2024 03 02 Assinatura da Ordem de Servico do Bloco S 40 8198Leandro Vanalli e representantes da construtora Batech assinaram a ordem de serviço na manhã de hoje

Galeria de Imagens

O reitor da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Leandro Vanalli, assinou, na manhã desta quinta-feira (21), no Gabinete da Reitoria (GRE), a ordem de serviço para a conclusão das obras do Bloco S-40, onde funcionará a Unidade de Reabilitação Física e Mental, dentro do complexo do Hospital Universitário de Maringá (HUM). "A assinatura desta ordem de serviço é muito especial não só pelo fato de concluirmos mais uma obra, mas também por se tratar do término de uma unidade que irá prestar atendimento de grande relevância para a comunidade de Maringá e região. A nossa gestão está empenhada e comprometida com a conclusão das obras paralisadas.” 

Segundo Vanalli, o projeto do Bloco S-40 foi idealizado pela professora Silvia Maria Tintori, chefe do Departamento de Medicina (DMD). Tintori está entusiasmada com a retomada das obras que beneficiarão pacientes de diversas enfermidades. “A unidade irá prestar atendimento aos pacientes do Hemocentro, os hemofílicos e, principalmente, falcêmicos, como também os doentes da reumatologia, que encontram bastante dificuldade em ter atendimento, sendo que o nosso ambulatório de reumatologia é um dos mais procurados. Poderá também atender os pacientes da ortopedia, que precisam de uma reabilitação mais rápida. Esperamos que ela seja finalizada o mais rápido possível. Agora, vamos precisar de recursos para a compra de equipamentos, para que quando a obra estiver concluída, já possamos dar início aos atendimentos.” De acordo com ela, serão feitas parcerias com outros departamentos da Universidade para uma atuação em conjunto no local, como as áreas de Educação Física e Psicologia. 

Obra Unidade de Reabilitação Física e MentalA nova unidade compreende uma construção térrea, com área de 464,23 m², destinada ao atendimento individual e coletivo dos pacientes que necessitam de atenção em nível terciário no que se refere à reabilitação física e psicossocial, bem como a um grupo específico de psicopatologia que são os autistas. Além dos ambientes internos, há previsão de um espaço externo denominado Jardim Japonês, que servirá para tratamento, lazer, descanso dos pacientes e contemplação, concomitantemente com a Academia ao Ar Livre. A obra terá também aquecimento solar de água, sistema de aproveitamento de água de chuva e sistema de energia solar fotovoltaico. 

A empresa contratada para a concluir a obra em seis meses é a Batech Construção e Engenharia e o valor licitado para execução é R$ 2.301.599,98. “Temos um prazo apertado para executar o serviço, mas vamos nos empenhar muito para cumprir dentro do tempo determinado, pois entendemos a importância desta obra tanto para a Universidade quanto para toda a comunidade que vai ser atendida no local”, afirmou o engenheiro civil Carlos Henrique Salles, proprietário da construtora.  

O segundo representante da empresa, o engenheiro civil Antônio Carlos Alves Sampaio entende que apesar da obra ter uma certa complexidade, ela será executada dentro do prazo. “Mesmo sendo complexa, pois tem piscina, lago, sistemas de aquecimento de água, aproveitamento de energia, reaproveitamento de água, parte de externa e arborização, os projetos estão bem detalhados e a gente vai conseguir fazer a obra a contento.” 

2024 03 02 Assinatura da Ordem de Servico do Bloco S 40 8157 1A superintendente do HUM, Cremilde Radovanovic, fez questão de agradecer a todos os envolvidos neste projeto, desde a sua concepção até o presente momento, ressaltando o empenho do reitor da UEM para que a obra fosse retomada. “Como muitos já falaram, a obra não é feita para nós, mas sim para servirmos a comunidade, para que lá na ponta os usuários sejam beneficiados. Será um centro de reabilitação física e mental totalmente SUS, gratuito, e que sabemos que há uma demanda deste tipo de serviço em nossa região”, contextualiza. A expectativa é que a ampliação do espaço permita resultados mais efetivos na recuperação dos pacientes, provocando impacto positivo direto na oferta de leitos do HU. 

De acordo com a prefeita do câmpus, Doralice Soares, a equipe da UEM responsável pela obra é formada pela servidora do HUM,  Mirian Aparecida Micarelli Struet (gestora do contrato); e pelos servidores da Prefeitura do Câmpus (PCU); Gabriel Veloso Dzierwa (fiscal da obra); Roney Berti de Oliveira (diretor de obras e projetos); Ricardo Roberto Botter (coordenador da equipe de fiscalização e acompanhamento); Ana Claudia dos Santos Belem (fiscal de obra suplente) e Geraldo José dos Santos (gestor do contrato suplente).  

O Bloco S-40 irá congregar, em sua infraestrutura, os seguintes setores: 

- Serviço de reabilitação e condicionamento físico: recepção, piscina de hidroterapia, sala de musculação, consultório multidisciplinar, vestiários e sanitários; 

- Serviço de Atendimento ao Autista: recepção, salas de atendimento individual, salas de atendimento em grupo, sanitários; 

- Academia ao Ar Livre: equipamentos de ginástica para adultos e crianças, jardim com bancos, espaço de descanso. 

A Unidade de Reabilitação Física e Mental fica localizada na Av. Mandacaru nº 1590.