Leibniz

Inscrições podem ser realizadas por e-mail ou presencialmente no local, no dia 17 de abril, data de início do evento

O Programa de Pós-Graduação em Filosofia (PGF) da Universidade Estadual de Maringá (UEM) realizará, entre os dias 17 e 19 de abril, o Primeiro Encontro GT Leibniz. O evento ocorrerá no auditório do bloco H-35.

O GT Leibniz é um grupo de trabalho da Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia (ANPOF), que reúne pesquisadores dedicados aos estudos do filósofo alemão Gottfried Wilhelm Leibniz, da virada do século XVII para o XVIII.

O objetivo do encontro é promover a discussão e apresentação dos resultados de estudos, livros e traduções, contribuindo assim para a análise, tradução e divulgação das ideias desse filósofo e de seu contexto histórico no âmbito da língua portuguesa.

O evento é gratuito e aberto a todos os interessados em Filosofia Moderna, especialmente aos alunos de graduação e pós-graduação. As inscrições podem ser realizadas pelo e-mail sec-pgf@uem.br ou presencialmente no local, no dia 17 de abril, data de início do encontro.

Dia 17/04 (quarta-feira) – Bloco H-35

14h – Abertura

Mesa redonda: “A causa na filosofia” - professor Max Rogério Vicentini (UEM) e a professora Patrícia Coradim Sita (UEM)

16h - Palestra: “Newton, Leibniz e o espaço absoluto” - professor Daniel Gardelli (UEM)

Dia 18/04 (quinta-feira) – Bloco H-35

10h – O conceito de mônada em Leibniz e Husserl – professor Ezequiel Rodrigues Barbosa (UFMG)

10h30 – Mal metafísico: a passagem de privação para limitação como solução lógica para a

natureza do mal – professora Lorraynne Bezerra Freitas (UFG)

14h – Palestra: “Felicidade e inquietude em Leibniz” - professora Celi Hirata (UFSCar)

15h – Palestra: “Reflexão, consciência de si e razão na Monadologia” - professor Edgar da Rocha Marques (UERJ)

16h – Palestra: “Ordem e entropia em Leibniz” - professor Cristiano Bonneau (UFPB)

Dia 19/04 (sexta-feira) – Bloco H-35

10h – Continuidade e força em Leibniz – professora Daisy Aparecida Poltronieri (UNICAMP)

10h30 – O simbolismo matemático do infinito em Nicolau de Cusa e Leibniz - professor William D. Sversutti (UEM)

14h – Palestra: “Leibniz e os Elementos de Euclides” - professor Jorge Alberto Molina (UERGS)

15h – Palestra: “Leibniz e as mulheres” - professor Ulysses Pinheiro (UFRJ)

16h – Palestra: “Espaço, tempo e movimento em Leibniz” - professora Vivianne de Castilho Moreira (UFPR)

Sobre: Gottfried Wilhelm Leibniz foi um proeminente polímata e filósofo alemão, figura central na história da Matemática e Filosofia. Sua realização mais notável foi conceber as ideias de cálculo diferencial e integral, independentemente dos desenvolvimentos contemporâneos de Isaac Newton.