; O Laser e a Medicina; GREF e o Ensino de Física; Eletrônica de Astronomia; Fluidos Complexos; As Cores das Coisas: um olhar do GREF; Dispositivos Eletrônicos. A mesa-redonda enfocará a Física no Paraná no dia 27, a partir das 15h30. Além disso, estão previstos visita ao Museu Dinâmico Interdisciplinar e minicursos. A programação pode ser visualizada no site www.dfi.uem.br/?q=node/33. As inscrições devem ser feitas até dia 22. Outras informações no bloco G-56, na secretaria do Departamento de Física, fone 3011-4168.

O filme Morangos Silvestres será exibido no Cinuem desta quinta-feira (7), a partir das 18h30, no anfiteatro Ney Marques. O filme de 1957, em P&B, foi escrito e dirigido pelo sueco Ingmar Bergman (1918-2007), cineasta que transitava por questões existenciais como a mortalidade, a solidão e a fé. “Morangos silvestres” é considerado como seu melhor filme e um dos mais comoventes. Por meio da personagem de Victor Sjöström, o professor e médico Isak Borg, Bergman trata de relações entre o presente e o passado, sobre a memória e a nostalgia, sobre a velhice, sobre o sucesso profissional e sobre desencanto com a vida pessoal. O debate será coordenado pelo professor Raimundo Lima (DFE/UEM).

A Exposição Fotográfica Rio Paraná: vida em harmonia foi aberta nesta terça-feira (5) e poderá ser vista até dia 14 no Museu da Bacia do Paraná, na Universidade Estadual de Maringá. As fotos são de Wladmir Marques Domingues, biólogo do Núcleo de Pesquisas em Limnologia, Ictiologia e Aqüicultura da UEM (Nupélia). Ele apresenta uma pequena amostra da diversidade e riqueza de ambientes naturais da planície de inundação do rio Paraná. As imagens slecionadas representam algumas das espécies da fauna e da flora, além dos ambientes nos rios Ivinhema, Baia, Paraná e nas áreas alagáveis que compõem todo o sistema da planície de inundação. As fotos estarão distribuídas em onze paineis e mostram os insetos, aves, animais e pescadores que vivem no Rio Paraná.

Durante a solenidade, Samuel Veríssimo destacou que a mostra era mais um produto das pesquisas realizadas pelo Nupélia, algo não esperado, já que imagina-se que eles só possuem visão científica, de pesquisador. Lembrou que o Nupélia conta com mais de um fotógrafo. Domingues agradeceu aos patrocinadores CEF, Compubrás e Sapiens pelo apoio fundamental para que a mostra pudesse ocorrer e comentou que a fotografia é um hobby que gosta muito de fazer. Celso Ikedo, o próximo expositor, também apresentou seus agradecimentos. Destacou que seu trabalho é mais um ensaio fotográfico sobre o cotidiano do pescador.

O horário de visitação é das 8 às 11 e das 13 às 17 horas de segunda a sexta-feira. Grupos de turistas e de escolas podem agendar visitas pelo fone 3011-4294. A próxima exposição, intitulada A Pesca Artesanal no Reservatório de Itaipu e seu ambiente, será de 18 a 29 de outubro.

O secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), Nildo José Lübke, participou como convidado da reitoria da UEM, de duas inaugurações, na sexta-feira (1º). Acompanhado do reitor Décio Sperandio, do vice, Mario Azevedo, e dos gestores eleitos, Júlio Santiago Prates Filho e Neusa Altoé, Lübcke inaugurou o Laboratório de Adsorção e Troca Iônica, do Departamento de Engenharia Química (DEQ), e do novo bloco da Unidade de Psicologia Aplicada (UPA).

Representando o governador Orlando Pessuti, Lübke, participou de uma pequena reunião na reitoria, onde já se encontrava o diretor-presidente do Tecpar, Luiz Fernando de Oliveira Ribas, que fechou convênios para a produção de medicamentos, aproveitando o potencial do Lepemc, da Universidade.

