https cdn.evbuc.com images 740129579 155268963452 1 original

Debate abordará questões sobre a internacionalização da educação superior e a geopolítica da América Latina

O professor da Universidade Estadual de Maringá (UEM) e pesquisador visitante do Institute of Education da University College London, Mário Azevedo, ministrará o seminário “Educação Superior, Produção de Conhecimento e Geopolítica na América Latina” na University College London, no dia 22 de abril, em Londres.

Acompanhado do professor Gustavo Fischman, da Arizona State University, dos Estados Unidos, e do professor Tristan McCowan, da University College London, será discutido como o ensino superior está ligado à geopolítica da América Latina, com foco na internacionalização do ensino superior e na publicação acadêmica.

Serão discutidas questões sobre o papel fundamental que o ensino superior tem desempenhado na diplomacia do conhecimento e como a América Latina possui elevados níveis de privatização e uma história de injustiças coloniais e neocoloniais, ao mesmo tempo que apresenta fortes iniciativas democráticas, solidariedade internacional e defesa da esfera pública.

O professor da UEM abordará a importância da circulação internacional das ideias para o avanço do conhecimento e que este processo deve acontecer respeitando os princípios de respeito mútuo, solidariedade e interculturalidade. Ele afirma que o seminário contribui para a projeção internacional da universidade “estaremos dando continuidade a algo que a UEM, em várias áreas do conhecimento, já vem fazendo há muito tempo: a internacionalização da educação superior e a execução de projetos com parceiros situados para além de nossas fronteiras”.

Azevedo é doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (USP), com período sanduíche na França, mestre em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), graduado em História pela UEM e pesquisador do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico (CNPq). Foi vice-reitor da UEM (2006-2010), diretor do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH) (2004-2006) e chefe do Departamento de Fundamentos da Educação (DFE) (2002-2004).

*Texto redigido com a supervisão dos jornalistas da Assessoria de Comunicação Social (ASC)