WhatsApp Image 2024 03 21 at 09.35.51

Objetivo é auxiliar o Tribunal de Contas na fiscalização de obras paralisadas nos municípios paranaenses

Nos dias 18 e 19 de março, a Universidade Estadual de Maringá (UEM) deu início a capacitação dos estudantes de Engenharia de Civil para atuarem na fiscalização e na divulgação de informações de obras paralisadas nos municípios paranaenses. O ciclo de palestras “Ver a cidade” lançou o programa “Preparando Engenheiros Cidadãos", uma parceria entre o Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR), a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Estado (Seti-PR), as universidades estaduais do Paraná e o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR).

O evento, realizado no Câmpus Regional Umuarama (CAU) e no câmpus sede, foi ministrado pelo auditor de controle externo e coordenador de Obras Públicas do TCE-PR, Paulo Augusto Daschevi, o auditor Luiz Henrique de Barbosa Jorge e o gerente regional do Crea-PR em Maringá, Hélio Xavier da Silva Filho. As palestras abordaram uma série de conteúdos relacionados a atuação do TCE-PR, entre eles: Controle Social, transparência e responsabilidade ético-profissional.

WhatsApp Image 2024 03 21 at 09.36.26

O programa “Preparando Engenheiros Cidadãos” terá como foco o treinamento de alunos de graduação e disponibilizará 24 bolsas para os alunos da UEM, sendo 12 para o câmpus Sede e 12 para o CAU. Os trabalhos serão orientados professores do Departamento de Engenharia Civil (DEC) e do Departamento de Tecnologia (DTC) e estarão sob a supervisão de engenheiros do Crea-PR. O processo de seleção será por meio da análise do histórico escolar no curso e as atividades estão previstas para serem iniciadas em 1º de abril.

"Ver a Cidade" é uma parceria entre o TCE-PR, o Crea-PR e quatro universidades estudais que possuem o curso de Engenharia Civil: a UEM, a Universidade Estadual de Londrina (UEL); a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste). O projeto faz parte de um conjunto de 14 iniciativas que serão desenvolvidas para fortalecer o Controle Social. A participação dos universitários nessas ações contará como atividades de extensão.

*Texto redigido com a supervisão dos jornalistas da Assessoria de Comunicação Social (ASC)