Notas

O Programa de Pós-Graduação em Odontologia da Universidade Estadual de Maringá abriu nova turma de mestrado, na área de concentração em Clínica Integrada. As aulas começam no próximo ano. O mestrado tem duas linhas de pesquisa: Epidemiologia, Prevenção e Educação em Odontologia Integrada e Tratamentos Odontológicos e seus Fundamentos Biológicos.  São dez vagas para alunos regulares, uma parra o Programa de Estudante-Convênio de Pós-Graduação e uma para o Programa de Apoio à Capacitação Docente das instituições estaduais de ensino superior. Os candidatos serão selecionados por meio de prova escrita, análise de currículo (padrão lattes completo) e do projeto de pesquisa, entrevista e avaliação da disponibilidade para dedicação integral aos estudos.

Os interessados poderão se inscrever ao processo de seleção de 11 deste mês a 25 de novembro, na secretaria do PPO, bloco S-8, na Avenida Mandacaru, 1550, com a entrega da documentação exigida. Nos dias 11 e 12, não haverá expediente na UEM. Outras informações pelo fone 3011-9051, site www.dod.uem.br/pos/mestrado.htm ou e-mail sec-pgo@uem.br.

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Estadual de Maringá abriu edital para adesão de professores interessados
na orientação de alunos do Colégio de Aplicação Pedagógica (CAP-UEM), dentro do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica no Ensino Médio.

Entre outros requisitos, o orientador deve ser docente efetivo da UEM, possuir titulação mínima de mestre e ter participação ou liderança em algum grupo de pesquisa dentro da Instituição, certificado pelo Diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPq.

As adesões devem ser submetidas, até hoje (6), à Divisão de Pesquisa da PPG, via Sistema de Gestão de Projetos (SGP), no site www.sgp.uem.br. É necessário informar, entre outros dados, o título do Plano de Trabalho a ser desenvolvido pelo aluno; a linha temática; projeto de pesquisa em andamento ao qual o Plano de trabalho está vinculado. Os dados dos alunos/bolsistas e supervisores serão inseridos posteriormente pela PPG.

Ao todo são 50 bolsas PIBIC-Ensino Médio e o edital em questão é o de número 08/2010-PPG/PES, disponível na página www.ppg.uem.br.

A Exposição Fotográfica Rio Paraná: vida em harmonia foi aberta nesta terça-feira (5) e poderá ser vista até dia 14 no Museu da Bacia do Paraná, na Universidade Estadual de Maringá. As fotos são de Wladmir Marques Domingues, biólogo do Núcleo de Pesquisas em Limnologia, Ictiologia e Aqüicultura da UEM (Nupélia). Ele apresenta uma pequena amostra da diversidade e riqueza de ambientes naturais da planície de inundação do rio Paraná. As imagens slecionadas representam algumas das espécies da fauna e da flora, além dos ambientes nos rios Ivinhema, Baia, Paraná e nas áreas alagáveis que compõem todo o sistema da planície de inundação. As fotos estarão distribuídas em onze paineis e mostram os insetos, aves, animais e pescadores que vivem no Rio Paraná.

Durante a solenidade, Samuel Veríssimo destacou que a mostra era mais um produto das pesquisas realizadas pelo Nupélia, algo não esperado, já que imagina-se que eles só possuem visão científica, de pesquisador. Lembrou que o Nupélia conta com mais de um fotógrafo. Domingues agradeceu aos patrocinadores CEF, Compubrás e Sapiens pelo apoio fundamental para que a mostra pudesse ocorrer e comentou que a fotografia é um hobby que gosta muito de fazer. Celso Ikedo, o próximo expositor, também apresentou seus agradecimentos. Destacou que seu trabalho é mais um ensaio fotográfico sobre o cotidiano do pescador.

O horário de visitação é das 8 às 11 e das 13 às 17 horas de segunda a sexta-feira. Grupos de turistas e de escolas podem agendar visitas pelo fone 3011-4294. A próxima exposição, intitulada A Pesca Artesanal no Reservatório de Itaipu e seu ambiente, será de 18 a 29 de outubro.

O Departamento de Física da UEM vai promover o curso de extensão: Método Rietveld de Refinamento de Estrutura, de 13 a 17 de dezembro. A ideia é oferecer informações sobre este método indispensável na caracterização de materiais policristalinos, para estudantes de mestrado, doutorado, iniciação científica e profissionais que atuam nas indústrias com interesse em análises estruturais e quantitativas de fases.

É interessante que o aluno já tenha cursado Física do Estado Sólido ou Cristalografia ou, ainda, Estrutura da Matéria.