Em seguida, todos foram até o bloco E-10, onde foi inaugurado o Laboratório de Adsorção. Segundo o coordenador do laboratório, Pedro Arroyo, e a sua vice, Maria Angélica Barros, o espaço de 110 m² é fruto de uma parceria entre a UEM, o CNPq e a Petrobras. “A adsorção é um processo de separação que remove determinados componentes de uma substância, como agentes contaminantes, por exemplo”, explicou Maria Angélica. “A Petrobras procura tecnologias limpas para descontaminar o gás natural que ela produz. Nós temos essa tecnologia e esse laboratório vai viabilizar uma parceria entre nós”, acrescentou Arroyo.

O diretor do Centro de Tecnologia, Mauro Ravagnani, disse que um convênio como este é resultado do investimento do DEQ na capacitação de pessoal e na tentativa de encontrar tecnologias que podem mudar a vida das pessoas. “É o caso deste convênio com a Petrobrás, que vai contribuir com a purificação do gás natural, utilizado, por exemplo, como combustível. Enfim, é mais uma etapa vencida nos 38 anos do DEQ. Agora, só falta inaugurar nosso bloco novo, em construção.”

O professor Décio Sperandio disse que o DEQ é uma referência na produção científica da UEM, que ajuda a Instituição ser a primeira do Estado e a décima nona do País. “Deixamos aqui, eu e o professor Mario, o reconhecimento pela qualidade da produção e dos profissionais que fazem parte deste departamento”. O elogio foi reforçado pelo secretário Lübke, que lembrou que a efervescência de obras e projetos conquistados pela UEM são, na verdade, “motivo de orgulho para todo o Paraná”.

UPA – Depois do encontro no novo bloco, foi a vez das comitivas do secretário e da administração da UEM se dirigirem para a Av. Morangueira, ao lado do Hemocentro Regional, onde foi inaugurada a Unidade de Psicologia Aplicada (UPA), da UEM, num novo bloco, o S-30.

A UPA oferece atendimento à comunidade: individual e em grupo para crianças, adolescentes e adultos; para dependentes químicos; aos egressos penitenciários; a jovens mães solteiras; e faz acompanhamento aos pacientes e familiares em hospitais. Além disso, desde sua criação, em 1984, a Unidade vem possibilitando aos alunos/estagiários regularmente matriculados no 5o ano de Psicologia, a sistematização e o aprofundamento dos seus conhecimentos em diferentes áreas. A obra recém inaugurada é cotada em R$ 1.415 milhões. Conta com 1.167 m², distribuídos em dois blocos: um de atendimento e outro de coordenação, além de um auditório com 110 lugares.

O diretor do Centro de Ciências Humanas e Artes, Lúcio Tadeu Mota, agradeceu à professora Marli Lamb, pela concretização da nova UPA. Disse que foi ela, em 2005, que solicitou a aprovação do projeto, “visto que o governo do Estado sinalizava com recursos para a infraestrutura das universidades”.

O vice-reitor Mario Azevedo disse que os recursos que vêm sendo aplicados na UEM, muitos deles viabilizados pelo governo do Estado, estão beneficiando o coletivo. E não só no coletivo da UEM, mas são aplicados em obras que estruturam projetos para o benefício da comunidade em geral. “Por tudo que a UPA representa, essa inauguração é uma grande vitória. Viva a UEM”, concluiu.

Com a lembrança de que, há 16 anos, no seu primeiro mandato, inaugurou o primeiro espaço da UPA, o reitor Décio Sperandio iniciou seu pronunciamento. Destacou que ali se podia verificar a face generosa da UEM, que se abre para dar apoio ao outro. Mas, naquela obra, “podia também ser vista a face empreendedora da Universidade, porque a equipe técnica, coordenada pelo prefeito do câmpus, Lorival Zamuner, constrói o metro quadrado mais barato entre as universidades, sem perder a qualidade e comprometer a funcionalidade do projeto”.

