image edit

Aula inaugural de 2024 do programa de pós-graduação associado entre UEM e UEL será na próxima terça-feira (5)

O professor livre-docente da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) Lino Castellani Filho ministra, na próxima terça-feira (5), a aula magna do Programa de Pós-Graduação Associado em Educação Física da Universidade Estadual de Maringá e da Universidade Estadual de Londrina (PEF-UEM/UEL).

A aula inaugural do ano de 2024 ocorre a partir das 9h, no Auditório do Departamento de Teorias Linguísticas e Literárias (DLT), localizado no bloco G-34, no câmpus sede da UEM. O tema abordado será “A Educação Superior em um Brasil em reconstrução: desafios da Pós-Graduação em Educação Física”.

Ministrante

Lino Castellani Filho graduou-se em Educação Física pela Universidade de São Paulo (USP), em 1974. Também é mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP) e doutor em Educação pela Unicamp.

Além de professor-doutor aposentado da Faculdade de Educação Física da Unicamp, na condição de livre-docente, Castellani atuou como professor-visitante da Universidade de Brasília (UnB) e docente da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

Na Unicamp, também foi pesquisador-líder do Observatório de Políticas de Educação Física, Esporte e Lazer, conhecido como Observatório do Esporte, e ocupou os cargos de presidente e diretor da Associação de Docentes da Universidade Estadual de Campinas (Adunicamp).

Além de sua trajetória acadêmica, Lino Castellani Filho foi Secretário Nacional de Desenvolvimento do Esporte e do Lazer, vinculado ao Ministério do Esporte, de 2003 a 2006. Também publicou livros e escreveu artigos para periódicos, sempre com foco na área da Educação Física no Brasil.

PEF-UEM/UEL

O programa de pós-graduação associado foi criado em 2005, ao nível de mestrado, por iniciativa de docentes do Departamento de Educação Física (DEF) da UEM e do Centro de Educação Física e Esporte (Cepe) da UEL.

Com o aumento do número de trabalhos desenvolvidos e projetos de pesquisas desenvolvidos, o PEF conseguiu, no final de 2010, a aprovação da implementação do curso de doutorado, junto à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Atualmente, os estudos praticados pelo PEF se concentram nas áreas de “Desempenho humano e atividade física” e “Práticas sociais em educação física”.

As linhas de pesquisas desenvolvidas são: “Atividade física relacionada à saúde”; “Fatores psicossociais e motores relacionados ao desempenho humano”; “Ajustes e respostas fisiológicas e metabólicas ao exercício físico”; “Trabalho e formação em educação física”; e “Práticas, políticas e produção de conhecimento em educação física”.

Para mais informações sobre o PEF, é possível acessar o site oficial do programa. Em caso de dúvidas sobre a aula magna, é possível entrar em contato com o endereço de e-mail sec-pef@uem.br.