Lacta capa

Inauguração no Departamento de Arquitetura e Urbanismo faz parte de um conjunto de 26 novos laboratórios que estão sendo implantados nos câmpus

Galeria de fotos

Na última terça-feira (24), a Universidade Estadual de Maringá (UEM) deu mais um importante passo em direção à inovação e ao fortalecimento da educação colaborativa com a inauguração do Laboratório de Aplicações Científicas e Tecnológicas (LACTA). Localizado na galeria do bloco 32, o novo espaço surge como uma parceria estratégica entre o Centro de Tecnologia (CTC) e o Departamento de Arquitetura e Urbanismo (DAU), reafirmando o compromisso da UEM com a excelência acadêmica e a pesquisa de ponta.

Em uma cerimônia anterior, realizada no dia 9 de maio deste ano, outros laboratórios do LACTA foram inaugurados no Centro de Tecnologia, incluindo dois no Departamento de Engenharia Civil (DEC), no Bloco C-67. Destes 26 laboratórios, 16 estão no câmpus sede em Maringá, enquanto os demais estão distribuídos entre os câmpus regionais de Umuarama, Cianorte e Goioerê.

Em seu discurso, o reitor Leandro Vanalli lançou um novo desafio ao DAU: a organização de um Concurso Público de Projetos para a construção do Bloco C45, que será a futura sede do curso de Arquitetura e Urbanismo. Ele também mencionou a existência de canais de financiamento público vinculados ao Governo do Estado que poderão viabilizar financeiramente o certame. Esses concursos, regulamentados pela Lei 8.666/93, representam uma modalidade de licitação que valoriza trabalhos técnicos, científicos ou artísticos, premiando os vencedores conforme o edital. "Ao lançar o desafio de organizar um Concurso Público de Projetos para o Bloco C45, não estamos apenas propondo a criação de uma nova estrutura física, mas também incentivando a prática de uma arquitetura que dialoga com a inovação e a sustentabilidade. Queremos que esse processo seja um exemplo de como a UEM pode liderar iniciativas que integram conhecimento técnico e criatividade, sempre em consonância com as necessidades da nossa comunidade acadêmica e da sociedade."

O diretor do CTC e coordenador geral do projeto LACTA, Romel Dias Vanderlei, disse que a inauguração faz parte de um conjunto de 26 novos laboratórios que estão sendo implantados nos câmpus da UEM, destinados a atender mais de 4 mil estudantes e servidores. “Esse conjunto de laboratórios constituem o projeto LACTA, que objetiva promover experiências científicas e tecnológicas que contribuirão para o desenvolvimento de habilidades e competências dos futuros profissionais que a UEM está formando, capacitando-os para desenvolver soluções que geram impactos tecnológicos nos mais diferentes ambientes de trabalho.”

Destacando a importância da colaboração acadêmica, uma turma de alunos participou ativamente da cerimônia, simbolizando o papel central que os estudantes desempenham no desenvolvimento de projetos inovadores na UEM. Durante o evento, Tânia Verri expressou sua gratidão a todos que contribuíram para a concretização do laboratório, ressaltando as inúmeras colaborações que tornaram possível essa conquista.

O professor Carlos Augusto de Melo Tamanini assumiu a coordenação local do LACTA no DAU e a posição de chefe adjunto do Departamento, enquanto Tânia Nunes Galvão Verri foi nomeada chefe do DAU.

A cerimônia de inauguração ainda contou com a presença do diretor-adjunto do CTC, Edwin Vladimir Cardoza Galdamez. Representando o DAU, participaram a arquiteta Irene de Freitas Mendonça, o secretário Alan Lopes Farias, e Júlio César Belini, da secretaria do Programa Associado de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo (PPU). O corpo docente também esteve representado, com a participação dos professores Beatriz Fleury e Silva (coordenação pedagógica), Fabíola Castelo de Souza Cordovil (coordenação do PPU), Adson Cristiano Bozzi Ramatis Lima, Karin Schwabe Meneguetti, Cláudia Donald Pereira, Layane Alves Nunes e Caroline Gomes Gonçalves.