WhatsApp Image 2024 03 04 at 16.09.20 1Capacitação ocorreu em seminário organizado pelo Centro de Referência Paralímpico de Maringá, com apoio da universidade

A Universidade Estadual de Maringá (UEM), por meio do Departamento de Educação Física (DEF) e a Diretoria de Extensão (DEX), recebeu, no sábado (2), o II Seminário Paralímpico de Maringá com organização do Centro de Referência Paralímpico (CRPB) em parceira com a Prefeitura Municipal de Maringá.

O Seminário Paraolímpico foi um evento de formação com atividades teóricas e práticas, destinado a estudantes e professores de Educação Física. O evento teve o objetivo de promover a capacitação dos profissionais a partir das modalidades paraolímpicas oferecidas pelo Centro de Referência Paralímpico Brasileiro (CRPB) de Maringá.

A solenidade de abertura, no anfiteatro Ney Marques, reuniu a vice-reitora, Gisele Mendes; o prefeito de Maringá, Ulisses Maia; o vereador Mário Verri (PT), representando a Câmara Municipal; a secretária da Pessoa com Deficiência de Maringá, Maria Elizabeth Dumont Negrelli; a secretária municipal de Educação, Nayara Malheiros Caruzzo; a representante da Secretaria de Esporte e Lazer de Maringá, Leni lima (responsável pela pasta da pessoa com deficiência dentro da Secretaria); e a coordenadora do Seminário, representando o Comitê Paralímpico Brasileiro, professora Aryelle Malheiros Caruzzo, que também coordena o CRPB, instalado no câmpus sede da universidade.

A vice-reitora enalteceu o fato de que somente a UEM tem a sede do Comitê Paralímpico no câmpus da instituição. Gisele Mendes falou sobre a inclusão e o direito constitucional do esporte como um direito ao cidadão, além de um dever do Estado de proporcionar as devidas condições para a prática desportiva. A vice-reitora salientou que a universidade tem se destacado no estímulo a este esporte.

O prefeito Ulisses Maia destacou o papel da UEM na capacitação de professores e estudantes de educação física para formar atletas paralímpicos por meio do convênio com o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB). Ele citou ainda o projeto da construção de um Centro de Treinamento Paralímpico, com o objetivo de apoiar o desenvolvimento do paradesporto.