Por fim, o secretário Lübke se disse orgulhoso por saber que aquela Unidade, tão útil à comunidade de Maringá, foi construída com recursos do governo do Estado. “Não há investimento melhor do que estimular o conhecimento e colocá-lo à disposição daqueles que precisam de apoio e resgate. Os recursos que temos colocados na UEM têm se revertido em muitas vitórias, não só na área da saúde. E isso nos deixa muito orgulhosos”, completou.

A Comissão de Residência Médica (Coreme), do Departamento de Medicina, da Universidade Estadual de Maringá, abriu, na última sexta-feira (1º), vagas para o Programa de Residência Médica em 2011.  A Residência Médica é destinada a profissionais graduados em medicina, alunos do último ano de curso de medicina devidamente reconhecido pelo Ministério da Educação e do Desporto (MEC), e médicos estrangeiros ou brasileiros graduados em escolas estrangeiras com diploma devidamente revalidado no Brasil. Os interessados têm até o dia 29 deste mês para realizar sua inscrição, o pagamento bancário e enviar os documentos ao Departamento de Medicina. No endereço eletrônico www.dmd.uem.br, está disponível o formulário específico e o Manual do Candidato. O valor da taxa de inscrição é de R$ 320,00. A seleção para a Residência Médica conta com duas etapas sucessivas, uma prova teórica objetiva com peso 5, e a análise de currículo e entrevista. Serão oferecidas vagas para Programas de Residência Médica com acesso direto; Anestesiologia, Cirurgia Geral, Clínica Médica, Medicina de Família e Comunidade, Obstetrícia e Ginecologia, Pediatria, Psiquiatria, e Programas de Residência Médica com pré-requisitos; Medicina Intensiva Pediátrica, Psicoterapia, Reumatologia. Cada candidato pode se inscrever em apenas uma especialidade. Caso fizer mais de uma inscrição, será desconsiderada a primeira, e validada a mais recente. A prova objetiva será aplicada no dia 9 de novembro, com início às 8 horas e término às 12, no bloco didático do Departamento de Medicina (Bloco S-05, anexo ao HUM). A lista com o local da prova estará disponível, a partir das 7 horas, e o resultado dessa primeira fase as 14h30. Para Residência Médica com pré-requisitos, efetuar a entrega do Curriculum Vitae, mediante protocolo, no período das 15 às 17 horas. A segunda etapa da prova vai ser aplicada no dia 10. Os candidatos classificados na seleção de acordo com o número de vagas deverão efetuar suas matrículas no período de 6 a 10 de dezembro, das 8 às 11 horas e das 14 às 17 horas, na Secretaria do Departamento  de  Medicina. Outras informações pelo site www.dmd.uem.br, e-mail sec-dmd@uem.br, e telefones: (44) 3011-9119 e (44) 3011-9423.    

A Secretaria Municipal dos Esportes e Lazer da Prefeitura de Maringá, através da Coordenadoria de Esportes Comunitários, em parceria com o Museu Dinâmico Interdisciplinar da UEM, realiza, no dia 15 de novembro, a III Corrida Rústica de Iguatemi/Elenilson Silva - Pare de Fumar Correndo.

O evento, que conta ainda com o apoio do Lions Universitário Integração e da Usina Santa Terezinha, tem o intuito de contribuir com a comunidade do distrito de Iguatemi e de Maringá, integrando o homem no convívio com a sociedade.

Estima-se a presença de 1000 participantes que buscam esta prática esportiva por entendê-la como promotora de uma vida saudável, dinâmica e moderna. Eles serão divididos em sete categorias. Os 3 primeiros colocados de cada uma recebem troféus e um DVD.  Todos os outros participantes receberão medalhas. A premiação em dinheiro é só para a categoria adulta, master e veteranos. Serão distribuídos R$ 2.400,00.

As inscrições deverão ser feitas no site www.tabagismo.uem.br, até 12 de novembro.