Evento promove atrações culturais abertas ao público durante toda a semana; confira detalhes e programação
Está aberta a 8ª Semana de Artes (SAU) da Universidade Estadual de Maringá (UEM). A cerimônia de abertura do evento, na manhã desta segunda-feira (5), marcou o retorno da SAU após um hiato de duas décadas, bem como celebrou o início da 1ª Conferência de Cultura da UEM. A solenidade foi realizada no Auditório da Biblioteca Central (BCE).
Chancelada pelo Selo Ocupa UEM, a 8ª edição da SAU promove atrações artísticas e culturais gratuitas e abertas ao público ao longo de toda esta semana, até sexta-feira (9). O evento ocorre paralelamente à 1ª Conferência de Cultura da UEM, que visa aprovar o Plano de Cultura da UEM. Confira, ao fim da matéria, a programação completa da semana.
A iniciativa é organizada pela Diretoria de Cultura (DCU), vinculada à Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PEC), com apoio do Comitê Gestor Cultural da UEM.
A cerimônia de abertura da SAU contou com as presenças do reitor da UEM, Leandro Vanalli, da vice-reitora, Gisele Mendes, do pró-reitor de Extensão e Cultura (PEC), Rafael da Silva, do diretor de Cultura (DCU), André Rosa, e do secretário municipal de Cultura (Semuc), Paulo Schoffen, que compuseram a mesa de honra.
Ainda estiveram presentes pró-reitores, diretores de centros, chefes de departamento e coordenadores de curso da UEM, bem como demais professores, agentes universitários, estudantes, produtores culturais, convidados e profissionais da imprensa. A cerimônia de abertura também foi prestigiada por gestores culturais da Semuc e das universidades estaduais de Londrina (UEL), Ponta Grossa (UEPG) e do Paraná (Unespar).
A Orquestra de Câmara da UEM foi responsável pela atração cultural da solenidade, com a apresentação de quatro canções ao público. O conjunto, coordenado pelo professor Pedro Ludwig, foi aplaudido de pé pelos presentes.
A abertura foi seguida pela palestra “Artes e Cultura nas Instituições de Ensino Superior no Paraná: como ampliar redes de apoio, fomento e investimento?”, ministrada por Renê Wagner Ramos, assessor da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti).
Já durante o almoço, o Restaurante Universitário (RU) recebeu o encontro das baterias universitárias da UEM. No período da tarde, foram inauguradas exposições coletivas na Galerias Colchetes (Bloco A34) e na Galeria de Artes da BCE.
Orquestra de Câmara da UEM se apresentou na abertura da 8ª Semana de Artes da Universidade
“Viemos para ficar!”
A 8ª Semana de Artes da UEM conta com o lema “Viemos para ficar!”, que simboliza a retomada do evento após um hiato de 20 anos. Criada em 1995, a SAU teve sete edições até 2004.
O evento deste ano reúne atrações de música, teatro, cinema e artes plásticas, com a presença de artistas e produtores culturais de Maringá e região, Curitiba, Londrina, Ponta Grossa e Campo Mourão.
Em discurso aos presentes na cerimônia de abertura, o reitor, Leandro Vanalli, afirmou que a retomada da SAU faz parte de um movimento de abertura da UEM. “Essas ações são frutos de um plano que temos desde que assumimos a gestão: trazer a comunidade para dentro da UEM e levar a UEM para a comunidade. Retomar um evento após 20 anos exige muito trabalho de uma equipe qualificada, comprometida e conectada. E será o primeiro de muitos, porque nossa Universidade está pronta para apoiar mais iniciativas como essa, para que os estudantes sejam beneficiados pelos equipamentos culturais que temos à disposição”, projetou.
Já conforme a vice-reitora, Gisele Mendes, a realização da SAU representa a luta pela garantia do direito de acesso à cultura, assegurado pelo artigo 215 da Constituição Federal. “Cultura é coisa séria, e, no Brasil, nem sempre foi tratada assim. É importantíssimo que valorizemos a cultura tanto quanto valorizamos a ciência, porque cultura também é ciência, também tem método e também tem objeto. Cultura e arte são o que dignificam e produzem a essência do ser humano, então é muito importante que possamos fomentá-las”, declarou.
