Tecnologia Solar
O Departamento de Engenharia Mecânica (DEM) vai oferecer a disciplina optativa Engenharia e Tecnologia Solar no 2º semestre para alunos de graduação e pós-graduação de engenharia e ciências exatas.
O curso apresentará os princípios de funcionamento e aplicação e projeto de equipamentos térmicos de aproveitamento da energia solar. Também serão abordadas a avaliação econômica de dispositivos solares e as tecnologias fotovoltaicas.
A disciplina volta à grade devido à grande procura, segundo o professor Alexandre Costa. “Na atualidade”,diz ele, “as reservas limitadas de combustíveis fósseis e sua contribuição para o aquecimento global nos compele a trabalhar para a gradual substituição por fontes renováveis de energia”.
Para a matrícula, é necessário apresentar requerimento especial com autorização do coordenador de curso. Informações pelo e-mail amscosta@uem.br.

Webconferência

Agentes universitários e professores podem inscrever-se para a palestra Evolução dos Modelos de Gestão Administrativa Pública, que será exibida pela internet, no próximo dia 27, das 14h30 às 16h30, no auditório do Bloco I-12. São 40 vagas e haverá certificado. Os secretários das unidades administrativas precisam enviar os nomes dos servidores indicados para assistir a conferência à Unidade de Recursos Humanos até 15 horas do dia 22. Informações no site da Escola de Governo (www.escoladegoverno.pr.gov.pr), no link Ciclo de Palestras do Programa de Desenvolvimento de Competências.

uem tv