2024 02 19 Inauguracao Bloco F05 0605

Centros acadêmicos de Filosofia e Ciências Sociais passaram quase cinco anos fechados por danos causados pelo fogo

Galeria de fotos

A Reitoria da Universidade Estadual de Maringá (UEM) reinaugurou, na manhã desta segunda-feira (19), o Bloco F-05, no câmpus sede da instituição. O quiosque, que abriga os centros acadêmicos de Filosofia e Ciências Sociais, estava fechado desde março de 2019, quando foi atingido por um incêndio.

O local foi completamente revitalizado. As obras incluíram chapisco, reboco, instalação de portas e janelas, confecção de estrutura metálica para o telhado, cobertura com telha de barro, instalações de forro, piso e parte elétrica e pintura das partes interna e externa.

A iniciativa teve investimento de aproximadamente R$ 40 mil, custeados pela Fundação de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Fadec). A reforma foi conduzida pelo Projeto Educação, Cidadania e Sustentabilidade, em parceria com o Escritório de Projetos e Processos (EPP) e a Prefeitura do Câmpus (PCU). As telhas utilizadas foram doadas pelo professor Celso Ivan Conegero, coordenador do Museu Dinâmico Interdisciplinar (Mudi), da UEM.

O reitor da UEM, Leandro Vanalli, e a vice-reitora, Gisele Mendes, participaram do desenlace da fita de reinauguração do Bloco F-05, bem como do descerramento da placa inaugural do local.

Em discurso, Vanalli reforçou que a reforma e a construção de espaços de convivência são prioridades da atual gestão da UEM. “Este é um momento histórico e é o princípio de muitas retomadas de obras que virão. Quero cumprimentar todos os estudantes aqui presentes, porque vocês são a razão maior de tudo o que é feito na Universidade, não só das inaugurações de obras, mas de todo nosso planejamento. Tudo o que fazemos é por vocês e para vocês”, destacou.

Gisele Mendes lembrou que os espaços de convivência também são importantes símbolos da articulação estudantil. “Os centros acadêmicos são locais onde os estudantes podem conversar, apresentar demandas e fazer acontecer seus direitos. Por isso, queremos uma UEM integrada. Mais do que isso, essa Universidade vai deixar de ser um cemitério de obras paradas para se tornar um canteiro de obras”, afirmou.

O coordenador administrativo do EPP, Sidinei Silvério da Silva, também esteve presente à cerimônia de reinauguração e falou sobre o papel do Projeto Educação, Cidadania e Sustentabilidade. “É uma satisfação muito grande ter colaborado para a reconstrução desse espaço, porque o objetivo principal do projeto é contribuir para a política de permanência estudantil. Com certeza, as bases e os alicerces para reconstruirmos a estrutura da UEM estão lançados, e muita coisa boa ainda vai acontecer”, ressaltou.

 

Local de convivência

O incêndio que destruiu parte da estrutura do Bloco F-05 ocorreu na madrugada de 3 de março de 2019. Na ocasião, houve somente danos materiais, e ninguém se feriu.

Desde o ocorrido, há quase cinco anos, o quiosque esteve fechado. Nesse período, que incluiu a pandemia de Covid-19, os alunos de Filosofia e Ciências Sociais ficaram sem um espaço para seus centros acadêmicos. Para os estudantes, a reinauguração representa a reconquista de um local de convivência, integração e assistência estudantil.

O pós-graduando Matheus dos Santos, representante do Centro Acadêmico de Filosofia (Cafil), lembrou que o quiosque já foi local de centralização das ações do movimento estudantil na UEM. “Esse momento tem uma importância gigantesca para nós, principalmente por causa da função histórica e política que esse prédio tem entre os estudantes. Saber que isso saiu do papel e que agora podemos usar esse espaço é uma alegria tremenda, uma vitória conjunta”, comemorou.

A acadêmica Helen Gomes Machado, representante do Centro Acadêmico Florestan Fernandes (CAFF), do curso de Ciências Sociais, agradeceu aos estudantes, professores e gestores mobilizados no projeto de reforma. “Não ter o centro acadêmico vai ao encontro do desânimo dos estudantes, o que afeta a permanência estudantil nos nossos cursos. Então, ter um centro acadêmico, um símbolo que une os estudantes, é indescritível, um momento de muita felicidade”, afirmou.

A diretora em exercício do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH), Érica Fernandes Alves, enfatizou o apoio da Reitoria para a realização da obra. “Conversamos com o professor Leandro e a professora Gisele, falamos que precisávamos reconstruir esse espaço, e eles nos atenderam prontamente. Estou emocionada por saber que, aqui, os alunos de Filosofia e Ciências Sociais vão ter momentos de reflexão, debate e descanso”, destacou.

AnteseDepoisAntes e depois do Bloco F-05: à esquerda, imagem do local após o incêndio, em 2019; à direita, quiosque reformado e reinaugurado nesta segunda-feira (19)

 

Trabalho de servidores

A execução da obra, que durou cerca de dois meses, começou em dezembro de 2023, após as tratativas que permitiram a captação de recursos e a elaboração do projeto. Além de equipes vinculadas ao Projeto Educação, Cidadania e Sustentabilidade e à PCU, participaram da reforma servidores de diferentes setores da UEM, que atuaram como voluntários.

Na cerimônia desta segunda-feira, os 32 servidores envolvidos na execução da obra foram homenageados pela Reitoria da Universidade, com a entrega de troféus individuais em agradecimento.

2024 02 19 Inauguracao Bloco F05 0600

Servidores que participaram da reforma do Bloco F-05 foram homenageados pela Reitoria da UEM

Além dos homenageados, estiveram presentes à cerimônia a chefe de gabinete da Reitoria, Maria Luísa Furlan Costa, o pró-reitor de Ensino (PEN), Marcos Vinicius Francisco, o pró-reitor de Extensão e Cultura (PEC), Rafael da Silva, o pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (PLD), Maurício Reinert do Nascimento, o pró-reitor de Recursos Humanos e Assuntos Comunitários (PRH), José Maria Marques, a diretora da Biblioteca Central (BCE), Márcia Regina Paiva e o procurador Jurídico (PJU), Geovanio Edervaldo Rossato.

Também compareceram o chefe do Departamento de Ciências Sociais (DCS), Hilton Costa, o chefe do Departamento de Filosofia (DFL), Evandro Luiz Gomes, a diretora do Centro de Ciências Agrárias (CCA), Adriana Aparecida Pinto, o diretor adjunto do CCA, Carlos Alberto de Bastos Andrade, o diretor adjunto do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CSA), João Marcelo Crubelatte, a representante da Fadec, Simone Lonardoni Marques, a vice-presidente da Associação dos Funcionários da UEM (Afuem), Sonia Leonel, a chefe do Instituto de Línguas (ILG), Soraya Maldonado e o presidente do Diretório Central dos Estudantes (DCE), Gabriel Ramos.

Ao todo, estiveram presentes à reinauguração do Bloco F-05 cerca de 70 pessoas, incluindo estudantes, docentes, servidores técnicos, convidados e membros da imprensa local.