A mobilização de diferentes setores da UEM para o resgate da SAU foi destacada pelo pró-reitor de Extensão e Cultura, Rafael da Silva. “A Semana de Artes é um evento histórico para a UEM, para a PEC e para a DCU, e que estava abandonado há 20 anos. Temos que ocupar nossa Universidade, que é pública e gratuita, e dar vida a ela. Estamos caminhando, estamos tentando e estamos conseguindo. E vamos conseguir muito mais com o apoio de toda a comunidade da Universidade”, ressaltou.
Também responsável pela organização do evento, o diretor de Cultura da UEM, André Rosa, destacou que a retomada da SAU é um marco histórico para as diferentes Instituições de Ensino Superior (IES) do estado. “É uma alegria para a UEM no sentido de valorização das atividades artístico-culturais como ações fundamentais. E juntar a Semana de Artes à 1ª Conferência de Cultura da UEM é um pontapé inicial não só para nós, mas para que todas as universidades estaduais possam expandir esse entendimento de que arte e cultura são essenciais para todas as pessoas”, frisou.
Neste sentido, o secretário municipal de Cultura, Paulo Schoffen, colocou a Semuc à disposição da UEM para novas parcerias entre as instituições. “Fico feliz por estar aqui neste momento e comemorar esse ímpeto que a UEM tem em fazer as coisas acontecerem. Reforço que sempre contem com a Secretaria de Cultura, para que possamos ajudar a construir a política pública de cultura dentro da Universidade, e que ela seja cada vez mais forte”, apontou.
Memórias
A solenidade reservou, ainda, uma homenagem a professores e agentes universitários da UEM que ajudaram a construir a história da DCU. Os servidores aposentados Angela Mecking da Silveira, Aurilene Aparecida da Cruz Meneguetti, Daisa Marlene Poltronieri, Eduardo Fernando Montagnari, Pedro Carlos de Aquino Ochoa, Sueli Alves de Souza Lara e Tania Regina Machado receberam um certificado e um buquê de flores, em agradecimento às contribuições prestadas ao longo de décadas.
Servidores aposentados da DCU foram homenageados pela contribuição à cultura da UEM
A iniciativa faz parte do projeto Memórias DCU, que busca resgatar a história da diretoria. Todos os homenageados concederam entrevistas, em vídeo, sobre suas trajetórias junto às ações culturais na UEM. Os depoimentos completos podem ser conferidos no canal da DCU no YouTube.
Selo Ocupa UEM
A realização da 8ª Semana de Artes da UEM é mais uma ação integrante do Selo Ocupa UEM - Arte e Cultura. Lançado em setembro do ano passado, o selo é uma iniciativa da DCU que visa criar espaços acessíveis e públicos de ocupação da UEM com ações artísticas e culturais.
As iniciativas ocorrem em parcerias com outros órgãos e entidades públicos e promovem a atuação de artistas e agentes culturais dentro da UEM, com atrações abertas às comunidades interna e externa. Desde o ano passado, outras ações promovidas pela Universidade, como a Calourada 2024, o evento Hip Hop na Facul e o Arraiá da UEM, contaram com a chancela do selo.
Programação
Segunda-feira (05/08)
8h30- 0h - Apresentação da Orquestra de Câmara da UEM e Cerimônia de Abertura
Local: Auditório da BCE
10h - Palestra com Renê Wagner Ramos (Seti/PR): “Artes e Cultura nas Instituições de Ensino Superior no Paraná: como ampliar redes de apoio, fomento e investimento?”
