299

São quatro vagas para docentes e 20 para discentes na operação que ocorre na região Centro Sul do Paraná

A Diretoria de Extensão (DEX), vinculada à Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PEC), torna pública a abertura das inscrições para a seleção de docentes, na condição de coordenadores, e de acadêmicos interessados em participar da Operação Rondon Paraná 2024.

O Rondon é um projeto de integração social que envolve a participação voluntária de estudantes universitários na busca de soluções que contribuam para o desenvolvimento sustentável de comunidades carentes e ampliem o bem-estar da população. Neste ano, a equipe da UEM realizará imersão nos dias 7 à 20 de julho, nos municípios da região Centro Sul do Paraná, ambos no estado do Paraná. 

As ações do Conjunto A envolvem Cultura, Direitos Humanos e Justiça, Educação e Saúde. Já para o Conjunto B as ações serão de Comunicação, Meio Ambiente, Tecnologia e Produção e Trabalho. 

A Operação Rondon Paraná 2024 é semelhante ao Projeto Rondon Nacional, porém ocorre somente no Estado do Paraná e é organizada pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), por meio das pró-reitorias de Extensão e Cultura das Universidades.

Docentes

São quatro vagas ofertadas, sendo duas para o Conjunto A e outras duas para o Conjunto B. Para se inscrever é necessário manifestar o interesse e disponibilidade em participar da reunião e da viagem precursora aos municípios de atuação por meio do e-mail: sec-dex@uem.br até o dia 10 de março.

Os requisitos necessários são: ser professor da Universidade Estadual de Maringá (UEM), ter disponibilidade para participar de todo o processo que envolve o Projeto Rondon, não estar usufruindo de afastamento durante a operação e não ter pendências junto à DEX/PEC. 

Outras informações estão disponíveis no edital que regulamenta essa seleção. 

Acadêmicos 

São 20 vagas ofertadas para alunos dos cursos de graduação e pós-graduação da instituição, sendo 10 para o Conjunto A e outras 10 para o Conjunto B. A inscrição deve ser feita por meio do formulário eletrônico disponível neste link, até às 23h59 do dia 19 de março. Além disso, devem ser anexados os documentos solicitados no edital.  

Os requisitos necessários são: ter 18 anos ou mais até a data de 7 de julho, possuir vínculo ativo com a UEM (estar cursando a partir da 2ª série), ter disponibilidade de participar das atividades de formação e do período da operação, e não ter participado de Operações Nacionais, Locais/Regionais anteriores do Projeto Rondon. 

A seleção será composta por duas etapas: análise da ficha de inscrição e entrevista com os candidatos selecionados. O edital de homologação da primeira fase será divulgado no dia 5 de abril no site da DEX. O resultado será publicado no dia 22 de abril no mesmo site. 

Para outras informações acesse o edital que regulamenta essa seleção.

 

*Texto redigido com a supervisão dos jornalistas da Assessoria de Comunicação Social (ASC)