Tecnologia Solar
O Departamento de Engenharia Mecânica (DEM) vai oferecer a disciplina optativa Engenharia e Tecnologia Solar no 2º semestre para alunos de graduação e pós-graduação de engenharia e ciências exatas.
O curso apresentará os princípios de funcionamento e aplicação e projeto de equipamentos térmicos de aproveitamento da energia solar. Também serão abordadas a avaliação econômica de dispositivos solares e as tecnologias fotovoltaicas.
A disciplina volta à grade devido à grande procura, segundo o professor Alexandre Costa. “Na atualidade”,diz ele, “as reservas limitadas de combustíveis fósseis e sua contribuição para o aquecimento global nos compele a trabalhar para a gradual substituição por fontes renováveis de energia”.
Para a matrícula, é necessário apresentar requerimento especial com autorização do coordenador de curso. Informações pelo e-mail amscosta@uem.br.
Webconferência
Agentes universitários e professores podem inscrever-se para a palestra Evolução dos Modelos de Gestão Administrativa Pública, que será exibida pela internet, no próximo dia 27, das 14h30 às 16h30, no auditório do Bloco I-12. São 40 vagas e haverá certificado. Os secretários das unidades administrativas precisam enviar os nomes dos servidores indicados para assistir a conferência à Unidade de Recursos Humanos até 15 horas do dia 22. Informações no site da Escola de Governo (www.escoladegoverno.pr.gov.pr), no link Ciclo de Palestras do Programa de Desenvolvimento de Competências.