Jabuti Acadêmico

Publicação foi finalista do prêmio Jabuti Acadêmico 2024 na categoria Ciências de Alimentos e Nutrição

A egressa do Programa de Pós-Graduação em Agroecologia - Mestrado Profissional (Profagroec), da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Vanessa Seravalli Zani, lançou o livro “Educação alimentar e nutricional: o alimento cura e promove saúde: construção do Programa Prosa dos alimentos”. A obra, publicada pela Editora Dialética, foi uma das dez finalistas da edição de 2024 do prêmio Jabuti Acadêmico.

O livro é fruto da dissertação de mestrado “Construção do programa de educação nutricional ‘Orgânicos nas escolas’ - Prosa”, orientada pelo professor José Ozinaldo Alves de Sena, do Centro de Ciências Agrárias (CCA). O trabalho propõe a elaboração de um programa de educação nutricional para crianças e adolescentes de escolas públicas e privadas com o objetivo de conscientizar sobre a importância de uma alimentação saudável.

Vanessa Zani conta que a editora entrou em contato para solicitar o envio da tese para avaliação. Após esse momento, recebeu o convite para a publicação. “Como acredito no poder de alcance dos livros, aceitei esse desafio de transformação em livro. Tive que mudar a linguagem, então continuei o processo de pesquisa buscando não perder a essência do projeto”, acrescenta.

“Como pedagoga e nutricionista, elaborei um material que nos permite trabalhar a educação e a alimentação para contribuir com um estilo de vida saudável”, enfatiza Zani, também graduada em Pedagogia pela UEM e em Nutrição pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR). “É um projeto contínuo formado por diferentes profissionais e aborda diferentes aspectos do ato de se alimentar”. O livro, de natureza interdisciplinar, permite que o leitor faça sua própria reflexão e escolha sua alimentação de forma consciente. 

O interesse em participar do prêmio Jabuti Acadêmico veio pela editora, que acreditou na relevância do livro na área de Ciência de Alimentos e Nutrição. A premiação é uma iniciativa que visa reconhecer e valorizar produções acadêmicas, científicas e profissionais, além de impulsionar o avanço do conhecimento no país.

A organização é dividida em dois eixos principais: Ciência e Cultura, e Prêmios Especiais, com um total de 29 categorias específicas. Os responsáveis são a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (Sbpc) e a Academia Brasileira de Ciências (ABC). O júri foi composto por pessoas conceituadas da área, e foram selecionadas dez obras de cada categoria para serem os finalistas.

A autora compartilha seu sentimento de honra por ser finalista do prêmio e pela oportunidade de divulgação do trabalho: “Ter uma obra selecionada foi uma grande surpresa, pois sei que temos bons autores e obras sendo escritas e este foi meu primeiro livro.”

O livro pode ser adquirido em lojas virtuais como Editora Dialética ou Amazon, ou na Livrarias Curitiba.

 

*Texto redigido com a supervisão dos jornalistas da Assessoria de Comunicação Social (ASC)