Projetos buscam promover ações que conscientizem sobre um ambiente sustentável para futuras gerações
Em comemoração ao Dia Internacional da Mãe Terra, mais conhecido como Dia da Terra, celebrado nesta segunda-feira (22), a Universidade Estadual de Maringá (UEM) relembra a importância do desenvolvimento de ações e projetos que atendam aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
O dia 22 foi adotado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2009 com o objetivo de promover no mundo a consciência ambiental e o desenvolvimento sustentável. Os ODS representam um plano de ação global composto por 17 objetivos e 169 metas a serem atingidos até 2030 para erradicação da pobreza, promoção da educação de qualidade, proteção do meio ambiente, energia, água e saneamento, mudança do clima, cidades sustentáveis, proteção e uso sustentável dos oceanos e dos ecossistemas terrestres, entre outros.
A UEM foi contemplada pelo Instituto de Responsabilidade Social da Associação Comercial e Empresarial de Maringá (Acim) com o Selo ODS Ouro, em 2022 e 2023. Ela também conquistou o Selo Social de Maringá - Ciclo 2023 com a apresentação de 17 projetos. O Hospital Universitário Regional de Maringá (HUM) recebeu o Selo ODS Prata em 2022 e conquistou o Selo ODS Ouro em 2023.
O “Relatório Sustentabilidade 2023: Ações da Universidade Estadual de Maringá para atingir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU”, lançado em janeiro deste ano, destaca iniciativas, projetos de pesquisa e de extensão que atenderam aos três âmbitos da sustentabilidade: social, econômico e ambiental.
O reitor da UEM, Leandro Vanalli, enfatiza que “o expressivo número de projetos de pesquisa e de extensão que temos conectados com a agenda ODS atestam o compromisso da UEM com os desafios ambientais que ameaçam o futuro do planeta, com o respeito aos limites do meio ambiente e sua preservação para as futuras gerações”.
Futuro
O presidente do Comitê Gestor Ambiental (CGA) da UEM, Rodrigo Camilo, compartilha que, para o ano letivo de 2024, algumas das iniciativas e metas a serem atendidas são: o aumento da taxa de reciclagem nos departamentos e áreas comuns; promoção de campanhas de conscientização sobre redução do uso de plásticos descartáveis e a coleta seletiva; ampliação dos programas educacionais sobre sustentabilidade e desenvolvimento de projetos de preservação de áreas verdes dos câmpus, por meio de parcerias com instituições e grupos locais.
Entre os desafios a serem enfrentados, Camilo aponta a participação ativa dos membros da comunidade acadêmica, a distribuição de recursos em meio a outras demandas financeiras e a adaptação às mudanças climáticas que requerem planejamento. “Estamos comprometidos em enfrentar esses desafios e continuar avançando em direção a uma universidade mais sustentável e responsável, trabalhando em colaboração com toda a comunidade acadêmica e parceiros externos”, finaliza o presidente do CGA.
Projetos de Extensão
Segundo levantamento realizado, Universidade possui cerca de 381 projetos de extensão em andamento que atendem a alguns dos 17 ODS. Entre eles, destacamos:
-
SOS Águas do Norte Paranaense: Redes de Pesquisa e Extensão
ODS 3 - Saúde e Bem Estar
ODS 4 - Educação
ODS 6 - Água Limpa e Saneamento
ODS 11 - Cidades e Comunidades Sustentáveis
ODS 14 - Proteger a vida marinha
ODS 17 - Parcerias e meios de implementação
-
Rede Pólen pelo Clima: Pesquisa-ação colaborativa com ênfase na Educação ambiental e Mudanças Climáticas
ODS 3 - Saúde e Bem Estar
ODS 4 - Educação
ODS 7 - Energias Renováveis
-
Logística reversa e coleta seletiva: aprendendo com o Juca, mascote do MUDI, sobre sustentabilidade
ODS 3 - Saúde e Bem Estar
ODS 4 - Educação
ODS 6 - Água Limpa e Saneamento
ODS 8 - Trabalho Decente
ODS 11 - Cidades e Comunidades Sustentáveis
ODS 12 - Consumo e Produção Responsáveis
-
Enactus UEM
ODS 4 - Educação
ODS 6 - Água Limpa e Saneamento
ODS 10 - Redução da Desigualdade
*Texto redigido com a supervisão dos jornalistas da Assessoria de Comunicação Social (ASC)