Notas

A 26ª Semana de Química da UEM começa nesta segunda-feira (17). A solenidade de abertura será às 19h30, no anfiteatro do Nupélia, bloco G-90. Logo após, Ana Adelina Santos Araújo, da Universidade Petrobrás, profere a palestra O Profissional da Química na Indústria do Petróleo. O evento prossegue até dia 21, com minicursos e palestras.

Outros temas a serem abordados são: Porque Todos Podem – e Devem – Aprender Ciências; Antigas Teorias para Reações Orgânicas; Uso de Técnicas de Cristalografia na Pesquisa; LEDs: um paradigma para a inovação do currículo de Química; Luz, Câmera, Ação e Reação; e Nós (Knots) em Proteínas: um dos encontros da Química com a Matemática. Outras informações no Departamento de Química, fone 3011-4334 ou site www.dqi.uem.br/csq/.

O mestrado profissional em Políticas Públicas, coordenado pela Gerência Executiva da Escola de Governo e pelo Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas da Universidade Estadual de Maringá, programou a sua aula magna para o dia 21 deste mês. Será às 14 horas no auditório do palácio do governo, em Curitiba, com a presença confirmada do governador Orlando Pessuti e dos secretários de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Nildo José Lübke, e da Administração e da Previdência, Maria Marta Lunardon. As duas secretarias são parceiras no projeto do mestrado.

Quem irá proferir a aula magna é a presidente da Escola Nacional de Administração Pública, Helena ker do Amaral. O tema é Políticas Públicas no Brasil: desafios e perspectivas. O curso, com 30 alunos aprovados, todos servidores públicos estaduais, ocupantes de cargo ou emprego público de nível superior, foi criado para capacitar profissionais para o exercício crítico e competente na elaboração, implantação e gestão de políticas públicas estaduais.

O artigo Log-Concrete Composite bridge Decks in Brazil: requirements and applications foi premiado pela The Institution of Structural Engineers como Artigo de Mérito na categoria Husband Prize, dentre os publicados em 2009. O trabalho do professor José Luiz Miotto, do Departamento de Engenharia Civil da UEM, foi publicado no periódico The Structural Engineer.  A entrega do prêmio será no dia 2 de junho, em Londres.

A Universidade Estadual de Maringá oferece o minicurso Como Elaborar Projetos de Pesquisa na Área de Educação nos dias 5 e 12 de junho. As inscrições podem ser feitas a partir do dia 24 deste mês, a uma taxa de R$ 20,00, pelo site www.dfe.uem.br. A programação inclui Roteiro de Projeto de Pesquisa em Educação; Pesquisa Acadêmica em Bases de Dados Virtuais; Normas da ABNT; Técnica de Entrevista; Estudo de Caso; Pesquisa Bibliográfica; e Exemplos de Pesquisas.

Coordenado por Cezar de Alencar Arnaut de Toledo, é oferecido pelo Departamento de Fundamentos da Educação e pelo Programa de Pós-Graduação em Educação. As informações no site estarão disponíveis a partir do dia 24. Os interessados também podem entrar em contato pelo fone 3011-4839 ou e-mail séc-dfe@uem.br.

 

O Projeto de Extensão Maraleite, do Núcleo de Incubadora da Unitrabalho, promove no dia 15 de maio, o workshop sobre a Qualidade do Leite. O curso tem início às 09 horas, com um café da manhã, e será na Fazendinha Experimental de Iguatemi. É direcionado para produtores rurais, assentados e familiares dos municípios de Engenheiro Beltrão, Peabiru e Quinta do Sol. O objetivo é capacitar os produtores com conhecimento práticos e teóricos sobre a produção de bovinocultura de leite, dando enfoque a qualidade do leite.

Serão abordados temas referentes ao sistema de produção e criação de bovinocultura de leite, enfocando aspectos relacionados à qualidade do leite, demonstrando na prática o que a Fazendinha Experimental de Iguatemi da UEM, que vem, ao longo dos anos, trabalhando no manejo diário das vacas holandesas que compõem o rebanho.

A iniciativa do Projeto Maraleite surgiu em 2008, do Programa Universidade Sem Fronteira, da Secretária de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), e visa à melhoria da geração de renda e da produção de leite e maracujá orgânico dos produtores de base familiar das regiões Noroeste e Central do Estado do Paraná. E é coordenado pelo professores da UEM, Júlio César Damasceno, de Departamento de Zootecnia, José Marcos Andrade, do Departamento de Agronomia e a Maria Nezilda Cuti, do Departamento de Economia. A equipe técnica é formada pelos bolsistas recém-formados, Alysson Almeida de Mattos Gheysa Júlio Pinto, Zootecnista e Engenheira Agrônoma, respectivamente. Atualmente o projeto é financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq.

Outras informações pelo telefone: 3011-3893 (Unitrabalho)

A Adecon Júnior Consultoria, gerida por alunos de Administração, Ciências Econômicas e Ciências Contábeis da UEM, recebeu premiação dupla no XVIII Encontro Sul Brasileiro de Empresas Juniores, realizado de 6 a 9 deste mês, em Gramado, Rio Grande do Sul. O trabalho Diagnóstico Detalhado: garantindo a satisfação dos clientes e obtenção de resultados para a EJ foi considerado o Melhor Case Sul Brasileiro 2009 e o segundo melhor case do evento. A Adecon apresentou também o case O Impacto do Layout na Agilidade dos Processos e o painel Estratégias de Marketing como Meio de Obtenção de Resultados Mensuráveis e Assertivos. Outras empresas juniores da UEM participaram do evento.

A Universidade Estadual de Maringá promove o II Seminário de Práticas Educativas e Conquistas Coletivas em Ambiente Hospitalar de 17 deste mês a 8 de junho. O objetivo é refletir sobre o processo educativo em ambiente hospitalar. O evento pretende capacitar novos integrantes para o projeto de extensão Intervenção Pedagógica junto à Criança Hospitalizada e promover reflexão sobre a educação em espaços não escolares.

Durante cinco dias serão explorados os seguintes temas: Conceituando o Campo da Pedagogia Hospitalar; Práticas Educativas com Arte e Literatura em Ambiente Hospitalar; Vivências Hospitalares e Procedimentos Técnicos; Falando sobre Inclusão e Políticas Públicas no Ambiente Hospitalar; e Fazendo Fantoches. O seminário, coordenado pelas professoras Celma Rodriguero e Marta Chaves, recebe inscrições até sexta-feira (14), pelo site www.dtp.uem.br, a uma taxa de R$ 10,00. Outras informações na secretaria do Departamento de Teoria e Prática da Educação, bloco I-12, fone 9953-2401, e-mail crbrodriguero@uem.br.