O formulário de pré-inscrição se encontra na homepage http://www.pfi.uem.br. O prazo é até 12 de novembro.

A Comissão de Residência Médica (Coreme), do Departamento de Medicina, da Universidade Estadual de Maringá, abriu, na última sexta-feira (1º), vagas para o Programa de Residência Médica em 2011.  A Residência Médica é destinada a profissionais graduados em medicina, alunos do último ano de curso de medicina devidamente reconhecido pelo Ministério da Educação e do Desporto (MEC), e médicos estrangeiros ou brasileiros graduados em escolas estrangeiras com diploma devidamente revalidado no Brasil. Os interessados têm até o dia 29 deste mês para realizar sua inscrição, o pagamento bancário e enviar os documentos ao Departamento de Medicina. No endereço eletrônico www.dmd.uem.br, está disponível o formulário específico e o Manual do Candidato. O valor da taxa de inscrição é de R$ 320,00. A seleção para a Residência Médica conta com duas etapas sucessivas, uma prova teórica objetiva com peso 5, e a análise de currículo e entrevista. Serão oferecidas vagas para Programas de Residência Médica com acesso direto; Anestesiologia, Cirurgia Geral, Clínica Médica, Medicina de Família e Comunidade, Obstetrícia e Ginecologia, Pediatria, Psiquiatria, e Programas de Residência Médica com pré-requisitos; Medicina Intensiva Pediátrica, Psicoterapia, Reumatologia. Cada candidato pode se inscrever em apenas uma especialidade. Caso fizer mais de uma inscrição, será desconsiderada a primeira, e validada a mais recente. A prova objetiva será aplicada no dia 9 de novembro, com início às 8 horas e término às 12, no bloco didático do Departamento de Medicina (Bloco S-05, anexo ao HUM). A lista com o local da prova estará disponível, a partir das 7 horas, e o resultado dessa primeira fase as 14h30. Para Residência Médica com pré-requisitos, efetuar a entrega do Curriculum Vitae, mediante protocolo, no período das 15 às 17 horas. A segunda etapa da prova vai ser aplicada no dia 10. Os candidatos classificados na seleção de acordo com o número de vagas deverão efetuar suas matrículas no período de 6 a 10 de dezembro, das 8 às 11 horas e das 14 às 17 horas, na Secretaria do Departamento  de  Medicina. Outras informações pelo site www.dmd.uem.br, e-mail sec-dmd@uem.br, e telefones: (44) 3011-9119 e (44) 3011-9423.    

As tendências e os desafios da Física contemporânea são destaques na XX Semana da Física da Universidade Estadual de Maringá, que ocorre de 25 a 27 deste mês. Embora as atividades comecem às 13h30, com a palestra Emprego de Cinzas Residuais Pozolâmicas em Produtos Cimentícios, seguida da palestra sobre Programa Nuclear da Marinha Brasileira, a solenidade de abertura será às 19h30, no bloco F-67. A palestra da noite explora o tema Laser 50 Anos: do balão Michey Mouse às células vivas. Logo após, será feita uma homenagem ao professor Luiz Roberto Evangelista.

O evento aborda ainda temas como Sistemas Complexos; Fenomenologia e Aplicações de Materiais Multiferróicos; O Laser e a Medicina; GREF e o Ensino de Física; Eletrônica de Astronomia; Fluidos Complexos; As Cores das Coisas: um olhar do GREF; Dispositivos Eletrônicos. A mesa-redonda enfocará a Física no Paraná no dia 27, a partir das 15h30. Além disso, estão previstos visita ao Museu Dinâmico Interdisciplinar e minicursos. A programação pode ser visualizada no site www.dfi.uem.br/?q=node/33. As inscrições devem ser feitas até dia 22. Outras informações no bloco G-56, na secretaria do Departamento de Física, fone 3011-4168.

O filme Morangos Silvestres será exibido no Cinuem desta quinta-feira (7), a partir das 18h30, no anfiteatro Ney Marques. O filme de 1957, em P&B, foi escrito e dirigido pelo sueco Ingmar Bergman (1918-2007), cineasta que transitava por questões existenciais como a mortalidade, a solidão e a fé. “Morangos silvestres” é considerado como seu melhor filme e um dos mais comoventes. Por meio da personagem de Victor Sjöström, o professor e médico Isak Borg, Bergman trata de relações entre o presente e o passado, sobre a memória e a nostalgia, sobre a velhice, sobre o sucesso profissional e sobre desencanto com a vida pessoal. O debate será coordenado pelo professor Raimundo Lima (DFE/UEM).