WhatsApp Image 2024 04 05 at 09.58.37 1

Em sessão ordinária nesta terça-feira (2), Câmara de Vereadores aprovou concessão de título a Ednaldo Michellon

Professor do Departamento de Agronomia (DAG) da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Ednaldo Michellon será cidadão benemérito de Maringá. A homenagem foi aprovada pela Câmara de Vereadores em sessão ordinária realizada nesta terça-feira (2).

A aprovação teve 11 votos favoráveis e uma abstenção. O diploma oficial de cidadão benemérito será concedido ao professor em outra sessão solene, ainda neste ano. O projeto de lei tem autoria da vereadora Ana Lúcia Rodrigues (PDT).

Há quase 40 anos em Maringá, Ednaldo Michellon foi homenageado por sua atuação junto à população maringaense nas áreas de extensão rural, agricultura urbana e cultivos orgânicos. Além de professor do DAG, ele é coordenador estadual do Programa Paraná Mais Orgânico (PMO), sendo também responsável pelo núcleo UEM do programa, que auxilia produtores rurais paranaenses a obterem a certificação orgânica.

Na Universidade, Michellon também coordena o Centro de Referência de Agricultura Urbana e Periurbana (CerAUP/UEM), que apoia a criação de hortas comunitárias urbanas na Região Metropolitana de Maringá (RMM).

“De fato é uma emoção muito grande, porque é o coroamento de um trabalho de muitos anos, sempre envolvido com algum tipo de desenvolvimento, sobretudo o desenvolvimento sustentável. Nessa linha, eu fico extremamente feliz, porque combati o bom combate, completei a carreira e guardei a fé. É uma recompensa muito grande pelo trabalho que desenvolvemos em ensino, pesquisa e extensão, principalmente a extensão rural”, comemorou o professor.

Currículo

Engenheiro agrônomo graduado pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Ednaldo Michellon é professor do DAG/UEM desde 1990. Tem mestrado em Economia pela UEM (1997) e doutorado em Ciências Econômicas pela Universidade de Campinas (Unicamp) e pela Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos (2002). Também atua como professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências Econômicas (PCE) da UEM.

Coordenador estadual do PMO, Michellon também é responsável pelo núcleo UEM do programa, além de coordenar o CerAUP/UEM, o Projeto de Extensão Rural e a Rede de Rede de Dinamização das Feiras da Agricultura Familiar (RediFeira/UEM). Anteriormente, já foi coordenador do curso de Agronomia da UEM e chefe do Núcleo Regional de Maringá do Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento do Paraná (Seab).