Notas

Escultura e vasos argila produzidos por portadores de necessidades especiais e idosos estão expostos no Maringá Park Shopping Center. A mostra começou no dia 16 de setembro e vai até dia 30, no 3º piso do shopping. Serão expostas 20 peças que fazem parte do Projeto Arte e Inclusão. Este projeto é realizado pelo Laboratório de Escultura Arte e Neuroplasticidade, na Universidade Estadual de Maringá. E oferece oficinas de escultura em argila para portadores de necessidades especiais, e é aprovado pela Lei de Incentivo à Cultura do município. A exposição e o laboratório são coordenados pelo professor Valmir Batista da Silva. Com a orientação do artista plástico Edvan Dias de Souza, ex-aluno do Laboratório.  As esculturas expostas estão à venda com o preço a partir de R$ 40. Também estarão expostos trabalhos dos alunos do Colégio Estadual João XXIII e do Centro de Convivência João Paulo II.  

As universidades estaduais de Maringá e de Londrina oferecem mestrado em Educação Física, com áreas de concentração em Biodinâmica do Movimento Humano e em Educação Física e Sociedade. As seis linhas de pesquisa são: Ajustes e Adaptações Fisiológicas e Metabólicas ao Exercício Físico; Aquisição e Desempenho de Habilidades Motoras; Fatores Psicossociais e Comportamentais Relacionados ao Exercício Físico e ao Esporte; Corpo, Cultura e Ludicidade; Práticas, Políticas e Produção do Conhecimento em Educação Física; e Trabalho e Formação em Educação Física.

As inscrições serão aceitas de 1º de outubro a 10 de novembro nas duas instituições. A homologação das inscrições será divulgada no dia 18 de novembro. O período de seleção será de 23 a 17 de novembro. O resultado será divulgado no dia 4 de dezembro. Os selecionados deverão efetivar a matrícula de 1º a 5 de fevereiro. As aulas começam em 1º de março de 2010, de segunda a sexta-feira, de manhã e à tarde. As atividades acadêmicas serão nas duas universidades.

Outras informações na secretaria de Pós-Graduação do Departamento de Educação Física da UEM, bloco M-6, fone (44) 3261-4470, site www.uem.br/~sec-pos/ ou e-mail sec-pef@uem.br. Em Londrina, as informações podem ser obtidas pelo fone (43) 3371-4613, site www.uel.br/cef/def ou e-mail cleber@uel.br.

 

O mestrado em Biociências Aplicadas à Farmácia da UEM encerra as inscrições na sexta-feira (25), na secretaria do curso, localizada no prédio da Biblioteca Central, ou enviar por Sedex a documentação exigida até esta terça-feira (22). O resultado da homologação das inscrições será divulgado no dia 30. A prova escrita está marcada para 5 de outubro, das 14 às 18 horas. Os classificados devem entregar o currículo no dia 20 e passarão por entrevista de 21 a 23 de outubro. O resultado final será divulgado a partir de 9 de novembro.

Com área de concentração em Biociências Aplicadas à Farmácia, possui três linhas de pesquisa: Patógenos de Interesse Médico; Etiofisiopatologia de Doenças Humanas e Animais; e Eco-Epidemiologia e Controle de Doenças. Outras informações pelo fone 3261-4805, site www.pbf.uem.br ou e-mail sec-pan@uem.br.

O programa Ponto & Contraponto, da UEM FM 106,9, realiza nesta sexta-feira (18), às 11 horas da manhã, debate sobre o tema Doenças infetco-contagiosas.
O programa é apresentado por Paulino Júnior e participam desse debate, o médico infectologista do HU César Helbel, a professora Thais Botelho Junqueira, do Departamento de Enfermagem da UEM, e Udelysses Janete Veltrini Fonzar, professora da PUC Paraná e gerente de Vigilância Epidemiológica de Maringá.
Ponto & Contraponto tem a intenção de ser um programa de interesse público, promovendo debates temáticos com especialistas das respectivas áreas. 

O Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática da UEM (PCM) aceita inscrições para o mestrado e doutorado até 9 de outubro. Com área de concentração em Ensino de Ciência e Matemática, possui três linhas de pesquisa no mestrado e duas no doutorado.

Os candidatos farão prova escrita em 17 de outubro e passarão por entrevistas/prova oral de 23 a 17 de novembro (mestrado) e de 30 de novembro a 4 de dezembro (doutorado). O resultado final será divulgado no dia 22 de dezembro. As matrículas serão de 22 a 26 de fevereiro de 2010. As aulas começam em março.

Outras informações na secretaria do PCM, bloco F-67, sala 9, fone 3261-4827 e site www.pcm.uem.br.

O Coro do Curso de Graduação em Música e o Coro de Câmara do Departamento de Música da UEM participarão da XIV Festival Internacional de Corais de Maringá. Os grupos se apresentam na quinta-feira, dia 24, no Teatro Calil Haddad, às 20h, com entrada franca.

A regência dos Coros é da maestrina Andréia Anhezini, professora de Regência Coral do Curso de Graduação em Música da UEM. É bom ressaltar que os Coros do DMU vêm participando desse Festival desde 2005, com apresentações memoráveis, divulgando a atividade coral realizada no Departamento de Música da UEM.

Nesta edição do Festival, o Coro da Graduação e o Coro de Câmara do DMU dividirão a noite de apresentações com mais cinco corais da cidade de Maringá e na última noite do Festival, dia 26 de Setembro, a professora Andréia Anhezini foi convidada a reger a obra final com todos os coros participantes do Festival, num grande Coro com aproximadamente 400 vozes, realizando a obra O Trenzinho do Caipira, em homenagem ao compositor brasileiro Heitor  Villa-Lobos.

Lembrando que o Festival Internacional de Corais de Maringá ocorrerá de 24 a 26 de setembro, no Teatro Calil Haddad, às 20h, e no dia 27 de setembro, às 12 horas, na Catedral Metropolitana Nossa Senhora da Glória de Maringá. No dia 24 e no dia 27 a entrada é gratuita, nos demais dias o ingresso é de sete reais.