2024 02 23 Colacao de Grau

Cerimônias de colação de grau ocorreram no Auditório da BCE; foram graduados formandos de 27 cursos diferentes

Galeria de fotos

A Universidade Estadual de Maringá (UEM) formou 84 novos profissionais, de 27 cursos diferentes, em duas cerimônias realizadas nesta sexta-feira (23). As colações de grau especiais ou antecipadas foram realizadas no Auditório da Biblioteca Central (BCE), nos períodos da manhã e da tarde.

A solenidade da manhã, presidida pela vice-reitora da UEM, Gisele Mendes, graduou 47 formandos de 15 cursos da Universidade. Durante a tarde, o reitor da instituição, Leandro Vanalli, presidiu a sessão solene em que colaram grau 37 graduandos, de 12 cursos.

As cerimônias também contaram com a presença da chefe de gabinete da Reitoria, Maria Luísa Furlan Costa, e do pró-reitor de Ensino (PEN), Marcos Vinicius Francisco, além de diretores de centro, chefes de departamento, coordenadores de curso, docentes e servidores técnicos da Universidade. Também estiveram presentes amigos e familiares dos formandos, que lotaram o Auditório da BCE nas duas sessões. Ao todo, mais de 400 pessoas passaram pelo local durante o dia.

Com a adição dos novos formados, a UEM passa a ostentar um rol de 81.849 estudantes graduados em sua história.

Manhã

Os 47 formandos que colaram grau na parte da manhã representaram 15 diferentes cursos de graduação: Administração, Biomedicina, Ciência da Computação, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Direito, Educação Física, Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Engenharia Têxtil (Câmpus Regional de Goioerê), Farmácia, Informática e Odontologia.

Além de Gisele Mendes, Maria Luísa Furlan Costa e Marcos Vinicius Francisco, compuseram a mesa de honra da cerimônia o diretor do Centro de Ciências Biológicas (CCB), Luiz Carlos Gomes, o diretor do Centro de Tecnologia (CTC), Romel Dias Vanderlei, a diretora adjunta do Centro de Ciências da Saúde (CCS), Priscila Garcia Marques, e o diretor adjunto do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CSA), João Marcelo Crubellate. O diretor adjunto do CTC, Edwin Vladimir Cardoza Galdamez, também esteve presente à solenidade.

Em discurso aos neograduados, Gisele Mendes destacou a importância da universidade pública. “O direito à educação é um direito fundamental a todas as pessoas, e um dever do estado. Os nossos formandos levarão o nome da UEM para toda a sociedade, e espero que levem no peito o símbolo da UEM, porque são os verdadeiros frutos da nossa árvore”, afirmou.

A vice-reitora finalizou com uma frase do ativista estadunidense Martin Luther King, que lutou pelos direitos civis. “Suba o primeiro degrau com um pé, e não é necessário que você veja toda a escada. Apenas dê o primeiro passo”, citou.

O formando Luis Henrique Bastos Seguro, do curso de Direito, proferiu o juramento em nome de seus colegas. Após a outorga coletiva de grau e a entrega dos certificados, Gisele Mendes concedeu a láurea acadêmica aos neograduados Emilly Brito Ferreira, do curso de Farmárica, e Geovana Jeniffer Ortelã Gonçalves e Vinícius de Andrade Urbano, ambos do curso de Ciências Biológicas.

A láurea acadêmica é entregue aos estudantes que obtiveram o conceito 9 ou acima de 9 em ao menos dois terços das notas de seus respectivos cursos.

2024 02 23 Colacao de Grau Especial I 1206

Cerimônia na parte da manhã, presidida pela vice-reitora, Gisele Mendes, formou 47 novos profissionais pela UEM

Tarde

Na colação de grau da tarde, os 37 formandos representaram os cursos de Agronomia (câmpus sede), Agronomia (Câmpus Regional de Umuarama), Comunicação e Multimeios, Engenharia Agrícola (Câmpus Regional do Arenito, em Cidade Gaúcha), Estatística, Letras, Matemática, Medicina Veterinária (Câmpus Regional de Umuarama), Pedagogia (EaD), Pedagogia (Câmpus Regional de Cianorte), Psicologia e Zootecnia.

O diretor adjunto do Centro de Ciências Agrárias (CCA), Carlos Alberto de Bastos Andrade, e o diretor adjunto do Centro de Ciências Exatas (CCE), Diogo Francisco Rossoni, juntaram-se a Leandro Vanalli, Maria Luísa Furlan Costa e Marcos Vinicius Francisco na mesa de honra da solenidade. A cerimônia ainda registrou as presenças da diretoria da BCE, Márcia Regina Paiva, da coordenadora do Polo Goioerê da Universidade Aberta do Brasil (UAB), Maristela Fernanda Antonio Frei, e da diretora presidente do Instituto Ambiental de Maringá, Juliane Aparecida Kerkhoff.

O reitor da UEM, Leandro Vanalli, discursou aos presentes e parabenizou os formandos pela conclusão do curso. “A Universidade cumpre, a cada dia, seu papel de transformar vidas. E vocês (formandos), a partir de agora, também irão transformar vidas, inevitavelmente, na área do conhecimento que escolheram. Ide e transformai sua cidade, sua região e seu mundo”, declarou.

Vanalli concluiu sua fala pedindo que os neograduados exaltem o nome da UEM por onde forem. “A universidade tem dois momentos sagrados: a entrada e a saída do estudante. Sempre peço à minha equipe que cuide desses dois momentos com muito carinho para os nossos estudantes. Hoje, vocês são o orgulho da nossa instituição. Levem e defendam a UEM com vocês. Viva a UEM! Viva a universidade pública!”, completou.

Coube ao formando Felipe Eduardo Canuto Bonini, do curso de Letras, proferir o juramento em nome de seus colegas. Já a neograduada em Psicologia Isabela Kerkhoff Lopes foi laureada pelo destaque obtido durante o curso. A láurea acadêmica foi entregue pelo reitor, Leandro Vanalli.

2024 02 23 Colacao de Grau II 1399

Durante a tarde, o reitor da UEM, Leandro Vanalli, presidiu a sessão solene que marcou a formatura de 37 neograduados