jornada paranaense ciencias criminaisEvento acontece de 19 a 22 de junho; submissão de trabalhos segue até 21 de maio e inscrições até 12 de junho

Estão abertas as inscrições e a submissão de trabalhos acadêmicos para a II Jornada Paranaense de Ciências Criminais (JPCC), que será realizada de 19 a 22 de junho, no anfiteatro Darcy Ribeiro, do Centro Universitário Ingá (Uningá). De acordo com o organizador do evento, Centro Acadêmico Horácio Raccanello Filho (CAHRF), do curso de Direito da UEM, a JPCC é dedicada à ampliação e difusão dos estudos no âmbito do Direito Penal e Criminal, sendo destinada a acadêmicos e profissionais do Direito. 

A submissão de trabalhos acadêmicos deve ser feita até o dia 21 de maio neste link e as inscrições para o evento até o dia 12 de junho pelo site oficial da JPCC

Até o momento, estão confirmados para a segunda edição os seguintes palestrantes: Ivan Mizanzuk, professor e jornalista investigativo, conhecido pelo podcast "O Caso Evandro", que levou a revisão criminal e absolvição de quatro acusados do processo; Francisco Silveira Benfica, perito médico-legista e professor de Medicina Legal no Curso de Direito da Unisinos; e Luana Davico, delegada de polícia do Distrito Federal, entre outros juristas de renome na área. 

A programação conta com palestras, capacitações e cursos sobre criminologia, processo penal, perícia criminal, medicina legal, entre outros, ministrados por renomados especialistas da área, além de apresentação de trabalhos científicos relacionados à área das ciências criminais. 

“É de extrema importância a realização desse evento para a comunidade acadêmica pois, durante o período da faculdade, não temos contato aprofundado com essas matérias. Sendo assim, os temas debatidos na JPCC são essenciais para uma boa formação”, frisa Enaira Camile de Souza Silva, estudante de Direito da UEM e membro da Comissão Organizadora do evento. 

Além de reunir os renomados profissionais das ciências criminais do País, a jornada tem por objetivo a promoção do conhecimento científico ativo, através da disseminação da pesquisa acadêmica. Os interessados podem submeter até dois trabalhos na modalidade resumo expandido, sendo permitido a coautoria em até três autores. Os eixos temáticos a serem tratados são: dogmática penal e política criminal; criminologia, cultura punitiva e crítica filosófica; e processo penal e Estado democrático de direito. 

Com a avaliação de renomada banca de pareceristas especialistas na área das ciências criminais de diversas universidades, todos os anais dos trabalhos serão posteriormente publicados no site oficial do evento, bem como haverá a emissão de certificados de apresentação. 

Segundo os organizadores, também será fornecido aos participantes certificado de 50 horas de Atividades Acadêmicas Complementares (AAC) para quem cumprir, ao menos, 75% da carga horária do evento, sendo realizado credenciamento e posterior coleta de presença na entrada de cada um dos períodos. 

Os estudantes que ingressaram na UEM como cotistas podem se inscrever com desconto na taxa de inscrição. Os ingressos para essa categoria são limitados a quantidade determinada para este lote específico. No momento da inscrição, é necessário anexar um documento que comprove a entrada pelo sistema de cotas, sob pena de posterior cancelamento da inscrição, se não atender esse requisito.  

Realização: O Centro Acadêmico do curso de Direito da Universidade Estadual de Maringá (UEM), denominado Horácio Raccanello Filho (CAHRF), é um dos mais tradicionais, resistindo desde 1966 e tendo surgido no mesmo ano do curso na instituição. Atualmente é gerido pela Gestão RUPTURA! (2022-23) 

SERVIÇO

II Jornada Paranaense de Ciências Criminais

Quando: 19 a 22 de junho de 2024

Onde: Uningá - Anfiteatro Darcy Ribeiro - Rod. PR 317, 6.114 - Parque Industrial 200, Maringá - PR

Submissão de trabalhos: até 21 de maio neste link

Inscrições: até 12 de junho pelo site do evento

Mais informações: e-mail: cahrf@uem.br / Instagram: @jornadacienciascriminais / WhatsApp: (44) 99914-5509