Notas

O Programa de Pós-Graduação em Ciências de Alimentos da UEM abre vagas para a segunda turma. São 16 vagas para o mestrado e dez para o doutorado. O PPC, que tem o conceito 4, oferece três linhas de pesquisa: Processamento de Produtos de Origem Animal e Vegetal; Qualidade no Processamento de Derivados de Animais, Vegetais e Resíduos; e Funcionalidade e Segurança de Alimentos.

Os interessados em cursar o mestrado devem se inscrever de 27 de setembro a 8 de outubro no site www.ppc.uem.br. O processo seletivo inclui prova objetiva, avaliação de currículo e entrevista. O processo para o doutorado funcionará em fluxo contínuo de março a novembro de 2011 e consiste em projeto de pesquisa com aval do orientador. Outras informações no PPC, bloco J-45, sala 37-A, fone 3011-8997 ou e-mailo sec-ppc@uem.br.

O programa Ponto & Contraponto, da UEM FM 106,9, realiza amanhã (20), às 11 horas, debate sobre o tema Oriente Médio: perspectivas de guerra ou de paz?
O programa é apresentado por Paulino Júnior e participam deste debate os professores José Henrique Rollo Gonçalves e Sidnei José Munhoz, os dois do Departamento de História da Universidade Estadual de Maringá.
Ponto & Contraponto tem a intenção de ser um programa de interesse público, promovendo debates com especialistas sobre os temas em questão.

As atividades docentes e técnico-administrativas de 6 de setembro foram dispensadas na UEM. A medida, contida na Portaria 801/2010-GRE, não abrange serviços que não admitam paralisação. As aulas e serviços serão retomados no dia 8. No dia 7, é comemorada a Independência do Brasil. A data remete ao ano de 1822, quando, segundo a história oficial, Dom Pedro deu o Grito do Ipiranga.

O professor Nobel-Augusto Perdu Honeyman, da Universidade de Almeria, na Espanha, visitou o vice-reitor Mário Azevedo nesta quarta-feira (18). Na ocasião, discutiram a possibilidade de aproximar as duas instituições e trocaram informações sobre os cursos de cada uma delas. Honeyman informou que a Universidade de Almeria mantém convênios com várias instituições do mundo. Azevedo destacou que a UEM tem muita identificação e aproximação com universidades espanholas.

Honeyman, que veio a passeio a Maringá, ministra seminário sobre aplicativos computacionais para tradução para alunos da UEM de Letras e Secretariado Executivo Trilíngue hoje e amanhã (18 e 19), às 19h30, no bloco G-34. Na sexta-feira (20), às 19h30, no auditório do Laap, bloco H-35, faz uma conferência sobre tradução e tecnologia.

O professor espanhol esteve acompanhado da assessora da Cooperação Internacional, Elza Kimura Grimshaw, e da coordenadora adjunta do curso de Letras, Rosa Maria Olher.

O Hospital Universitário Regional de Maringá vai abrir inscrições para o concurso que irá escolher a logomarca/logotipo que simbolize a humanização na instituição. O trabalho vencedor será impresso nos panfletos, cartazes e outros materiais de divulgação do Hospital. Além disso, o autor será contemplado com uma viagem.

O concurso é destinado à toda a comunidade universitária: discentes, docentes e técnicos-administrativos. Os trabalhos deverão protocolados, junto com a ficha de inscrição, no Protocolo Geral da UEM, período de 20 a 24 de setembro, no horário das 7h40 às 11h00 e das 13h30 às 16h30. Para acessar a ficha de inscrição ou consultar o regulamento do concurso acesse o site http://www.hum.uem.br/.

O trabalho poderá ser elaborado por meio de qualquer técnica, devendo ser uma obra original. O autor poderá incluir no envelope um texto explicativo sobre a concepção do trabalho, de forma a facilitar o entendimento da comissão julgadora, detalhando símbolos, cores, tons ou outros recursos utilizados em sua criação.

A premiação será no dia 5 de novembro.

           

A Origem da Crise Financeira Global e Perspectivas de Recuperação Econômica: o papel da economia americana é tema de aula inaugural do recém-criado doutorado em Ciências Econômicas, na UEM. O tema será abordado pelo professor Edinaldo Tebaldi, da Bryant University, de Rhode Island/EUA. Tebaldi cursou a graduação em Ciências Econômicas na UEM. A aula, que faz parte das comemorações dos 50 anos do curso de graduação em Ciências Econômicas da UEM, será no dia 24 deste mês, às 19h30, no anfiteatro Ney Marques.

O Programa Raízes Brasileiras, da Rádio UEM FM, promove a 2ª Mostra de Moda Caipira, no dia 19 de setembro, a partir das 10 horas, na Oficina de Teatro da UEM. O evento prestará homenagem especial a Tonico e Tinoco. Os grupos e orquestras participantes apresentarão músicas dessa dupla. Além disso,Tinoco receberá uma placa da UEM pela sua atuação na música de raízes. Durante o evento, também será lançado o projeto Assuntando pelo Rádio, coordenado pelo professor José Ozinaldo Alves de Sena. O programa falará sobre agricultura familiar e desenvolvimento sustentável, e será transmitido pela Rádio UEM FM.

A abertura da Mostra contará com a dupla Paulo Santana e Vinícius. Também vão se apresentar o Grupo Som da Viola, de Paranavaí, que tem 20 integrantes; a Orquestra Municipal Raiz Sertaneja, de Marialva, com 35 integrantes; o Grupo Chora Viola, de Ângulo, com 25 integrantes e que foi o campeão do 3º Intercâmbio Cultural entre Cooperativas; e a Orquestra Municipal Eu, a Viola e Deus, de Santa Fé, com 25 integrantes.

O evento faz parte da comemoração dos 40 anos da UEM e será transmitido pela Rádio. A entrada é franca. Outras informações com Ricardo Viana pelo fone 3011-4356 (manhã) ou 9927-2819.

 Vale destacar ainda que, paralelo à Mostra, será realizado um almoço beneficente, organizado pelos amigos do Tinoco. Convites à R$ 100,00 para o casal. Informações pelos mesmos fones 3011-4356 (manhã) ou 9927-2819.