Livro arte edit

As enfermeiras do Serviço e da Comissão de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes do Hospital Universitário de Maringá (HUM) – SIHDOTT/CIHDOTT, da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Rosane Almeida de Freitas e Ellen Catarine Cabianchi, estiveram presentes no evento de lançamento do livro “Treinamento de Enfermagem em Unidade de Terapia Intensiva”, realizado durante o 1º Simpósio de Atualização em Enfermagem em Terapia Intensiva organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem em Saúde do Adulto (Proesa) da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (EE-USP).

Elas foram responsáveis pela elaboração do capítulo 14: “Assistência de Enfermagem ao Paciente em Morte Encefálica e Família”, em parceria com enfermeiros da EE-USP, doutorando Rafael Rodrigo da Silva Pimentel e o professor Marcelo José dos Santos. A edição do livro foi conduzida pelas professoras Camila Lima e Lilia de Souza Nogueira e a publicação ficou a cargo da Editora Manole.

Este compêndio, composto por 17 capítulos, foi cuidadosamente elaborado por profissionais enfermeiros, outros profissionais membros da equipe multidisciplinar e alunos de pós-graduação. Ele aborda temas contemporâneos e pertinentes relacionados à assistência de enfermagem ao paciente crítico.

Cada capítulo, enriquecido com estudos de caso, adota uma abordagem que utiliza a pedagogia da problematização, oferecendo também atividades práticas que permitem aos leitores imergir em situações reais frequentemente encontradas na prática clínica, promovendo um pensamento crítico embasado em evidências científicas.

Para a coordenadora do SIHDOTT/CIHDOTT do HUM, Rosane Almeida de Freitas, a participação na elaboração deste livro foi uma experiência enriquecedora, proporcionando uma integração de forma harmoniosa entre a área assistencial e acadêmica. Além disso, ela expressou sua satisfação em poder divulgar o trabalho realizado pelo Serviço de Doação de Órgãos e Tecidos do Hospital Universitário Regional de Maringá, vinculado à Universidade Estadual de Maringá, a Central Estadual de Transplantes (CET), integrante da estrutura da Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (Sesa), e a Organização de Procura de Órgãos da Macrorregião Noroeste do Paraná (OPO), vinculada à 15ª Regional de Saúde de Maringá do Paraná.

A participação neste projeto teve o apoio da equipe gestora do HUM: a professora e superintendente, Cremilde Aparecida Trindade Radovanovic, a diretora de Enfermagem, enfermeira Maria Cristiana Pereira Farias Pinto e o diretor administrativo, José Farias Pinto.