83f879e5 0000 4275 b5a2 558e10c111b4 copy

Realizado na terça-feira (27), o evento teve a participação de professores e alunos de diferentes cursos

Galeria de fotos

No início desta semana, o evento “Combate das LGBTIFobias na formação de pessoas licenciadas”, organizado pelo professor e coordenador do curso de Letras, Weslei Roberto Cândido, foi realizado na Universidade Estadual de Maringá (UEM). A discussão ocorreu no formato de mesa-redonda e foi desenvolvida no auditório 29 de abril, localizado no bloco I-12.

O início do debate foi marcado pela apresentação do professor Ricardo Augusto Lima, do Departamento de Teorias Linguísticas e Literárias (DTL), que apontou para a falta de aprofundamento das medidas de combate às LGBTIFobias em documentos oficiais de educação. A conversa também abordou os limites da liberdade de expressão, que apesar de ser um direito fundamental, não é absoluto.

Em seguida, a professora Lua Lamberti de Abreu, do Departamento de Música e Artes Cênicas (DMC), discorreu sobre o papel das instituições de ensino na formação de docentes. Ela discursou sobre a necessidade de ir além dos conteúdos programáticos para assegurar o direito de desenvolvimento pleno do sujeito, assim, discussões mais amplas são necessárias para que os alunos sintam-se pertencentes a sala de aula. A professora também apontou para o fato de que as diferenças individuais devem ser respeitadas e que as opiniões dos educadores não deveriam afetar o sentimento de pertencimento dos estudantes.

O evento também teve momentos de debates com a plateia para levantar pontos sobre a necessidade de posicionamento e ação dos órgãos institucionais diante dos ataques a pessoas LGBTI+ dentro da universidade. A diretora-adjunta do Centro de Ciências Humanas Letras e Artes (CCH), Erica Fernandes Alves, esteve presente no debate e informou que a UEM possui canais de denúncia internos para encaminhar casos de assédio, discriminação e preconceito dentro da instituição. Assim, todas as denúncias são analisadas para que medidas cabíveis sejam tomadas.

O encontro teve a mesa-redonda mediada pelo professor Wesley Roberto Cândido, atual coordenador do curso. A coordenadora-adjunta, professora Rosângela Alves Basso, não pôde comparecer por estar em tratamento de saúde, mas participou da idealização da palestra/mesa-redonda.Fonte: O Consoante

*Texto redigido com a supervisão dos jornalistas da Assessoria de Comunicação Social (ASC)