EDIT 2 site

Evento vai discutir ecologia e sustentabilidade na sociedade contemporânea

O curso de Comunicação e Multimeios da Universidade Estadual de Maringá (UEM) inicia nesta segunda-feira (12) o XII Multicom. Com o tema “Começo Meio Começo”, o evento visa discutir ecologia e a sustentabilidade na sociedade contemporânea e prossegue até a próxima quarta-feira (14). 

Como descrito pela organização, o tema vem do pensamento do filósofo, escritor e ativista político quilombola Nego Bispo, e reflete sobre a circularidade do tempo, do espaço e da vida. O pensamento de Bispo visa a quebra das correntes coloniais e dos modelos de racionalidade engessados na forma e no conteúdo burguês euro-americanizado.

Ao longo de três dias, serão realizadas palestras, oficinas, evento científico e feirinha com produtos e trabalhos artísticos vendidos pelos alunos do curso.

O evento é aberto para discentes, docentes e pessoas da comunidade externa interessadas no assunto. 

As inscrições para recebimento de AAC, oficinas e inscrições de trabalho científico foram encerradas no dia 11 de agosto, porém, ainda é possível participar como ouvinte das palestras, não sendo necessário realizar inscrição.

Confira a programação completa:

 

12/08 - 19h30 às 23h - Auditório da BCE

 

  • Reservas Extrativistas: Por que são importantes no combate à crise climática? - com Angela Mendes - realizada de forma remota

  • Lutar com a floresta: sobre defensores ambientais e a luta contra o "inevitável" - com Felipe Milanez.

 

13/08 - 14h às 17h

 

  • Marketing e análises de dados (Bloco I12, sala 101)

  • Como produzir conteúdo relevante para o YouTube (Bloco H12, sala 15)

  • Redação para redes sociais (bloco I12, Auditório 29 de Abril)

  • Voz e oratória: a arte de se comunicar bem (1º parte Salas dos Conselhos - prédio da Reitoria - 2ª parte Rádio UEM)

 

13/08 - 19h30

 

Palestra: Curadoria e narrativas contra-hegemônicas na arte brasileira - com Kleber Amancio

 

13/08 - 21h

 

Lançamento do livro: “[em] caixa”, de Izabela Bombo

 

14/08 - 14h às 17h

 

  • Comunicação e campanha política (Bloco H12, sala 15)

  • Como começar em ilustração: do briefing ao seu primeiro projeto ilustrado (Bloco H12, Sala Paulo Freire)

  • Técnicas de reportagem para TV: texto e entrevista (UEM TV)

 

14/08 - 19h30

 

  • Evento Científico (Bloco C67)

 

Sobre os palestrantes

 

Felipe Milanez é ecologista político, sociólogo, jornalista e professor da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e dos programas de pós-graduação em Ciências Sociais e em Cultura e Sociedade. Autor dos livros “Lutar com a floresta” (Ed. Elefante, 2024), “Guerras da Conquista” (com Fabrício Lyrio, Harper Collins, 2021) e “Memórias sertanistas” (Sesc, 2015), entre diversas reportagens, documentários e artigos científicos sobre Amazônia, conflitos ambientais e pensamento indígena e anticolonial. Organizador e co-curador de exposições sobre arte indígena, entre elas “Hãhãw: Arte Indígena Antirracista” e “Um Outro Céu”.

 

Kleber Amancio é acadêmico e pesquisador, professor da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e doutor em História Social pela Universidade de São Paulo (USP). Atua como pesquisador visitante na Harvard University, vinculado ao Hutchins Center, tendo recebido a bolsa Mark Cluster Mamoleon, onde prepara seu próximo livro sobre o pintor negro Arthur Timotheo da Costa. É autor de publicações acadêmicas sobre artes visuais no Brasil e comanda o podcast “gargalheira”, dedicado a entrevistar artistas visuais afro-brasileiros.

 

Izabela Bombo é arquiteta e mestre em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Estadual de Maringá (UEM); atua também como ilustradora e tem pesquisas acadêmicas vinculadas ao Observatório das Metrópoles - Núcleo de Maringá. Produz trabalhos acadêmicos nas áreas de desenho, pinturas, fotografia, recursos digitais e costura.

 

Serviço

XII Multicom

Tema: “Começo Meio Começo”

Quando: dia 12 de agosto, a partir das 19h30; e dias 13 e 14 de agosto, a partir das 14h

Onde: câmpus sede da UEM

Programação e outras informações: podem ser acessadas por meio deste link 

*Texto redigido com a supervisão dos jornalistas da Assessoria de Comunicação Social (ASC)