Faubai Conference 2024 1

Evento reuniu participantes de todo o mundo em sessões de comunicação de trabalhos acadêmicos e relatos de experiências

A Universidade Estadual de Maringá (UEM), por meio do Escritório de Cooperação Internacional (ECI), marcou presença na Conferência 2024 da Associação Brasileira de Educação Internacional (FAUBAI), sediada em São Paulo de 20 a 24 de abril, com o tema "Convidando para uma nova jornada". Renato Leão, coordenador do ECI, e a vice-reitora Gisele Mendes representaram a instituição neste evento.

A presença da equipe do ECI na conferência foi extremamente produtiva, permitindo à UEM destacar suas iniciativas de internacionalização. A FAUBAI é um evento de alcance global, congregando participantes de várias nacionalidades em sessões de apresentação de trabalhos acadêmicos e compartilhamento de experiências, além de contar com estandes de representantes governamentais e institucionais.

faubai 2

Durante o evento, o ECI estabeleceu contatos com representantes de universidades parceiras, com as quais a UEM tem colaborado, e também identificou potenciais novas parcerias em países como Itália, Portugal, Irlanda, Espanha, Canadá, França e Macau. Renato Leão participou de um encontro com representantes das universidades de Melbourne e do estado de Victoria, na Austrália, com a perspectiva de apoiar essa parceria através de recursos da Fundação Araucária e das instituições australianas.

Na parte científica do evento, a equipe do ECI apresentou oito trabalhos relacionados às iniciativas de internacionalização. A vice-reitora Gisele Mendes participou do Presidents' Day, um dia dedicado aos reitores.

Sobre: A FAUBAI, fundada em 1988, reúne gestores e responsáveis por assuntos internacionais de mais de 200 instituições de ensino superior brasileiras. Nesta conferência, os participantes discutiram temas relacionados à internacionalização e estabeleceram contatos com universidades de todo o mundo, que divulgaram suas atividades por meio de embaixadas, consórcios de universidades, agências de intercâmbio, instituições de pesquisa e escritórios de governos internacionais.