edit CUIDAR DO OUTRO 1 1

Evento ocorre nesta quarta-feira (27), a partir das 13h30; condução será da palestrante Júlia Jalbut

Como cuidar do outro sem se perder de si? A saúde do familiar cuidador é tema de uma palestra promovida pela Universidade Aberta à Terceira Idade (Unati), da Universidade Estadual de Maringá (UEM), nesta quarta-feira (27).

Gratuito e aberto a toda a comunidade, o evento ocorre das 13h30 às 15h30, no Auditório da Unati, no Bloco A-38 do câmpus sede da Universidade. Os interessados devem fazer inscrição por meio de um formulário on-line, até o horário de início do evento.

Denominada “Cuidar do outro sem se perder de si: a importância de olhar para o familiar cuidador”, a palestra será ministrada pela professora e escritora Júlia Jalbut. Segundo a organização, o evento será uma tarde de conversas sobre desafios e oportunidades que integram a experiência de cuidar.

Além da apresentação de informações teóricas, serão incentivadas trocas de conhecimentos entre o público e a realização de atividades práticas. Para os membros da comunidade acadêmica, a participação no evento oferece certificado de 2h.

Palestrante

Júlia Jalbut é graduada em Comunicação e Artes do Corpo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e pós-graduada em Bases da Medicina Integrativa e em Gestão Emocional nas Organizações pelo Hospital Albert Einstein. Atualmente, faz parte da equipe do Núcleo de Cuidados Integrativos do Hospital Sírio Libanês.

Seu primeiro livro, “Uma casa que não pode cair”, foi publicado em 2023, após a intensa experiência de acompanhar o processo simultâneo de adoecimento de seus pais por 12 anos. Jalbut também realiza projetos e ministra cursos com foco em autocuidado e conexão humana.

Unati/UEM

Criada em 2010, a Unati é um órgão suplementar da Reitoria da UEM, voltada à formação continuada da pessoa da terceira idade, com o propósito de estimular a saúde mental e corpórea de todos os envolvidos. A longevidade, a conscientização política e a inserção de pessoas com mais de 60 anos no meio acadêmico são alguns dos principais objetivos do órgão.

Conforme a resolução 034-2009/COU, que instituiu a Unati, docentes, discentes, técnicos administrativos e profissionais aposentados da UEM podem e devem realizar atividades de ensino, pesquisa e extensão no órgão. Muitos eventos e cursos também são abertos à comunidade externa à Universidade.