img1 efuem editadapng

Promovido pela Pró-Reitoria de Ensino, evento terá atividades presenciais com transmissão para os câmpus regionais

A Universidade Estadual de Maringá (UEM) realiza, entre 8 e 10 de maio, o Encontro de Formação Continuada para Docentes da UEM (Efuem) – Edição 2024. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas até 5 de maio, por meio do site oficial do encontro. A organização fica a cargo da Pró-Reitoria de Ensino (PEN), em parceria com a Diretoria de Ensino de Graduação (DEG).

Podem participar docentes de todos os departamentos e câmpus da UEM. As atividades serão realizadas nos blocos B-33 e C-34 do câmpus sede, mas o evento terá transmissão on-line para os professores dos câmpus regionais, via canal do Núcleo de Educação à Distância (Nead/UEM) no YouTube. O link de acesso será disponibilizado no site do evento.

Com o tema "Os desafios da docência na contemporaneidade", o Efuem promoverá discussões sobre o papel da ação docente no ensino superior. Serão abordadas questões políticas, didáticas e metodológicas que perpassam o processo de planejamento, execução e avaliação dessa etapa formativa.

Os debates terão a participação de docentes da UEM e de outras instituições, como a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), a Universidade Federal Fluminense (UFF), a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e a Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (Unesp).

Além de palestras e mesas-redondas no Auditório do Bloco B-33, a programação inclui 11 oficinas, que serão realizadas no Bloco C-34. Cada inscrito poderá participar de até duas oficinas.

Também está prevista, no hall do Bloco B-33, uma exposição de pôsteres elaborados pelos professores. As produções podem ser submetidas até 5 de maio e deverão contemplar propostas diferenciadas, abordadas em sala de aula, em qualquer área do ensino superior. No encerramento do evento, em 10 de maio, também haverá um espaço para relatos e debates de experiências dos docentes de diferentes centros de ensino da UEM.

A programação completa e mais informações podem ser consultadas no site do Efuem. O evento oferece certificado de participação, com carga horária de 24h. Em caso de dúvidas, é possível entrar em contato com a PEN pelos telefones (44) 3011-4240 e (44) 3011-4139.