lancamento pr faz ciencia 4

A assinatura do termo de cooperação ocorreu na abertura da 5ª Conferência Regional Sul C,T&I, em Curitiba

Galeria de fotos

O lançamento da 4ª Edição o Paraná Faz Ciência foi um dos pontos altos da abertura da 5ª Conferência Regional Sul de Ciência, Tecnologia e Inovação. O evento teve início nesta quinta-feira (25).

A cerimônia contou com a presença do secretário de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Inácio Arruda; do secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná (SETI), Aldo Bona, do presidente da Fundação Araucária, Ramiro Wahrhaftig e da diretora geral da Secretaria de Estado da Inovação, Modernização e Transformação Digital do Paraná (SEI), Jéssica Ieger.

Os representantes do Paraná assinaram o termo de cooperação com o reitor da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Leandro Vanalli. A Instituição maringaense vai sediar o evento, entre os dias 7 e 11 de outubro.

PARANÁ FAZ CIÊNCIA

Assim como a Conferência tem importância para a C,T&I em nível nacional, o Paraná Faz Ciência é um evento anual, com peso para o cenário científico e de inovação paranaense.

A programação é organizada pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) e pela Fundação Araucária com o apoio das Instituições Estaduais de Ensino Superior (IEES). A iniciativa faz parte da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. A versão paranaense ganhou este nome específico porque quer mostrar à sociedade que o Paraná faz ciência, sim, e de qualidade.

Em 2024, a UEM vai sediar a programação. Segundo o reitor, “é um privilégio ter a oportunidade de lançar o evento na Conferência que reúne os maiores expoentes da ciência da região Sul. “O Paraná Faz Ciência vai fazer da UEM o centro da ciência e tecnologia do Paraná, integrando a Semana Nacional da área. Faço convite a toda a comunidade científica e de estudantes para conhecer a ciência, a tecnologia e o ensino superior oferecidos pelas nossas Universidades”, convidou Vanalli.

A programação do evento na UEM ainda está em construção. O pró-reitor de Extensão e Cultura da UEM, Rafael da Silva, responsável pelo planejamento e execução, disse que há pelo menos quatro meses os preparativos começaram e que este momento da Conferência marca a liberação dos recursos que vão permitir pensar na dimensão do que a Universidade de Maringá vai oferecer em outubro.

Silva, no entanto, adiantou que, ainda neste mês, vai ser traçado o croqui da estrutura dos estandes do evento e que estão previstas algumas novidades. “Teremos encontros de museus, trazidos por meio de uma proposta do Mudi [Museu Dinâmico Interdisciplinar da UEM]; um evento junto com o CREA-PR, que fechamos hoje, aqui, em Curitiba; e vamos criar uma oportunidade de diálogo com pessoas das comunidades indígena e quilombola para valorizar os saberes tradicionais”, detalhou o pró-reitor.

O tema do evento Paraná Faz Ciência edição 2024 será: Cultura, Diversidade, Saberes, Inovação e Sustentabilidade.

Com informações da Seti.