Dignitá edit 2

Iniciativa de estudantes promove reutilização de lonas vinílicas para geração de renda a paratletas maringaenses

A Universidade Estadual de Maringá (UEM) tem um finalista na 3ª edição do Handover, programa de pré-aceleração da Rede Enactus Brasil. O Projeto Dignitá, vinculado ao Enactus UEM, foi selecionado entre as cinco melhores iniciativas desta edição, que recebeu inscrições de todo o Brasil.

O projeto foi selecionado após apresentar seus resultados a uma banca de empresários e investidores no “pré-demoday” do evento, realizado em Ribeirão Preto-SP, no final de abril. A final do Handover ocorrerá entre os dias 17 e 19 de julho, durante o Evento Nacional da Enactus Brasil, em São Paulo-SP. O projeto campeão receberá um investimento de R$ 10 mil.

Desenvolvido por estudantes de diferentes departamentos da UEM, o Dignitá promove o empoderamento de paratletas da associação Kings Maringá, aumentando a renda dessa comunidade por meio da venda de produtos feitos com a reutilização de lonas vinílicas. As ações englobam os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Além do impacto social, a participação no projeto permite que os estudantes apliquem conhecimentos teóricos à prática, por meio da utilização de estratégias de negócios, como modelagem, gestão financeira, vendas, marketing, formalização e pitch.

A diretoria do Dignitá aproveitou o resultado para agradecer o esforço de toda a equipe integrante do projeto, assim como o apoio da Universidade e das empresas e instituições parceiras.

Enactus UEM

O Dignitá é só uma das iniciativas desenvolvidas pelo projeto de extensão Enactus UEM. Vinculada ao Departamento de Teoria e Prática da Educação (DTP) da Universidade, a iniciativa integra a rede Enactus, uma organização estudantil mundial sem fins lucrativos que promove projetos de caráter empreendedor social desenvolvidos por estudantes de ensino superior.

O projeto tem como objetivo desenvolver habilidades empreendedoras nos estudantes de graduação e pós-graduação da UEM. Os participantes identificam, propõem, desenvolvem e avaliam projetos que possam transformar vidas de pessoas em situação de vulnerabilidade e moldar um mundo melhor, por meio do empreendedorismo social. A coordenação fica a cargo da professora do DTP Leila Pessôa da Costa e do professor do Departamento de Engenharia Civil (DEC) Álvaro Phillipe Tazawa Delmont Pais.