Uma medalha de ouro, duas de bronze e um quarto lugar. Este foi o saldo dos atletas do Instituto Hagakure de Karatê-Dô Shotokan, que representaram a UEM e o Paraná no 26º Campeonato Brasileiro Júnior e Adulto de

Karatê-Dô Tradicional. Destaque para o atleta Benedilson Maycon Ogawa (faixa roxa), que conquistou o título de Campeão Brasileiro no Kumitê Individual Adulto Masculino Dangai.
A competição foi realizada entre os dias 25 e 27 de abril, no complexo esportivo da Marinha do Brasil, no Rio de Janeiro, sob organização da Federação do Estado do Rio de Janeiro de Karatê-Dô Tradicional, com a chancela da Confederação Brasileira de Karatê-Dô Tradicional.
A UEM foi para a competição com uma delegação composta por quatro atletas. Os quatro chegaram às finais da competição. Além do título de campeão brasileiro, Benedilson Ogawa também conquistou o terceiro lugar no Kata Individual Adulto Masculino Dangai; Isabela Pereira do Prado (faixa marrom) ficou com o terceiro lugar no Kumitê em Equipes Adulto Feminino (faixas marrom acima); já a dupla Aline Santiago Luz (faixa marrom) e Carlos Henrique Takeshi Sato (faixa marrom) conquistou o quarto lugar no Enbu Misto Adulto (faixas marrom acima).
O presidente da Federação Paranaense, Sensei Antonio Walger (6º Dan), e o técnico da Seleção Paranaense, Sensei Nelson Vagner de Santi (5º Dan), elogiaram os resultados obtidos pelos atletas da Universidade.
Também integraram a delegação da UEM as mesárias Camila Santiago Luz e Simone Xander e o árbitro Marcelo Alessandro Pereira.
Pereira, que também preside o Instituto Hagakure e é responsável pelo Projeto de Karatê-Dô Tradicional da UEM, destacou a importância da participação dos atletas em competições de alto nível como esta. Além da chance de fazer os cursos oferecidos pelos organizadores e ministrados por: Shihans Tasuke Watanabe, 9º Dan, Hiroyasu Inoki, 9º Dan, e Yasutaka Tanaka, 10º Dan.
Outras informações sobre o projeto de Karatê Tradicional podem ser obtidas pelo ramal 4314 ou ainda pelo site: www.def.uem.br/cdr.

uem tv