Notas

O Curso de Pós-Graduação em Odontologia Integrada (PGO), da Universidade Estadual de Maringá (UEM), realiza a aula inaugural da terceira turma, na próxima segunda-feira (22), às 9 horas, no Anfiteatro Ney Marques.

O curso tem nível Mestrado Acadêmico e, neste primeiro encontro, contará com a participação do corpo docente e acadêmicos dos Programas de Pós-Graduação em Odontologia, nível mestrado, da UEM, UEL E UNOPAR (Londrina/PR), além do corpo docente do Departamento de Odontologia e convidados.

A aula, com o tema Pesquisas Clínicas, será proferida pela professora doutora Maria Fidela de Lima Navarro da Faculdade de Odontologia de Bauru - Universidade de São Paulo (FOB/USP). A docente publicou 168 artigos em periódicos especializados e 165 trabalhos em anais de eventos. Atua na área de Odontologia, com ênfase em três áreas: Clínica Odontológica, Odontologia Social e Preventiva e Materiais Dentários.

Abertas as inscrições para os cursos de aperfeiçoamento e de especialização na área de Periodontia, do Departamento de Odontologia da Universidade Estadual de Maringá (UEM), com ênfase em Implantodontia.

O curso abrange ampla carga horária clínica, dando a oportunidade aos cirurgiões-dentistas de diferenciarem-se dentro da sua profissão e atenderem, no decorrer do curso, a grande demanda de pacientes que procuram a Clínica Odontológica da UEM.

Os interessados poderão entrar em contato pelo telefone (44) 3031-1778 ou acessarem o site www.dod.uem.br.

O curso de especialização em Energias Renováveis tem como objetivo o aprimoramento de profissionais da área de fontes de energias alternativas e renováveis para desenvolver e aplicar tecnologias nos processos de produção de biocombustíveis. Os egressos poderão atuar na concepção, projeto e análise deste processos, como também no também na condução e controle de operações e trabalhos técnicos.

A inciativa é do Departamento de Engenharia Química da Universidade Estadual de Maringá (UEM), sob a coordenação é dos professores Vladimir Ferreira Cabral (DQE) e Camila da Silva (DTC/UEM).

As inscrições devem ser feitas até 16 de Abril. As informações estão no site http://www.deq.uem.br/. O contato também pode ser feito por telefone com a secretária Maria Sueli, pelo telefone (44) 3011-4778.

Na semana passada, duas acadêmicas da UEM foram premiadas na segunda edição do Concurso de Monografias Aplicadas à Cidadania Fiscal, iniciativa da Sociedade Eticamente Responsável (SER), através do projeto Observatório Social.

As premiadas foram Carmen Lucia da Silva, do curso de Ciências Contábeis, e Sabrina Lorene Finco, do curso de Administração, que ficaram, respectivamente, na quarta e na quinta colocações.

O Controle Interno na Prefeitura de Maringá: um estudo de caso foi o tema do trabalho de conclusão de curso apresentado por Carmen Silva, tendo como orientador o professor Paulo Moreira da Rosa. Este trabalho analisou a importância do controle interno à Prefeitura Municipal de Maringá; a maneira como ele vem sendo aplicado; como são realizadas as avaliações; e de que maneira a controladoria auxilia os gestores na tomada de decisão.

Os estudos realizados permitiram concluir que a controladoria tem contribuído na prevenção de erros e desvios, portanto há um sério comprometimento com a gestão pública no que se refere aos dispositivos legais e aos anseios da sociedade. Entre as recomendações especificadas, duas merecem ser ressaltadas: a realização de auditoria interna para aprimorar o controle interno; a implantação de um sistema de custo objetivando reduzir os gastos das atividades operacionais da gestão municipal.

Sabrina Lorene Finco, que teve como orientador o professor Marcos Irã Ribas. concorreu com o trabalho O Exercício de Cidadania Fiscal Aplicado ao Legislativo Municipal de Paiçandu. O estudo avaliou a aplicação dos recursos destinados à Câmara Municipal de Paiçandu nas legislaturas de 2001 a 2004 e na de 2005 a 2008.

Apesar da redução no número de vereadores, foi constatado que no período de 2001 a 2008, sem descontar a inflação, as despesas com pessoal aumentaram 49%, enquanto que as despesas de custeio tiveram uma elevação de 1047%. Também foi detectado um erro no cálculo da taxa de contribuição do Alvará de Licença. Os contribuintes estavam pagando quase o dobro do valor efetivamente devido. O estudo realizado ratifica a relevância da participação do cidadão na administração pública.

A premiação foi realizada no dia 10 deste mês, no auditório da Receita Federal de Maringá. No total, 16 estudantes de graduação e pós-graduação disputaram os cinco primeiros lugares. O objetivo do concurso é incentivar a participação dos cidadãos no controle dos gastos públicos.

Curso de Ciências Sociais promove aula inaugural na próxima quinta-feira (18), às 20 horas, no auditório do Nupélia. Para ocasião, foi convidado o professor Ruy Gomes Braga Neto, da Universidade de São Paulo, coordenador do Centro de Estudos de Direitos da Cidadania, editor da revista Outubro e autor de Por uma Sociologia Pública, juntamente com Michael Burawoy.   

O Departamento de Odontologia (DOD) da UEM acaba de lançar a segunda edição do seu Guia do Estudante. O intuito é facilitar a vida do aluno na universidade e compilar as principais informações sobre o curso em um mesmo lugar.

 

O Guia conta com dados sobre a filosofia do curso, bem como a organização curricular, sistema de avaliação, disciplinas regimentais, atividades acadêmicas complementares, entre outras informações. O material foi organizado pelos professores Marina de Lourdes Calvo Fracasso, Raquel Sano Suga Terada, Mirian Marubayashi Hidalgo e Liogi Iwaki Filho.

 

Conjuntamente, também foi lançado o Manual da Clínica Ampliada do Curso de Odontologia da UEM, organizado pelos professores Mitsue Fujimaki Hayacibara, Raquel Sano Suga Terada e Wilton Mitsunari Takeshita.