Aula Inaugural

Tema foi “Políticas públicas informadas por evidências: desafios e oportunidades para as gestões municipais”

Galeria de fotos

Ontem (19), ocorreu a aula inaugural do curso de mestrado profissional em Políticas Públicas. Com o tema “Políticas públicas informadas por evidências: desafios e oportunidades para as gestões municipais”, a aula foi ministrada pela professora Natália Massaco Koga. A vice-reitora da Universidade Estadual de Maringá (UEM) e professora do mestrado em Políticas Públicas, Gisele Mendes, e o prefeito de Maringá, Ulisses Maia (PSD) estiveram presentes.

A vice-reitora destacou a importância do mestrado, que conjuga o conhecimento teórico aprendido na universidade com as práticas que são efetivadas no município. "Esse mestrado profissional gera um produto, pode ser um projeto de lei, pode ser um protocolo de atendimento, que viabilizam um melhor atendimento a população do município, nas áreas das políticas públicas que vão ser implementados", discursa Mendes.

O prefeito Ulisses Maia (PSD) exaltou o fato de ter aceito a proposta para esta parceria tão logo foi procurado para esta proposição. Ele disse que desde que assumiu o mandato tem procurado estreitar ao máximo a parceria com a UEM, onde existe potencial de conhecimento, ciência e pesquisa produzida a todo momento, sendo grande parte dele voltada para a população nas diversas áreas

Koga é doutora em Ciência Política pela Universidade de Westminster, de Londres, mestre em Administração Pública e Governo pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (EAESP/SP) e graduada em Direito pela Universidade de São Paulo (USP).

Ela é pesquisadora no Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e docente da Escola Nacional de Administração (Enap). Autora de artigos em importantes revistas nacionais e internacionais, em 2022 organizou o livro “Políticas públicas e usos de evidências no Brasil: conceitos, métodos, contextos e práticas”, publicado pela editora Brasília.

Mestrado

O mestrado profissional em Políticas Públicas, do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas (PPP), do Departamento de Ciências Sociais (DCS), existe desde 2009, tendo formado até o momento cinco turmas, titulando mais de 100 mestres, todos funcionários do executivo Estadual.

As 5 turmas funcionaram em convênio com a Escola de Gestão do Paraná. Atualmente, a 6ª turma conta com 30 alunos matriculados, sendo a primeira em parceria com o executivo municipal de Maringá.

O coordenador do curso é o professor Ednaldo Aparecido Ribeiro e a coordenadora-adjunta, a professora Kerla Mattiello. Também estiveram presentes: o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UEM (PPG), Mauro Ravagnani, e William Sérgio Carmona, representando o secretário da Fazenda do Município, Orlando Chiqueto.

*Texto redigido com a supervisão dos jornalistas da Assessoria de Comunicação Social (ASC)