2024 03 18 Posse DEG Mariana Moran Barroso 8039 1

Em solenidade no Gabinete da Reitoria, Mariana Moran Barroso assumiu a gestão das atividades de graduação da PEN

Galeria de fotos

Tomou posse, nesta segunda-feira (18), a nova diretora de Ensino de Graduação (DEG), da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Professora do Departamento de Matemática (DMA), Mariana Moran Barroso assumiu o cargo e será responsável pela gestão das atividades de graduação da Pró-Reitoria de Ensino (PEN).

A solenidade de posse ocorreu no Gabinete da Reitoria (GRE) da UEM, com as presenças do reitor da instituição, Leandro Vanalli, da vice-reitora, Gisele Mendes, da chefe de gabinete da Reitoria, Maria Luísa Furlan Costa, e do pró-reitor de Ensino, Marcos Vinicius Francisco. Também compareceram a assessora especial de Cerimonial e Protocolo, Giselle Moraes e Silva, a diretora geral do Centro de Ciências Exatas (CCE), Lilian Akemi Kato, o diretor adjunto do CCE, Diogo Francisco Rossoni, e a diretora da Biblioteca Central (BCE), Márcia Regina Paiva.

A nova diretora substituirá a professora Glaciane Cristina Xavier Mashiba na chefia da DEG. Após a cerimônia, Mariana Moran Barroso agradeceu à Reitoria e se disse entusiasmada com a oportunidade. “A ideia é que tenhamos uma maior proximidade e um diálogo intenso com os coordenadores de curso, observando as demandas de cada curso, no sentido de contribuir com a evolução da nossa Universidade. Vamos buscar fazer um trabalho coletivo e colaborativo, não só dentro da DEG, mas com toda a Universidade”, frisou.

Anteriormente, Mariana Moran Barroso era chefe da Divisão de Estágios (ETG) da PEN, na qual desenvolveu um trabalho de excelência, conforme destacou Vanalli. “O fato de já estar na PEN e fazer um trabalho reconhecidamente perfeito, com certeza vai te ajudar. Na DEG, o desafio ganha uma proporção ainda maior, porque a diretoria está em contato com todas as coordenações de curso, e com todos os estudantes. Precisamos da sua energia, da sua garra e do espírito colaborativo que você tem. Tenha certeza que, com vontade e com todo o nosso apoio, você fará um grande trabalho”, afirmou o reitor à empossada.

Já Gisele Mendes reforçou a confiança da gestão da UEM na nova diretora. “Queremos que esse trabalho de contato com os coordenadores e estudantes na atual gestão continue sendo feito, e temos a esperança de que siga crescendo, para gerar ainda mais frutos. A Mariana é uma pessoa na qual temos segurança de apostar. Obrigado por ter aceito o convite e conte com o nosso apoio sempre que precisar”, declarou.

Segundo Marcos Vinicius Francisco, a readequação dos cargos na PEN tem como objetivo atender as demandas da comunidade universitária. “Nossa expectativa, com a Mariana na DEG, é que possamos nos aproximar cada vez mais dos cursos de graduação, tendo uma entrada in loco na realidade de cada curso, a fim de criar essa horizontalidade que se espera entre coordenadores, diretoria e a Pró-Reitoria de Ensino”, enfatizou.

2024 03 18 Posse DEG Mariana Moran Barroso 8042 1

Da esquerda para a direita: Marcos Vinicius Francisco, Maria Luísa Furlan Costa, Lilian Akemi Kato, Leandro Vanalli, Mariana Moran Barroso, Gisele Mendes, Diogo Francisco Rossoni e Márcia Regina Paiva

Sobre

Mariana Moran Barroso é graduada em Matemática e possui mestrado e doutorado em Educação Matemática pela UEM. Atualmente, é professora associada do Departamento de Matemática (DMA/UEM) e compõe o corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática (PCM/UEM). Também atuou como chefe da Divisão de Estágios (ETG) da Universidade.

Possui pós-doutorado pela Universidade de Grenoble Alpes (UGA), na França (2023/2024) e é líder do Grupo de Pesquisa em Ensino de Geometria (GPEG), que estuda o ensino da Geometria e a Didática da Matemática. Ainda ocupa o cargo de primeira secretária da Sociedade Brasileira de Educação Matemática - regional Paraná (SBEM/PR).