Considerando o crescimento do projeto de Karatê-Do Tradicional e o interesse dos participantes em desenvolver estudos científicos voltados ao desenvolvimento da arte marcial, foi fundado o Instituto Hagakure de Karatê-Dô Shotokan-IHKS.

Segundo o coordenador do projeto, Marcelo Pereira, o Instituto nasce como uma entidade sem fins lucrativos, com caráter esportivo, cultural e científico, com a finalidade de estudar, desenvolver e incentivar a prática do Karatê-Dô Tradicional.
“O Instituto Hagakure não visa apenas ser uma entidade de competição. Ele buscará ser um instrumento de estudos do Karatê-Dô Tradicional, suas filosofias e seus preceitos, incentivando pesquisas científicas do Karatê Tradicional e buscando oferecer cursos voltados aos karatecas”, diz o coordenador.
O Instituto Hagakure está filiado a Federação de Karatê-Dô Tradicional do Paraná (FKTPr) e a Confederação Brasileira de Karatê-Dô Tradicional (CBKT), que é vinculada a International Traditional Karate Federation (ITKF). Mais informações sobre o Instituto no site www.def.uem.br/cdr.

uem tv