Local: Auditório da BCE
12h15 - Encontro das Baterias Universitárias da UEM
Local: Restaurante Universitário
14h - Inauguração da exposição coletiva na Galerias Colchetes
Local: Galeria - Colchetes - Bloco A34
15h - Inauguração da exposição coletiva na Galeria de Artes da Biblioteca Central
Local: Galeria da BCE
16h - Apresentação do Coro do Curso de Graduação de Música da UEM
Local: Auditório da BCE
19h30 - Pocket Show de Rap: Mc Sol (Sarandi/PR)
Local: Encontro das Artes
21h - Espetáculo Teatral “Lori Lamby é uma banana!” - Nana Motta (Londrina/PR)
Local: Teatro Universitário de Maringá
Terça-feira (06/08)
8h30-12h - Fórum da 1ª Conferência de Cultura da UEM
Local: Auditório da BCE
12h15 - Preces antes de dormir - zines musicais - Nina Ferreira
Local: Saguão da BCE
14h - Exibição de curta-metragem “Ressurgido” - Ribamar Nascimento
Local: Auditório da BCE
15h - I Mostra de Videoarte da UEM
Local: Auditório da BCE
17h - Vivência Ballroom - Encruzilhadas de CUNT - Ballroom Londrina (Londrina/PR)
Local: Sala 7, Bloco A34
18h30 - Espetáculo Cênico Musical “Opereta Forrobodó” e DUO Castro Ruivo
Local: Teatro Universitário de Maringá
20h - Apresentação Musical do Coro Escola Universitário da UEM
Local: Auditório da BCE
Quarta-feira (07/08)
8h30-12h - Fórum da 1ª Conferência de Cultura da UEM
Local: Auditório da BCE
12h15 - Apresentação Musical “CDMachos”
Local: Restaurante Universitário
14h - Apresentação Musical “Monólogo dos Períodos” - Lucas Higashi
Local: Auditório da BCE
15h - Exibição da Coleção de filmes na Mostra de Cinema e Audiovisual do 1° Festival de Artes e Cultura da UNESPAR (Festar) (Curitiba/PR)
Local: Auditório da BCE
18h - Apresentação Musical “O Segredo de Caelia: Em uma casca de noz, coletânea” - Bruno Ozen e Intervenção artística “De perto ninguém é normal” - Daniel Macedo Lanes (Sarandi/PR)
Local: Saguão da BCE
19H30 - Cine UEM: Exibição do filme “Toxic Amazônia” (2011)
Local: Auditório da BCE
21h - Espetáculo Teatral “Aquele que diz sim, aquele que diz não” - Grupo Trapos (Campo Mourão/PR)
Local: Teatro Universitário de Maringá
Quinta-feira (08/09)
8h30-12h - Fórum da 1ª Conferência de Cultura da UEM
Local: Auditório da BCE
12h15 - Música Instrumental - Tangram Jazz Trio
Local: Saguão da BCE
14h - Palestra com Alan Gaitarosso “Acessibilidade nas Artes: um caminho para a inclusão cultural”
Local: Auditório da BCE
16h - Espetáculo Teatral ”Coro dos Maus Alunos” - ETTE: Entre Escola no Teatro e o Teatro na Escola.
Local: Teatro Universitário de Maringá
18h - Apresentação musical “O violão por si só” - Paulo Pereira e intervenção artística “Arte é ativismo” - Loui e Chay (Curitiba/PR)
Local: Saguão da BCE
19h30 - Concerto da Orquestra de Câmara da UEM em comemoração aos 55 anos do Instituto de Línguas da UEM
Local: Auditório da BCE
21h - Concerto da Orquestra de Flautas da UEM
Local: Auditório da BCE
Sexta-feira (09/08)
8h30-12h - Fórum da 1ª Conferência de Cultura da UEM
Local: Auditório da BCE
12h15 - Apresentação musical - Brian Oblivion e seus rádios Custódios
Local: Restaurante Universitário
14h-19h - 4º Encontro de Povos Indígenas - Darcy Dias de Souza
14h - Mesa redonda com Kreta Kaingang e lideranças das terras indígenas: Ivaí - Povo Kaingang, Apucaraninha - Povo Kaingang e Ywy Porã - Povo Guarani Nhandewa
Local: Auditório da BCE
14h-19h - Feira de Trocas de Cestas Kaingang por alimentos não perecíveis
Local: Estacionamentos da BCE e RU
15h - Mostra infantil de filmes indígenas
Local: Auditório da BCE
16h-17h - Revitalização de espaços de circulação e convivência na UEM: ReViva na UEM e plantio de mudas indígenas
Local: Entorno do RU
17h-18h - Oficina de Grafismos indígenas com Júlia Lourenço Guarani Nhandewa e Aléxia Gaven Kaingang
Local: Estacionamento do RU
17h-22h - Feira de artes e artesanatos
Local: Estacionamentos da BCE e RU
17h30-22h - Festa de Encerramento - Estacionamento da BCE
17h30-18h - Pocket show “Vida Leve Vida” - Juh Fragoso e banda (Curitiba/PR)
18h-19h - Show “Treta de Departamento” - Banda de rock Nic Vigarista (Londrina/PR)
19h-19h45 - Show Ponto de Samba
20h-22h - Discotecagem com noite RGB