NEWSLETTER 07/2020-ASC - AÇÕES POSITIVAS CONTRA O COVID-19 (CORONAVÍRUS)

Newsletter 007/2020-ASC



Olá, Comunidade Acadêmica da UEM


Caminhamos para o fim de maio e ainda permanecemos em isolamento social. Não sabemos quando teremos a regularização de nossa rotina, apesar de que ao nosso redor começamos a visualizar mais movimento nas ruas e parte das empresas retoma suas atividades. Ainda não temos data para que aulas presenciais e eventos retornem, mas isso não significa que estamos parados, afinal, continuamos oferecendo à nossa comunidade de estudantes e externa novas formas de atividades. Estamos todos aprendendo juntos, pois assim somos mais fortes.

Quer contribuir? Participe! Conte-nos o que você está fazendo, por meio do email sec-asc@uem.br. ‍


Como você pode imaginar, o nosso Hospital Universitário Regional de Maringá (HUM) não parou, muito pelo contrário. A cada semana são novos avanços em direção ao melhor atendimento à população e também melhoria de sua estrutura física para enfrentamento à pandemia. Nesta semana, pudemos acompanhar a pavimentação ao redor da nova ala de 108 leitos do HUM, realizada em parceria com a Viapar. Está ficando lindo, acompanhe pela matéria. ‍

No HUM, o Banco de Leite Humano continua a atuar na pandemia, com novos protocolos para proteger as doadoras, mas sempre em frente. Em 2019 foram doados mais de 2,4 mil litros de leite materno e em 2020 já passou de 600 litros nos primeiros quatro meses. Interessadas em doar ou que precisem de mais informações podem ligar no (44) 3011-9174 ou acessar o texto completo neste link.


2 – O HUM foi também inserido em um estudo sobre a infraestrutura de leitos para a covid-19. Este estudo realizado recentemente já está com versão prévia publicada, tendo como primeiro autor o doutorando do Programa de Biociências e Fisiopatologia (PBF) Lincoln Luis Silva, e como orientador o coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde (PCS) e professor do Departamento de Medina da UEM, Luciano de Andrade. O projeto conta com participação de pesquisador da Duke University nos Estados Unidos. A versão prévia do texto pode ser lida aqui e a notícia sobre este assunto neste link.
Uma das imagens do artigo em sua versão prévia é a que destacamos abaixo. Demonstra, como apontado pela equipe, as disparidades de infraestrutura para enfrentamento à covid- 19 em diferentes partes do Brasil.‍


O Departamento de Música da UEM lançou o curso preparatório para o Vestibular de Música, envolvendo estudos em diferentes áreas, inclusive simulados do processo seletivo. Saiba mais na matéria completa.


4 - A criatividade não para! Os alunos do Centro Acadêmico de Engenharia Química lançaram o PodEQast, um podcast especialmente para este período. Já está no ar… Ficou interessado? Confira a matéria completa e também como ouvir.‍


5 - Orientações sobre alimentação e estilo de vida saudável para os idosos e a população em geral estão sendo inseridas no site especial “UEM contra o Coronavírus”. Toda semana tem vídeos novos. Quer conhecer os detalhes deste projeto de extensão e suas ações durante a pandemia? Clique aqui. ‍


6 – Nosso Laboratório de Ensino e Pesquisa em Análises Clínicas (Lepac) está participando ativamente do projeto de pesquisa que visa mapear a presença de anticorpos do coronavírus na população de Maringá. Nesta semana foram iniciados os testes rápidos, confira os detalhes.‍


7 - Como será o futuro do Turismo em nossa região após a pandemia?
Quinta-feira, dia 28/5, às 14h, haverá um encontro virtual para debater este grande desafio. Você pode participar, veja o convite logo abaixo e leia a matéria completa aqui.


8 - A Liga Acadêmica de Imunologia Básica e Imunogenética (Laibig), um projeto de extensão da UEM, está “em pleno vapor”. O intuito dos alunos da Laibig é divulgar informações científicas voltadas à imunologia e ao coronavírus, por meio das redes sociais. Há imagens dinâmicas e autoexplicativas, além de organização de lives com participação especial de superintendentes do assunto. Para acompanhar:
Instagram: @laibig.uem • Facebook: @laibig.uem‍


9 - A UEM está em afastamento social, mas, NADA PARADA! São muitas as atividades oferecidas aos nossos estudantes e à comunidade externa. Está IMPERDÍVEL. Ajude-nos a chegar a todos, compartilhe os cursos, as notícias e os eventos, para que todos possam aproveitar o tempo e aprender mais. ‍


a) Curso de Letras lança site com 20 cursos de extensão, 3 ciclos de debates, 3 ciclos de palestras, além de conferências.
 
Conheça mais sobre esta belíssima iniciativa da área de Letras neste link e também pela notícia neste link.


b) O Departamento de Matemática oferece um conjunto de atividades denominado “Matemática na Quarentena”. São ofertadas 17 opções, e pelo menos 10 ainda têm vagas. Aproveite!
 
Para se inscrever procure no site https://sites.google.com/uem.br/matematica-na-quarentena ou leia a matéria na íntegra aqui.‍


c) Licenciatura em Artes Cênicas também lança site com opções de cursos. Acesse aqui para ter informações de conteúdo e como se inscrever!


d) Departamento de Economia lança cursos de extensão:
Curso de extensão: “A Economia Brasileira em meio à pandemia do Covid 19: análise das medidas/políticas econômicas e implicações”, com 34 horas de duração e palestrantes da UEM, de outras instituições brasileiras e de fora do país.
São mais outros quatro cursos, veja em http://www.dco.uem.br/eventos.php.


e) Estão abertas as inscrições para o curso de aperfeiçoamento “Educação para o lazer por meio de práticas corporais de aventura”, que será ministrado de forma remota, gratuitamente, a partir de 1º de junho, numa parceria da UEM com outras instituições de ensino superior público do Paraná. Serão 180 horas de curso.
A parceria da UEM, neste caso, é com a Rede Cedes de Desenvolvimento de Pesquisas em Políticas de Esporte e de Lazer. Leia mais neste link.


f) Departamento de Biologia oferece curso de extensão
A programação envolve os temas: Gênero: a evolução de um conceito; Epistemologia feminista e saberes situados na produção do conhecimento científico; Gênero e biologia: novos olhares sobre o conhecimento biológico; Decolonialidade - gênero – biologia; atividades didáticas com as temáticas gênero e sexualidade; Debate do filme: Marie Curie e avaliação do curso
Vagas limitadas a 200 pessoas.
Carga de 12 horas com certificação pela DEX UEM. Realização: DBI/UEM e Gepecos/UEM.

https://forms.gle/9n3svoyJrTENW2WC6‍


g) Mudi promove ciclo de palestras: Neurociência, Neuroética e Cidadania‍


h) Departamento de Informática promove recepção aos calouros com ciclo de palestras‍


i) Departamento de Música promove o I Encontro Virtual Internacional - Música: Performance em Movimento.‍


Problemas para visualizar este conteúdo?

Entre em contato no e-mail: sec-cpr@uem.br