2024 04 05 Posse nova diretoria NEAD e ASC 13Docente Fabiane França, do DTP, é a nova diretora do Nead; na foto, ao lado do reitor, Leandro Vanalli, e da vice-reitora, Gisele Mendes

Galeria de Imagens

Na manhã desta sexta-feira (5), a professora Fabiane Freire França, do Departamento de Teoria e Prática da Educação (DTP), assumiu a direção do Núcleo de Educação a Distância (Nead), em cerimônia de posse realizada no Gabinete da Reitoria (GRE) da Universidade Estadual de Maringá (UEM). O professor José Ricardo Penteado Falco, que deixa o cargo, permanecerá como coordenador geral da Universidade Aberta do Brasil (UAB) da UEM. 

O reitor da UEM, Leandro Vanalli, agradeceu a disponibilidade de França em assumir o cargo e apontou a importância do exercício de cargos públicos para servir a sociedade. “O servidor público tem uma função nobre de servir à população, e as pessoas precisam muito da universidade pública. Nossa missão é essa, não somos o cargo, estamos nele e devemos dar o melhor de nós, com a benção da saúde, inteligência e sabedoria que Deus nos concede. Muitas vezes não conseguimos aquilo que planejamos na hora que queremos. Mas tudo exige planejamento e tomada de decisão. Agradeço a parceria e comprometimento com a UEM e conte comigo.” 

A vice-reitora da UEM, Gisele Mendes, esteve presente na solenidade e manifestou agradecimentos à nova diretora do Nead. "Sabemos do grande desafio que está assumindo, mas temos plena confiança no seu trabalho. Embora esteja chegando na UEM, você é filha da casa, com graduação e pós nesta Universidade. Se somos eleitas para um cargo, é porque confiam na gente. Tenho certeza de que irá fazer um excelente trabalho e conte sempre com a reitoria." 

França agradeceu a indicação para o cargo e frisou estar contente em poder retornar para a UEM e, neste cargo, retribuir todo o conhecimento adquirido na própria Universidade. “Eu me formei na UEM, fiz graduação em Pedagogia, mestrado em Educação, doutorado em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPE) e a minha primeira experiência no ensino superior foi como tutora EAD no Nead, de 2006 a 2016. Foram dez anos com experiência como tutora. Então, quando recebi o convite, pensei na possibilidade de expandir a formação continuada para vários locais, pois é algo que eu defendo muito. Quero contribuir com essa experiência que eu tenho, voltada à formação docente, que foi fruto da pós-graduação em Educação aqui na UEM. O Nead fez um trabalho incrível com o professor José Ricardo e a ideia é continuar o trabalho em conjunto com ele.” 

Após sua formação na UEM, França assumiu como professora temporária, em 2009, na Universidade Estadual do Paraná (Unespar), câmpus de Campo Mourão, e, em 2010, passou no concurso e se efetivou como docente. Na Unespar, exerceu alguns cargos de gestão, sempre trabalhando nas frentes de ensino, pesquisa, extensão e gestão. De 2021 até o início de 2024, França foi diretora de Direitos Humanos da Pró-Reitoria de Políticas Estudantis e Direitos Humanos da Unespar. 

“Eu quero acrescentar que a Universidade Pública muda a vida das pessoas. Acredito muito nisso, porque ela mudou a minha vida. Foi a Universidade Pública que me possibilitou ocupar espaços que jamais eu imaginava que eu iria ocupar. E é por meio dela que a gente aprende, tem consciência para a formação humana, para poder contribuir para que as pessoas sejam mais humanas. E é isso que eu pretendo fazer também nessa gestão”, concluiu França.

Além do reitor e vice-reitora, prestigiaram a cerimônia de posse, a chefe de gabinete, Maria Luisa Furlan Costa; pró-reitor de Ensino (PEN), Marcos Vinícius Francisco; diretora do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH), Nilsa Sanches Tessaro Leonardo; diretora-adjunta do CCH, Erica Fernandes Alves; diretora de Ensino de Graduação (DEG), Mariana Moran Barroso; diretor de Assuntos Acadêmicos (DAA), Hugo Alex da Silva e assessora de Projetos e Programas (APP), Heloisa Toshie Irie Saito.